segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Braga, Cabeceiras de Basto


Concelho de Cabeceiras de Basto
Entre as serras da Cabreira e do Marão, na margem direita do rio Tâmega, situa-se o concelho de Cabeceiras de Basto, formado por 17 freguesias. O povoamento remonta a épocas pré-românicas, dada a quantidade de vestígios castrenses e construções dolménicas. Na sede do concelho, o imponente mosteiro de São Miguel de Refojos é anterior à nacionalidade, ainda que a actual construção seja de finais do séc. XVII. A igreja respectiva é de traça barroca com fachada majestosa, sendo a decoração interior em rica talha dourada. Na paisagem destaca-se a serra da Cabreira, atravessada por algumas estradas florestais, construídas nos anos 50, que unem Cabeceiras e por onde passaram edições inesquecíveis do Rali de Portugal. Aqui se encontram zonas bonitas florestais, quedas de água e aldeias típicas.

Aboim, S. Maria
- Silvestre Ferreira, filho de Antonio Carvalho, falecido e Margarida Francisca, lagoa, Santa Maria de Aboim, Cabeceiras de Basto (casou em Carrazedo, Amares, a 16.4.1684, com Maria Francisca, filha de Francisco Fernandes, falecido e Maria Francisca, T. João Martins, Antonio Fernandes e João Rodrigues, Padre Pedro de Azevedo e Araujo e Sousa, abade)
(Havia o couto de Aboim e Condecoso)

Alvite, S. Pedro (com, Passos)
- Antonio Francisco Marques, filho de Pedro Francisco ‘filho de Domingos Francisco e Costodia Teixeira, S. Pedro de Avite de Basto’ e Ana Marques ‘sem dados dos pais’, S. Clemente de Basto (casou em Este, S. Mamede, a 18.10.1747, com Luiza Fernandes, filha de Antonio Gonçalves ‘filho de Domingos Gonçalves e Isabel Gonçalves’ e Maria Fernandes ‘filha de Hieronimo Francisco e Isabel Fernandes’, T. Joseph Francisco Marques, Bento Gonçalves, todos quintela, celebrou o Padre Manoel de Faria, vigario)

Arco de Baulhe, S. Martinho (com vila Nune)
- Fernando Francisco, filho de Francisco Alvares e Ana Fonseca, S. Martinho de Arco de Baulhe, termo de Basto (casou em Câmara de Moure, a 6.10.1737, com Perpetua de Araújo, filha de Susana de Araújo, solteira, s. andré, couto de Moure e Olivao, T. Braz António Pereira Barbosa, Francisco Sales Barbosa Pereira, estudantes, filhos de Diogo de Araújo Rodrigues, quinta da câmara, António, solteiro, filho de Mariana de Almeida, Bento Mendes, sapateiro, Felício Lopes, António Gonçalves, Domingos Fernandes, todos s. andré, Padre Paulo Monteiro de Vilas Boas, reitor)
- Joaquim Xavier, 25 anos, barbeiro, rua direita, Maximinos, filho de Joaquim Xavier e Thereza de Jesus, Maximinos (casou com dispensa por serem parentes em 2º de igual consanguinidade, em Maximinos, S. Pedro, a 28.10.1907, com Maria da Conceição, 24 anos, rua direita, Maximinos, filha natural de Ana Maria Celeste de Jesus Carvalho, S. Martinho de Arco de Baulhe, Cabeceiras de Basto e perfilhada por Antonio Xavier, Maximinos, T. Joaquim Antonio Lemos, casado, negociante, largo s. pedro e Domingos Xavier, solteiro, pintor, corrente, ambos Maximinos, Padre Antão Jose de Oliveira, abade)

Basto - (S. Senhorinha)
- Constantino da Silva Coutinho, filho de Heitor de Moura Coutinho e Dª Guiomar Peixoto, falecidos, S. Senhorinha de Basto (casou em Crespos, a 20.7.1672, com Dª Catherina da Cunha, filha do licenciado Luís Lopes da Barreira, abade que foi desta e Martha Francisca/poça, Navarra, falecidos, T. Gabriel Leite Brandão, desta, Hieronimo da Cunha, abade de Donim, Fernão Pereira de Freitas, abade de S. Estevao de Arcos, Padre Cristóvão da Costa Rosa, abade)
- João Pereira Leite, soldado do Regimento de Infantaria 8, Braga, filho de Joaquim Pereira Leite e Ana Rosa da Porta da Costa, Santa Senhorinha, Basto (casou em Barreiros, S. Pedro, a 17.4.1877, com Balbina Ferreira, 34 anos, filha de Manoel Joaquim e Margarida Ferreira, T. Jose Antonio de Oliveira, alfaiate e Manoel Jose Alves, sapateiro, ambos carvalhal, Barreiros, Padre Francisco Jose de Barros, encomendado)
- Joaquim Henriques, 24 anos, natural S. Sebastião de Passos, Cabeceiras de Basto, filho de Jose Henriques, Santa Senhorinha, concelho Freixieiro e Albina Rosa, S. Sebastião de Passos (casou em Campo, S. Martinho, a 26.3.1900, com Conceição de Jesus Vieira ‘viuva de Jose Joaquim Rodrigues, falecido Rio de Janeiro, Estados Unidos do Brasil’, costureira, filha de Costodio Jose Vieira, Campo e Emilia Rosa Pereira Pinto, Aroza, Guimarães, T. Francisco de Lima, cazeiro, Manoel Jose, ambos Campo, Padre Manoel Jose Ribeiro, paroco)

Bucos, S. João
- Thome Fernandes, filho de Antonio Fernandes e Maria Gonçalves, seara, desta (casou em Bucos, Este, S. Pedro, a Agosto de 1729, com Luiza Francisca, S. João de Bucos, Cabeceiras de Basto, como lembrança, com melhores elementos no livro de casamentos dessa igreja, assento feito em 3.9.1729, Padre Braz Cadima de Oliveira, abade)
- Estevão Gonçalves, filho de Francisco Gonçalves, Salvador de Rossas e Senhorinha Gonçalves, S. João de Bucos ‘Cabeceiras de Basto’ (casou em Cantelães, S. Estevão, a 20.10.1741, com Maria Martins, filha de Manoel Martins e Costodia Miranda, cima de vila, Cantelães, T. Manoel Simões, Domingos Simões, Antonio Soares, todos Cantelães, Domingos Fernandes, viuvo de Gracia Domingues, S. Maria de Labruge, Antonio, assistente no Mosteiro, Padre João de Sousa Martins, abade)

Resenha historica
Tem esta freguesia cento e cinquenta fogos e seiscentas e setenta e duas pessoas. Está situada em um sítio quase plano que pela parte do Norte confina com a serra chamada de Maçã e pela do Sul com a matriz de São Nicolau. É terra algum tanto áspera e com alguma extensão por se meterem alguns montes pequenos entre os lugares dela. Não se descobre dela povoado algum por lhe ficarem muito distantes e encobertos com outras terras. A igreja está sita em o meio da freguesia em o lugar mais populoso dela, arrumado para a parte do Nascente, em um lugar chamado Bucos.
Tem mais os lugares de Vila Boa, Carrazedo e Casares. O seu orago é S. João Batista que se acha em o altar-mor para a parte do Evangelho. Tem no mesmo da parte da Epístola a imagem de São Domingos.

Cabeceiras de  Basto, S. Nicolau
- Leonardo de Sousa, filho natural de Miguel de Sousa, S. Nicolau, Cabeceiras de Basto e Dorotheia Teixeira, brancelhe, Mosteiro (casou em Ventosa, S. Martinho, a 15.6.1706, com Catherina Dias, filha de Baltazar Pires e Domingas Gonçalves, currelo, Ventosa, T. Alexandre da Silva, Padre Luis da Silva, capitão David de Araujo, Padre Sebastião Pereira, abade) – ‘ano em dúvido por esquecimento do padre em o mencionar’
- Manoel Carvalho, natural S. Nicolau, Cabeceiras de Basto (casou em Mosteiro de S. João de Vieira, a 22.8.1708, com Isabel Vieira, vila seca, T. licenciado Padre João Mendes, coadjutor, Amaro Peixoto de Carvalho, Antonio Vieira, Padre Antonio de Crasto, reitor)
- Manoel Borges, filho de Andre Gonçalves e Maria Domingues, S. Nicolau, termo de Basto (casou em Lago, Amares, a 23.1.1744, com Hieronima Maria Pereira, filha de Costodio Pereira e Sebastiana Veloso, santa martha, T. Antonio de Araujo e Manoel Fernandes, celebrou o Padre João de Araujo, Prozelo e assina o Padre João Ribeiro Jacome)

Canedo
- Jose Teixeira, 25 anos, alfaiate, Santa Cruz, Mondim de Basto e morador em falcão, Maximinos, filho de Silvino Teixeira, Santa Cruz, Mondim de Basto e Maria Gonçalves, Canedo, Cabeceiras de Basto (casou em Maximinos, S. Pedro, a 20.2.1909, com Antonia Correia da Costa, 19 anos, monte de penas, Maximinos, filha de Domingos da Costa e Deolinda da Conceição Correia, Maximinos, T. Geraldino Antonio Correia, solteiro, agenciario, falcão e Gaspar da Costa, casado, pinto, corrente, ambos de Maximinos, celebrou o Padre Jose Evaristo Gomes, Maximinos, com minha autorização)
[Dissolvido por falecimento de 19.1.1965, em Maximinos]

Cavez, S. João Baptista
- Bartholomeo Gonçalves, filho de Domingos Gonçalves e Isabel Gonçalves, S. João de Cavez, Cabeceiras de Basto (casou em Valdozende, a 20.1.1727, com Costodia Barbosa, filha de Diogo Afonso, falecido e Senhorinha Barbosa, vilar a monte, T. Domingos Gonçalves, cazeiro da igreja, Costodio Ribeiro e Manoel Pires, assento, todos do lugar de valdozende, Padre Alexandre do Vale e Araujo, abade)
- Manoel Gomes da Cruz, 23 anos, sapateiro, Sé e morador bairro democratico, S. Lazaro, filho de Francisco Ferreira, Cavez, Cabeceiras de Basto e Antonia Maria de Oliveira, Sé, Braga (casou em Maximinos, S. Pedro, a 5.11.1904, com Laurinda Maria da Silva Lopes, 21 anos, s. sebastão, Maximinos, filha de Manoel Jose da Silva Lopes, Sé e Ana da Conceição de Araujo Lopes, Maximinos, T. Francisco Ferreira, tecelão, casado, Antonio Lopes da Cruz, solteiro, bairro democrativo, S. Lazaro, Padre Antão Jose de Oliveira, abade)
[Dissolvido por falecimento de 3.3.1934]
- Luis Pacheco Vilela, Pasta 207, Procº 4403, de 10.3.1719, b. 25.8.1697, como Luis Francisco, S. João Baptista de Cavez, Cabeceiras de Basto, Braga
a) Filho de Francisco Pacheco de Andrade, Cavez ‘com 70 anos’ e Angela Francisca, S. Andre de Painzela, Cabeceiras de Basto ‘casaram e moradores Cavez’
b) Neto paterno de Gervazio João Vilela [filho de João Gonçalves e Maria Vilela ‘falecida com o filho criança’, Cavez] e Madalena de Andrade ‘nascida na casa do Outeiro, Painzela, seu irmão Antonio Pacheco, vigario de Santo Aleixo, Ribeira de Pena’, moradores Cavez
[Miguel Pacheco, irmão de Madalena de Andrade ‘casou com uma tia materna Maria Dinis, seu filho João Pacheco de Andrade, clérigo de Evangelho, Procº 19578, de 21.1.1714; outro é capitão, de nome Agostinho Pacheco, moradores na casa do Outeiro, Painzela]
c) Neto materno de João Simões e Isabel Francisca [filha de Rufino Gomes e Isabel Martins], moradores Painzela

Faia, S. Tiago
- Gregorio Rodrigues, filho de Antonio Rodrigues e Maria Gonçalves, falecido, maragoto (casou em Este, S. Mamede, a 12.1.1698, com Thereza da Silva, ‘criou nesta, em casa de Maria do Vale, viuva, carvalho’, filha natural de Salvador Homem e Rosa Maria da Silva, Santiago da Faia, Cabeceiras de Basto, T. Hieronimo Francisco, maragoto, Matheos João, batoca, Sebastião Ribeiro, campo nossa senhora a branca, Braga, celebrou o Padre Joseph Ribeiro de Castro, Enfias, S. Victor, de minha licença)
- João Gomes, filho de Domingos Gomes e Maria Gonçalves, Santiago da Faia, Cabeceiras de Basto, com certidão do respective paroco e licença do juiz dos casamentos (casou, em 18.9.1712, com Thereza Francisca, filha de Francisco Gonçalves e 1ª mulher Maria Francisca, cela, T. Antonio de Araujo, cela, Balthazar Dias, mosteiro, Joseph Cerqueira, estudante, casal, Padre Manoel de Lima, coadjutor)

Outeiro, S. Maria (com Painzela)
- Francisco Pinto, filho de Gonçalo Pinto e Beatriz da Cunha (casou em Coucieiro, a 12.1.1591, com Dª Francisca da Silva, filha de Aires Gonçalves Coelho e Dª Maria de Noronha, falecidos, naturais de Santa Maria do Outeiro, termo de Basto, com a presença do snor Bispo D. Francisco de Santa Maria, ‘nenhum impedimento por me constar por certidão do vigário Fernão Leitão, assinada por sua mão’, T. snor Lopo Gomes de Abreu e eu Padre Manoel da Costa, reitor, Domingos Lopes, João Rodrigues, carvalho)

Painzela (com Outeiro, S. Maria)
- Pedro da Cunha, lugar marinhao (casou em, Aguas Santas, a 10.10.1686, com Benta Pereira de Araújo, assistente nesta e moradora lugar Raposeira, S. André de Painzela, Cabeceiras de Basto, celebrou o Padre António Meireles Rebelo, o Padre Diogo da Fonseca de Azevedo, vigario). Passada certidão por petição de Joseph Novais de Campos e sua irmã Maria Novais, S. Martinho de Moreira do Rey, em 20.2.1779. Passada outra certidão por petição a Costodia Cunha e Maria da Cunha, em 7.6.1766
- Antonio da Silva, filho de Antonio da Costa, falecido e Domingas da Silva, Santo André de Painzela (casou em Carrazedo, a 13.4.1714, com Luiza Gonçalves, filha de Domingos de Barros e Maria Gonçalves, todos da dita freguesia, Cabeceiras de Basto, por ordem e despacho do juiz de casamentos, T. capitão Thome Rebelo de Barros, Antonio Rodrigues, Manoel de Azevedo e João Gonçalves, Padre Pedro Vaz da Silva, coadjutor

- Bento Jose Pacheco, Pasta 1417, Procº 31877, de 6.5.1782, Painzela, S. Andre, Cabeceiras de Basto, n. 25.6 e b. 2.7.1770 – ‘Procº de Justificação de Fraternidade, com referencia irmão Jeronimo Procº 22601 15.8.1777’
a) Filho de Francisco Jose da Silva Pinto e Maria Josefa Pacheco, Painzela
b) Neto paterno de Luis Antonio Pinto, natural Tolões, S. André, Amarante e Maria da Silveira, natural Vila Garcia, S. Salvador, Amarante, moradores Vila Garcia
c) Neto materno de Pedro Antunes e Maria Esperança, Painzela, Cabeceiras de Basto

- João Pacheco Leite, Pasta 928, Procº 21010, de 25.6.1732, Painzela, S. Andre, Cabeceiras de Basto, n. 6 e b. 11.10.1723 – ‘Procº de Justificação de Fraternidade, referente ao tio materno Padre João Pacheco de Andrade’
a) Filho de Pedro Antunes, Painzela e Maria Esperança Leite Pereira, Painzela, S. Andre
b) Neto paterno de Antonio Antunes, Painzela e Senhorinha Mendes, Abadim, S. Jorge, Cabeceiras de Basto
c) Neto materno de Agostinho Pacheco de Andrade e Carolina Leite Pereira ‘irmã de um medico’

- Jeronimo Luis Pacheco, Pasta 1019, Procª 22601, de 15.8.1777, Painzela, S. André, Cabeceiras de Basto, n. 1 e b. 3.2.1754, P. Jeronimo Pacheco de Andrade e sua irmã Maria Esperança, Painzela – ‘Procº de Auto de Habilitação por Justificação de Confraternidade’, remete para o tio materno Padre Rodrigo Leite Pacheco, abade de Riba de Ave, S. Pedro, Santo Tirso e tio materno Manoel Antonio, clerino in minoribus – morador na freguesia de Riba de Ave, S. Pedro
a) Filho de Francisco Jose da Silveira Pinto e Maria Jose Pacheco, Painzela
b) Neto paterno de Luis Antonio Pinto, natural Tolões, S. André, Amarante e Maria da Silveira, natural Vila Garcia, S. Salvador, Amarante, moradores Vila Garcia
c) Neto materno de Pedro Antunes e Maria Esperança, Painzela, Cabeceiras de Basto
Tem ainda como clérigos:
- irmão Rodrigo Leite Pacheco, Procº 4289
- irmão Bento Jose Pacheco, Procº 31877
- tio materno João Pacheco Leite, Procº 21010
- tio paterno Francisco Jose Luis, Procº 29284

- Rodrigo Leite Pacheco, Pasta 202, Procª 4289, de 6.4.1778, Painzela, S. André, Cabeceiras de Basto, n. 4 e b. 7.3.1758 ‘Rodrigo Jose’, P. Padre Rodrigo Leite Pacheco, abade de Riba de Ave, S. Pedro e Thereza, solteira, tia materna – ‘Procº de Auto de Habilitação por Justificação de Confraternidade’, remete para o tio materno Padre Rodrigo Leite Pacheco, abade de Riba de Ave, S. Pedro, Santo Tirso e tio materno Manoel Antonio, clerino in minoribus – morador na freguesia de Riba de Ave, S. Pedro
a) Filho de Francisco Jose da Silveira Pinto e Maria Jose Pacheco, Painzela
b) Neto paterno de Luis Antonio Pinto, natural Tolões, S. André, Amarante e Maria da Silveira, natural Vila Garcia, S. Salvador, Amarante, moradores Vila Garcia
c) Neto materno de Pedro Antunes e Maria Esperança, Painzela, Cabeceiras de Basto
Tem ainda como clérigos:
- irmão Rodrigo Leite Pacheco, Procº 4289
- irmão Bento Jose Pacheco, Procº 31877
- tio materno João Pacheco Leite, Procº 21010
- tio paterno Francisco Jose Luis, Procº 29284

- Luis Pacheco Vilela, Pasta 207, Procº 4403, de 10.3.1719, b. 25.8.1697, como Luis Francisco, S. João Baptista de Cavez, Cabeceiras de Basto, Braga
a) Filho de Francisco Pacheco de Andrade, Cavez ‘com 70 anos’ e Angela Francisca, S. Andre de Painzela, Cabeceiras de Basto ‘casaram e moradores Cavez’
b) Neto paterno de Gervazio João Vilela [filho de João Gonçalves e Maria Vilela ‘falecida com o filho criança’, Cavez] e Madalena de Andrade ‘nascida na casa do Outeiro, Painzela, seu irmão Antonio Pacheco, vigario de Santo Aleixo, Ribeira de Pena’, moradores Cavez
[Miguel Pacheco, irmão de Madalena de Andrade ‘casou com uma tia materna Maria Dinis, seu filho João Pacheco de Andrade, clérigo de Evangelho, Procº 19578, de 21.1.1714; outro é capitão, de nome Agostinho Pacheco, moradores na casa do Outeiro, Painzela]
c) Neto materno de João Simões e Isabel Francisca [filha de Rufino Gomes e Isabel Martins], moradores Painzela

Passos, S. Sebastião (com Alvite)
- Joaquim Henriques, 24 anos, natural S. Sebastião de Passos, Cabeceiras de Basto, filho de Jose Henriques, Santa Senhorinha, concelho Freixieiro e Albina Rosa, S. Sebastião de Passos (casou em Campo, S. Martinho, a 26.3.1900, com Conceição de Jesus Vieira ‘viuva de Jose Joaquim Rodrigues, falecido Rio de Janeiro, Estados Unidos do Brasil’, costureira, filha de Costodio Jose Vieira, Campo e Emilia Rosa Pereira Pinto, Aroza, Guimarães, T. Francisco de Lima, cazeiro, Manoel Jose, ambos Campo, Padre Manoel Jose Ribeiro, paroco)

Gondiães (comVilar de Cunha)

Pedraça
- Rosa, nascido as 24H00, dia 1 e b. 8.4.1892, filha de Bernardino Teixeira Branco, moleiro, Refojos de Basto [neta paterna de Joaquim Teixeira Branco e Rosa de Jesus] e Maria Rosa [neta materna de Antonio Ferreira e Mariana Rosa], moradores ponte velha, Pedraça, onde casaram, P. Bernardo Lopes, ferrador e sua mulher Amelia Augusta Pereira Linhares.

Refoios de Basto, S. Miguel
- Francisco Gonçalves, viuvo de Ana Gonçalves, desta, filho de Domingos Gonçalves e Francisca Bernardes, falecidos (casou em Câmara de Moure, a 11.10.1723, com Joana da Silva, viúva de Hieronimo Gonçalves, Loureira, filha de João Pinto e Domingas da Silva, Refoios de Basto, T. Pedro de Amorim, foz, Baptista de Lima, câmara, Francisco Fernandes, moure, Padre Manoel Brandão Coelho, vigário)
- Alfredo, nascido as 15H00, dia 25.3 e b. 2.4.1892, filho de Francisco Teixeira, barbeiro [neto paterno de Joaquim Teixeira e Ana de Jesus] e Bernardina da Costa, costureira, natural de S. Clemente de Basto, Celorico de Basto [neta materna de Jose da Costa e Maria de Jesus Maria] e moradores cancela, S. Miguel de Refojos de Basto, onde casaram, P. Alfredo Luis de Carvalho Sepulveda, empregado publico e Deolinda Augusta de Sousa Sepulveda ou Basto, praça de barjona, Refojos de Basto.
- Rosa, nascido as 24H00, dia 1 e b. 8.4.1892, filha de Bernardino Teixeira Branco, moleiro, Refojos de Basto [neta paterna de Joaquim Teixeira Branco e Rosa de Jesus] e Maria Rosa [neta materna de Antonio Ferreira e Mariana Rosa], moradores ponte velha, Pedraça, onde casaram, P. Bernardo Lopes, ferrador e sua mulher Amelia Augusta Pereira Linhares.
- Bento Jose Tinoco, filho de Domingos Tinoco e Rosa Martins, s. pedro, Fiscal (casou em Fiscal, S. Miguel, a 25.7.1819, com Rosa Maria, filha de João Antonio Martins e Maria Thereza, S. Miguel de Refojos de Basto ‘assistente nesta ha vários anos em casa de seu cunhado Bento Rebelo’, T. Costodio Jose de Sousa, tenente de milicias e Padre João Jose Martins, ambos Coucieiro, celebrou o Padre Manoel Martins, reitor de Coucieiro, S. João, o Padre Jose Lopes de Araujo, abade)
- Francisco Jose Tinoco, 20 anos, s. pedro, Fiscal, filho de Bento Jose Tinoco, Fiscal e Rosa Martins, Refojos de Basto, S. Miguel ‘Celorico de Basto’ (casou em Fiscal, S. Miguel, a 29.6.1863, com Maria da Silva, s. bento, Fiscal, filha de Domingos da Silva e Thereza da Silva, Fiscal, T. Jose Joaquim do Vale e seu filho Manoel Joaquim do Vale, ambos igreja, Fiscal, Padre João Manoel da Silva, abade)
- Luis Antonio Martins Tinoco, 41 anos, s. pedro, Fiscal, filho de Bento Jose Tinoco, Fiscal e Rosa Martins, Refojos de Basto, S. Miguel, ‘Celorico de Basto’ (casou em Fiscal, S. Miguel, a 25.2.1865, com Rosa da Mota e Silva, 33 anos, natural carcavelos, Coucieiro, S. João, Vila Verde, filha de Jose Luis da Mota, Fiscal e Ana Joaquina da Silva, Prado, S. Miguel, T. Antonio Machado, moleiro, morador azenhas s. gens, Fiscal, Jose de Sousa, meu criado, natural Santiago de Vilela, Padre João Manoel da Silva, abade)
- Antonio Malheiro, 21 anos, quinteiro, Fiscal, filho de João Nepunoceno Malheiro, Fiscal e Maria Rosa Ferreira, natural Carrazedo, moradores quinteiro, Fiscal (casou em Fiscal, S. Miguel, a 6.10.1869, com Joaquina Martins Tinoco, 30 anos, s. pedro, Fiscal, filha de Bento Martins Tinoco, Fiscal e Rosa Martins, S. Miguel de Refojos, moradores s. pedro, Fiscal, T. Manoel de Azevedo, casal e Jose Joaquim Lopes Martins, tojal, ambos Fiscal, celebrou o Padre Manoel Jose da Silva, paroco da Torre, de minha licença)

- David Pacheco de Andrade, Pasta 206, Procº 4374, de 13.2.1683, Refojos de Basto, S. Miguel, Cabeceiras de Basto, b. 20.11.1657
a) Filho de João Dias, Painzela e Margarida de Andrade, Refojos de Basto, onde moram
b) Neto paterno de Domingos Dias e Senhorinha Gomes, Painzela, S. Andre, lavradores
c) Neto materno de Gonçalo Afonso e Catherina de Andrade, Refojos de Bastos, S. Miguel, lavradores

Rio de Ouro, André
- Pedro Jorge, filho de Balthazar Jorge e Maria Jorge, S. Andre Rio Douro, Cabeceiras de Basto, com certidão do vigario Padre João Carneiro, reconhecida pelo abade de S. João Pedro Lopes Falcão (casou em Este, S. Mamede, a 2.1.1648, com Antonia Lopes, filha de Agostinho Ribeiro, S. Gonçalo de Arentim e Maria Antonia a boralha, pregal, T. Joseph Rodrigues, Domingos Rodrigues, Pedro moreiro, Francisco Domingues, todos desta, Padre Hieronimo do Vale, vigario)
- Faustino Jose de Oliveira Basto, 17 anos, corrieiro, Rio Douro, Cabeceira de Basto e moradora na rua corvo, Maximinos, filho de Antonio Jose de Oliveira Basto e Graça de Campos, Rio Douro (casou em Maximinos, S. Pedro, a 9.4.1904, com Antonia Maria, 22 anos, covas, Maximinos, filha de Manoel Barbosa e Maria Martins Barbosa, S. Pedro de Lomar, T. Miguel Barbosa, covas, Maximinos e João Antonio de Faria, silveira, Ferreiros, ambos casados, lavradores, Padre Antão Jose de Oliveira, abade)
[Dissolvido por falecimento de Faustino Jose de Oliveira Basto, em 4.7.1939, Maximinos]
- Jeremias Pereira Ferraz, 32 anos, solteiro, marchante, natural Sandre, Rio Douro, Cabeceiras de Basto e morador rua corvo, Maximinos, filho legitimado de Lino Pereira Ferraz e Florinda de Oliveira, Rio Douro, Cabeceiras de Basto (casou em Maximinos, S. Pedro, a 17.5.1906, com Rosa Gomes Cavalheira, 33 anos, solteira, Real, moradora rua da ponte, filha de Manoel Gomes e Francisca Thereza, S. Jeronimo de Real, T. Antonio Jose de Oliveira Bastos, casado, vendeiro, rua do corvo, Manoel Barbosa, casado, lavrador, covas, Maximinos, Padre Antão Jose de Oliveira, abade)

Vila de Nune, S. André (com Arco de Baúlhe)
- Domingos Pereira da Silva, filho de Pedro Afonso e Catherina da Silva, falecida, silva, S. André de Vila Nune, Cabeceiras de Basto (casou em Crespos, a 19.5.1706, com Ilena Fernandes, filha de Domingos Gonçalves e Madalena Fernandes, falecidos, vinhais, desta, T. Padre Domingos Rodrigues, Padre Simão Fernandes, Santa Lucrécia, Padre Miguel Fernandes, vigário de Navarra, Padre Domingos de Araújo, cura de Moure, Padre Domingos Antunes, cura)
- Manoel da Silva, filho de António Alvares e Senhorinha Pereira, S. André de Silva, Cabeceiras de Basto (casou em Crespos, a 11.2.1720, com Paschoa Gonçalves, filha de João Gonçalves e Maria Gonçalves, vila nova, T. Padre Francisco de Caldas, Vilela, termo dos Arcos, João Ferreira, aveleira, João Ferreira, souto, Padre João de Saa Miguel Rebelo e Vasconcelos, abade)
Resenha historica:
Terá esta freguesia, em circuito e termo seu, quase meia légua, compreende catorze lugares a saber: o lugar de Simães, que tem dois vizinhos; Granja, que consta de dois vizinhos; o do Vale, que tem cinco vizinhos; Vila Nune, que contem quatro vizinhos; o lugar de Oleiros, que consta de dois vizinhos; Frontilheiro, que tem quatro vizinhos; o lugar da Silva, que consta de oito vizinhos; o lugar de Fojães que consta de um só morador; o lugar da Ribeira da Covilhã, que consta de um só morador; o lugar da Corujeira, que tem quatro vizinhos; o lugar do Outeiro, que contém dois vizinhos; o lugar da Rossada, que tem cinco vizinhos; o lugar de Merouços que tem um vizinho; o lugar da Serra, que tem um só vizinho e umas casas de outro que estão por habitar.

Sem comentários:

Enviar um comentário