segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Braga, Celorico de Basto


Concelho de Celorico de Basto

Este concelho da orla oriental do Minho é composto por 22 freguesias, confina com as regiões do Douro e de Trás-os-Montes e encontra-se rodeado por cadeias montanhosas, das quais se salientam as serras do Marão, Alvão e Cabreira. Possui um relevo acidentado, com áreas planálticas até aos 400 m de altitude, alternando com vales estreitos e alongados que descem até ao rio Tâmega. Juntamente com os concelhos vizinhos de Mondim e Cabeceiras forma as Terras de Basto, de bonitas aldeias, solares quinhentistas com jardins de buxo e cameleiras e campos de vinha. O castelo medieval de Arnóia, nos arredores da sede de concelho, é um das jóias do património local. As festas do concelho realizam-se de 22 a 25 de Julho.

Agilde

Arnoia, S. João Baptista
- Antonio Machado da Mota, Pasta 3, Procº 7, de 10.10.1683, em 13.1.1700, fez IG para Tercenario da Sé de Braga, Tomo V, assistente a cerca de 12/13 anos, em S. Cristina de Longos, Guimarães
a) Filho de João Mendes da Mota e Angela Machado, S. João Baptista de Arnoia, Celorico de Basto
b) Neto paterno de Santos Mendes e Guiomar Gonçalves da Mota, Fregim, Santa Cruz, Riba Tamega
c) Neto materno de Damião da Rocha e Francisca Mendes, vila de Basto
[Justificação de Fraternidade, remetendo para o irmão Padre João Mendes da Mota]

- João de Afonseca, Pasta 56, Procº 1241, de 7.7.1685, tuiando, S. João Baptista de Arnoia, Celorico de Basto
a) Filho de Antonio de Afonseca, tuiando e Comba João, bressa, ambos Arnoia
b) Neto paterno de Lourenço Nunes, da casa charisca (tinha apenas dois moradores) e Catherina de Afonseca, viuva, Canedo
c) Neto materno de João Gonçalves, taipa e Maria Martins, tural da bouça, moradores bouça, Arnoia
Testemunhas:
- Pedro Carvalho, rego, Canedo, 50 anos
[uma das testemunhas houviu dizer que um Pedro Gonçalves, deixou a fazer a filha Domingas Nunes, viuva, que por sua vez a deixou ao filho Andre Carvalho (isto respeitando ao conhecimento sobre Lourenço Nunes]

- Francisco da Mota, Pasta 162, Procº 3492, de 19.12.1684
a) Filho de Fernando da Mota e Benta de Moura, casal, Arnoia, Celorico de Basto
b) Neto paterno de Luis Fernandes, casal, Arnoia e Isabel da Mota, mosqueiro de Birtelo
c) Neto materno de Francisco Jorge, talho, Arnoia e Ana de Moura, lage, Gemeos

- Fernando da Mota, Pasta 1255, Procº 28600, de 31.1.1714, baptizado em 25.6.1690, Padrinho capitão Fernando da Mota, casal e Thereza Machado, mulher de Miguel Pinto, prado de Britelo, scelebrou o Padre Francisco da Mota
a) Filho de Pedro da Mota (falecido 7/8 anos) e Filipa Mesquita, viuva, casal, Arnoia
b) Neto paterno de Fernando da Mota, casal e Benta de Moura, talho, Arnoia (vivia na lei da nobreza)
c) Neto materno de Roque Pinto, Salvador de Moure, Felgueiras e Angela Ribeiro, S. Pedro de Britelo

- Francisco de Moura Teixeira, Pasta 1242, Procº 28322, de 28.4.1692
a) Filho de Pedro de Moura Teixeira e Sebastiana de Carvalho, Arnoia
b) Neto paterno de Pedro de Moura, Arnoia e Margarida Teixeira, Veade
c) Neto materno de Pantaleão Carvalho e Maria Carvalho, Mondim

Basto, S. Clemente (com Carvalho)
- Domingos Gonçalves, Sampaio de Figueiredo (casou em Cividade, Santiago, a 8.6.1609, com Madalena Ferreira, S. Clemente, T. Teodozio Pacheco, Andre Pires, Padre Francisca da Fonseca, abade)
- Costodio Gonçalves, alfaiate, filho de Domingas Gonçalves, falecida, currelo e João Francisco, Pereiras, Terras de Basto (casou em Ventosa, S. Martinho, a 30.12.1713, com Domingas João, filha de Estevão Gonçalves e Isabel João, eiros, todos Ventosa, T. João, solteiro, meu familiar, Gonçalo Domingues, vizinho desta igreja, Antonio Antunes, paredes, todos Ventosa, Padre Bento Correia Pinto, abade)
- Joseph Francisco Marques, filho de Pedro Francisco e Ana Marques, falecidos, S. Clemente de Basto e assistente nesta (casou em Este, S. Mamede, a 31.5.1744, com Costodia de Morais Vieira, viuva de Cosme Francisco, filha de Simão Morais e Vitoria Vieira, falecidos, tojal, T. Padre Joseph da Silva, Santiago de Fraião, Bento Fernandes, tojal, Padre Manoel Ferreira, vigario)
- Antonio Francisco Marques, filho de Pedro Francisco ‘filho de Domingos Francisco e Costodia Teixeira, S. Pedro de Avite de Basto’ e Ana Marques ‘sem dados dos pais’, S. Clemente de Basto (casou em Este, S. Mamede, a 18.10.1747, com Luiza Fernandes, filha de Antonio Gonçalves ‘filho de Domingos Gonçalves e Isabel Gonçalves’ e Maria Fernandes ‘filha de Hieronimo Francisco e Isabel Fernandes’, T. Joseph Francisco Marques, Bento Gonçalves, todos quintela, celebrou o Padre Manoel de Faria, vigario)
- Costodio Gonçalves, filho de João Francisco, Pereiras de Basto e Domingas Gonçalves, Ventosa (casou em Cova, S. João Baptista, a 29.3.1755, com Mariana Gonçalves, filha de Andre Gonçalves e Costodia Gonçalves, crasto, Cova, T. Padre João Gonçalves de lage, Antonio João, João Gonçalves Soares, João Baptista, boticario, Leandro de Sousa, reitor de Lomar, Padre Joaquim de Campos Torres, abade)
- Alfredo, nascido as 15H00, dia 25.3 e b. 2.4.1892, filho de Francisco Teixeira, barbeiro [neto paterno de Joaquim Teixeira e Ana de Jesus] e Bernardina da Costa, costureira, natural de S. Clemente de Basto, Celorico de Basto [neta materna de Jose da Costa e Maria de Jesus Maria] e moradores cancela, S. Miguel de Refojos de Basto, onde casaram, P. Alfredo Luis de Carvalho Sepulveda, empregado publico e Deolinda Augusta de Sousa Sepulveda ou Basto, praça de barjona, Refojos de Basto.

Borba da Montanha

Britelo, S. Pedro (com Gémeos e Ourilhe)
- João Pereira, 25 anos, zelador municipal, natural S. Victor e morador na rua da ponte, S. Lazaro, filho de Antonio Pereira, S. Pedro de Britelo, Celorico de Basto e Maria Joaquina da Costa Ferreira Pereira, S. Pedro de Barreiros, Amares (casou em Maximinos, S. Pedro, a 5.4.1902, com Maria Gonçalves, 22 anos, costureira, Sequeira e moradora na rua direita, Maximinos, filha de João Gonçalves Peleja, Vilaça e Carolina Rodrigues Ferreira, S. Pedro de Oliveira, ambas de Braga, T. Jose Manoel Mendes, zelador municipal, rua direita e Ana Pereira, oficial de diligências de direito, rua da ponte, Padre Antão Jose de Oliveira, abade)
- João Pereira, 28 anos ‘viuvo de Maria de Jesus Ferreira Gonçalves, falecida no hospital de S. Marcos’, zelador municipal, natural de S. Victor e morador rua direita, Maximinos, filho de Antonio Pereira, S. Pedro de Britelo, Celorico de Basto e Maria Joaquina da Costa Ferreira Pereira, S. Pedro de Barreiros, Amares (casou em Maximinos, S. Pedro, a 24.7.1904, com Jeronima Ferreira da Conceição, 21 anos, natural S. Eulalia de Tenões e moradora em estrada velha, Gualtar, filha de Manoel Jose Ferreira, Tenões e Joana Thereza, Sobreposta, T. Francisco Pereira, zelador municipal e Jose Pinto Pereira, ferreiro, rua da ponte, S. Lazaro, Padre Antão Jose de Oliveira, abade)
- Francisco Pereira, 26 anos, zelador municipal, natural rua da ponte, S. Lazaro, filho de Antonio Pereira, Britelo, Celorico de Basto e Maria Joaquina da Costa Pereira, Barreiros, Amares (casou em Maximinos, S. Pedro, a 27.12.1908, com Maria Jose, 28 anos, costureira, igreja, Maximinos, filha de Manoel Barbosa, Maximinos e Maria Martins, S. Maria de Aveleda, T. Jose Pinto Pereira, ferreiro, largo das latinhas, S. Lazaro, João Domingues Pereira, zelador municipal, rua do charqueiro, S. Victor, Padre Antão Jose de Oliveira, abade)

Caçarilhe, S. Miguel (com Infesta
- Francisco da Silva, filho de Bartholomeo da Silva e Francisca de Lima, falecidos, S. Miguel Cassarilhe ‘Caçarilhe’, concelho de Basto (casou em Câmara de Moure, a 6.6.1727, com Joana Francisca, filha de Bento Francisco e Francisca Lopes, ribeira, T. Padre Pedro de Amorim, clérigo in minoribus, quinta foz, Domingos de Araújo, Braz de Faria, todos ribeira, Padre Manoel Brandão Coelho, vigário)

Canedo de Basto (com Corgo)
- Andre Ribeiro, filho de Manoel Alvares e Maria Vaz, viuva, S. M. Canedo, Vila Basto ‘Celorico’ (casou, em 11.12.1674, com Catherina de Moura, filha de João de Moura, Braga e Isabel Campelo, pica, T. Padre Manoel de Amorim Leitão, abade S. M. Mós, Padre Gaspar Soares Vivas, Padre Manoel de Abreu, ambos pica, Padre Gaspar de Carvalho, abade de Sabariz, Padre Bento do Couto, vigario, Padre Francisco de Sousa, abade)

Carvalho, S. Miguel (com Basto - S. Tecla)
- Francisco Gonçalves, com certidão do abade de S. Miguel de Carvalho, Celorico de Basto (casou em Crespos, a 15.7.1685, com Ana Gonçalves, filha de Faustino Fernandes e Maria Fernandes, falecidos, T. com a presença da maior parte dos fregueses, na missa conventual de domingo, Padre João Tinoco, cura)
- João Gonçalves, filho natural de Domingos Gonçalves, mixões de baixo e Benta Gonçalves, solteira, bezeguimbra (casou em Valdreu, a 15.2.1699, com Maria Martins, filha natural de Balthazar da Silva, solteiro, Carvalho, termo de Celorico de Basto e Catherina Martins, mulher que foi de Domingos Gonçalves, T. Antonio de Araujo, Vitoriano, solteiro, filho de Martha Simões, ambos mixões de baixo e Manoel Rodrigues, uveiras, Padre Antonio Martins, casal, com licença do reitor)
Alvim’s [in Google]
"No século XIII vivia na sua Quinta de Aguiar, freguesia de S. Cosme, concelho de Gondomar, junto do Porto, foi rico-homem e alferes-mor de D. Afonso II e casado com D. Urraca Viegas. Dum dos seus filhos, D. Mendo Soares de Melo, provieram os deste apelido e de outro, Pedro Soares de Alvim, os "Alvins".
Este Pedro Soares, que primeiro se chamou de Pousada, por viver durante algum tempo na Quinta deste nome, situada na freguesia de São Miguel de Carvalho, concelho de Celorico de Basto, tomou depois o apelido de Alvim por morar no lugar de Alvim, na terra de Basto, o qual ficou solar da família. Pedro Soares de Alvim recebeu-se com D. Maria Esteves, filha de Estêvão Malho de Lavadeira e de D. Maria Lourenço da Cunha, sua mulher.
A esta família pertencia a Condessa D. Leonor de Alvim, mulher do condestável D. Nuno Álvares Pereira, filha de João Pires de Alvim e de sua primeira mulher, D. Branca Pires Coelho, neta paterna de Martim Pires de Alvim e de sua primeira mulher, Margarida Pires Ribeiro, e, pela linha varonil, bisneta do referido Pedro Soares de Alvim. Entrou, pois, esta esclarecida linhagem nos Duques de Bragança, de onde se derivou a muitas casas ilustres e gerou a dinastia que, depois de 1 de Dezembro de 1640, reinou em Portugal, pelo que quase todas as casas soberanas Europeias têm sangue dos Alvins".

Codeçoso, S. Simão
- Hieronimo Ribeiro, viuvo de Maria de Azevedo (casou em Fiscal, Amares, a 8.7.1747, com Josepha Maria, filha de Amaro Gonçalves e Isabel Domingas, falecidos, naturais de S. Simão de Codeçoso)

Corgo, S. Romão do (com Canedo de Basto)
- Gaspar de Sousa de Carvalho, filho de João da Silva, falecido e Ana de Sousa da Cunha, S. Romão do Corgo, Celorico de Basto (casou em Este, S. Pedro, a 29.5.1741, com Inocencia Antonia, filha de João Antunes e Paula Antonia, desta, T. Padre Sebastião Antunes, Bento Ferreira, clerigo de epistola, Manoel Carvalho, Diogo Fernandes, João Rodrigues, João Carvalho e Antonio da Silva, todos desta, Padre Joseph Rodrigues, coadjutor)
- Martinho Pereira de Saa, filho de Manoel Pereira de Saa e Mariana da Cunha, S. Romão do Corgo, Celorico de Basto, termo da vila de Guimarães e assistente nela (casou em Este, S. Pedro, a 26.4.1744, com Ana Maria Ribeiro, filho de Domingos Ribeiro da Costa e Senhorinha Fernandes, Estrada e ora em souto, desta, T. Padre Bento Ferreira, Antonio Xavier Cadima de Oliveira, Julião Pedro da Costa, clerigo in minoribus, Antonio Vieira da Costa, todos desta, Padre Joseph Rodrigues, coadjutor)
- Manoel Teixeira, filho de Antonio Carvalho e Maria Teixeira, S. Romão do Corgo, Celorico de Basto (casou em Gomide, a 16.12.1746, com Maria de Lima, filha de Manoel da Fosneca e Damiana de Lima, T. Antonio Carvalho e Padre Joaquim Nugueira da Costa, Padre Bento Pereira da Cunha, abade)

Fervença, S. Salvador
- Gonçalo Gonçalves, filho de Cristovão Gonçalves e Domingas Gonçalves, lavradores, Salvador de Fervença, Celorico de Basto ‘morador na quinta dos avelar, criado de Ana Correia, Dª viuva de Andre Jacome de Sousa, falecido’ (casou em Cividade, Santiago, a 11.7.1633, com Isabel Fernandes ‘criada na quinta dos avelar de Francisca de Sousa, Dª viuva’, natural de Sandiães, Penela de D. João de Castro, filha de Domingos Fernandes e Beatriz Pires, falecidos, lavradores, Sandiães, T. Jeronimo Dias, alfaiate, rua pelames, Antonio Gonçalves, trabalhador, seu vizinho, Belchior Lopes, Baltazar Esteves, alfaiates, Cividade, Padre Pedro Lopes Falcão, abade)
- Manoel Correia, 19 anos, cazeiro ‘presentes os pais, que consentiram’, natural lage, Gualtar, filho de Domingos Correia e Isabel Maria, Gualtar, S. Miguel (casou em S. Lucrecia de Algeriz, Santiago, a 22.6.1882, com Ana Malheiro, 19 anos, ‘pais presente’, moradora juste, S. Lucrecia, filha de Manoel Joaquim Basto, Fervença, S. Salvador, Basto e Rosa Joaquina Malheiro, Soutelo, S. Miguel, T. Manoel da Silva, cazeiro, eiró e Antonio da Silva Tinoco, solteiro, cazeiro, sela, Gualtar, Padre Antonio Jose Fernandes Barbosa

Gagos (com Veade e Molares)
- Bernardo de Freitas Fernandes, 21 anos, negociante, Molares, S. Andre e morador Gagos, Celorico de Basto, filho natural de Maria Teixeira, solteira, Molares (casou na capela publica de Nª Sª da Saude, barrio, S. Lucrecia ‘com autorização para o efeito’ em S. Lucrecia de Algeriz, Santiago, a 17.7.1882, com Dª Maria Julia Ferreira de Almeida, 24 anos, casa rua dos capelistas, S. João de Souto, Braga, filha de Jose Joaquim de Almeida e Dª Maria dos Desamparados Ferreira de Almeida, S. João de Souto, T. Antonio Joaquim Correia de Araujo, solteiro, negociante, numa casa dos capelistas, Braga e Jose de Sousa exposto, solteiro, criado de servir, barrio, S. Lucrecia, Padre Antonio Jose Fernandes Barbosa, encomendado)

Gémeos, S. Miguel (com Britete e Ourilhe)
- Paschoal da Silva, Gemeos, Celorico de Basto (casou em Portela, Amares, a 23.4.1679, com Hieronima Francisca, filha de Pedro Francisco e Maria Francisca, viuva, sernado, T. Manoel Luis, sernado, Francisco Alvares, sernado, sendo abade Francisco de Castro e seguntes)
- Manoel Gonçalves, viuvo de Antonia da Silva, S. Miguel de Gemeos, termo de Basto, filho de Gonçalo Gonçalves e Catherina Gaspar (casou em Dume, S. Martinho, a 4.1.1737, com Maria da Silva, viuva de Pedro da Costa, cruz de pedra, Braga, filha de Hieronimo da Silva e Francisca de Mesquita, crasto, desta, T. Pedro Antonio, João Manoel, meus sobrinhos, Padre Boaventura Mendes da Costa, prior e abade)
- Antonio de Freitas, 44 anos ‘viuvo de Maria do Carmo Ferreira, falecida em S. Cristovão, Mondim de Basto’, negociante, natural de S. Cristovão, Mondim e morador na rua cruz de pedra, Maximinos, filho de João de Freitas, lavrador, Veade e Ana Teixeira, S. Miguel de Gemeos, ambos Celorico de Basto (casou em Maximinos, S. Pedro, a 3.10.1900, com Maria de Oliveira Gonçalves, 48 anos ‘viuva de Manoel Luis Gonçalves, falecido em S. João de Souto, Braga’, natural de Valverde, Oliveira de Azemeis, Porto e moradora na rua da pedra, Maximinos, filha de Jose Caetano da Costa e Joaquina de Oliveira, lavradores, Valverde, T. Francisco da Costa, casado, marceneiro, rua do souto, S. João do Souto e Manoel Jose Vieira Macedo, casado, ourives, rua nova de Sousa, Sé Primaz, Braga, Padre Antão Jose de Oliveira, abade)

Molares, S. André (com Veade e Gagos)
- Francisco Rebelo Teixeira Peixoto de Andrade e Castro, filho de Placido Vaz Maldonado Pereira de Carvalho, casas das eiras, Sande Molares, Celorico de Basto e Dª Barbara Albina Rebelo Peixoto de Andrade e Castro, S. Bento, Aguas Santas, Lanhoso (casou em Goães, S. Tiago, a 17.7.1834, com Dª Matilde Margarida, filha de Caetano da Cunha Ozorio de Lima e Dª Maria Joana de Sousa Machado, casa toural, Goães, P. ‘espaço em branco, sem nomes’, Padre Francisco Jose de Carvalho, abade)
- Bernardo de Freitas Fernandes, 21 anos, negociante, Molares, S. Andre e morador Gagos, Celorico de Basto, filho natural de Maria Teixeira, solteira, Molares (casou na capela publica de Nª Sª da Saude, barrio, S. Lucrecia ‘com autorização para o efeito’ em S. Lucrecia de Algeriz, Santiago, a 17.7.1882, com Dª Maria Julia Ferreira de Almeida, 24 anos, casa rua dos capelistas, S. João de Souto, Braga, filha de Jose Joaquim de Almeida e Dª Maria dos Desamparados Ferreira de Almeida, S. João de Souto, T. Antonio Joaquim Correia de Araujo, solteiro, negociante, numa casa dos capelistas, Braga e Jose de Sousa exposto, solteiro, criado de servir, barrio, S. Lucrecia, Padre Antonio Jose Fernandes Barbosa, encomendado)

Moreira do Castelo

Rego, S. Bartolomeo
- Domingos Pereira, filho de Sebastião Lopes [neto paterno de Francisco Pereira e Luisa Gonçalves] e Costodia Gonçalves [não se lembrava], lameira, S. Bartolomeo do Rego, ‘Celorico’ Basto (casou em Mosteiro, S. João de Vieira, a 8.6.1750, com Gestrudes Francisca, brancelhe, filha de Domingos Francisco [neta paterna de João Francisco e Catherina Francisca] e Esperança Francisca [neta materna de Francisco de Campos e Madalena Francisca, Anissó, anexa desta], brancelhe, Mosteiro, T. Padre João Leite, clerigo subdiacono, Francisco Luis, ambos brancelhe, Padre Francisco Luis Ramalho, cura)

Ribas, Salvador
- Domingos Gonçalves, filho de Francisco Gonçalves, cantarinhos e Maria de Oliveira, solteira, Salvador de Ribas, Basto (casou em Sande, a 28.12.1665, com Esperança de Araújo, filha de Amador de Araújo e Margarida Gonçalves, penouços, T. Manoel Antunes, sirgal, Francisco da Mota, Domingos Fernandes, bouças, celebrou o Padre Domingos de Barros, o Padre Francisco Pereira da Cunha, abade)
- Antonio Vieira, filho de Andre Antunes e Margarida Gonçalves, falecidos, cidreira (casou em Cantelães, S. Estevão, a 1.5.1678, com Domingas Vieira, filha de Gaspar Vieira e Catherina Gonçalves, Ribas, ‘Celorico de Basto’T. Padre Manoel de Araujo, Padre Francisco Durães, Geraldo Durães, celebrou o Padre João Pereira, cura de Sampaio de Eira Vedra, o Padre Fernão de Araujo, abade)
- Domingos de Barros, estrada, filho de Domingos João e Serafina Borges, S. Salvador de Ribas, ‘Celorico de Basto’ (casou em Caniçada, Vieira do Minho, a 2.7.1720, com Costodia Antunes, filha de Paschoal Francisco e Catherina Antunes, estrada, T. Padre Domingos Pires, Joaquim de Campos, S. João da Cova, Domingos Vieira, fajoi, Padre Joseph Luis Vieira, abade)
- Manoel de Oliveira, filho de Adriano de Oliveira e Ana Francisca, pinheiro, S. S. Ribas, Basto (casou em, Nogueira, Braga, a 6.5.1745, com Rosa Maria, filha de Antonio Moreira e Joana da Cunha, Santa Cristina de Longos, termo de Guimarães e de presente nesta, T. Joseph Duarte, Leandro Joseph de Freitas, Joseph Rodrigues do Vale, Francisco Joseph Manoel de Faria, Padre Manoel Dias da Mota Peixoto, abade)
- Jose Joaquim de Moura, nascido 24.10.1880, Salvador de Ribas, Celorico de Basto e ora morador Ferreiros, filho de Joaquim de Moura e Maria Rodrigues (casou em Ferreiros, S. Maria, a 9.2.1911, com Maria de Jesus Soares, nascida 15.11.1875, Salvador do Souto, Amares, filha de Antonio Jose Soares e Rosa Gonçalves, Souto, T. Antonio de Macedo, solteiro, alfaiate e Jose Soares, casado, alfaiate, ambos feira nova, Ferreiros, Padre Costodio Fernandes Pereira, abade)
[Maria de Jesus Soares, falecida em 9.1.1940, S. Clemente, Celorico de Basto]

Santa Tecla (com Carvalho e Basto)
- Domingos de Magalhães, filho de Domingos de Magalhães, falecido e Mariana Teixeira, Santa Tecla, Celorico de Basto (casou em, Monsul, a 15.1.1720, com Rosa de Araujo, filha natural do beneficiado Antonio de Araujo, Friande e Thereza Batista, falecida, natural de Braga, T. Manoel Francisco, ouvidor deste concelho de S. João de Rey, Francisco da Costa, João de Sepulveda, todos desta, Padre Inacio Ferreira, vigario)

Vale de Bouro, S. Martinho
- Pedro Pinheiro, S. Martinho de Val de Bouro, Celorico de Basto (casou, em 29.9.1686, com Isabel Francisca, filha de João Cardozo, desta, T. Padre Thomaz Pereira, Francisco Velho de Araujo, Antonio da Cunha, João Gonçalves, todos desta, celebrou o Padre Andre Madureira Belo, encomendado)
- Domingos Ferreira, filho de João Ferreira e Martha Gonçalves, falecidos, S. Vicente de Penso, Braga (casou em, Nogueira, Braga, a 19.1.1701, com Joana Mendes, filha de João Mendes e Isabel Machado, S. Martinho de Vale de Bouro, Celorico de Basto, T. Antonio Alvares, outeiro e seu filho Paulo Rodrigues, Manoel Francisco, Domingos Fernandes, todos desta, celebrou o Padre Geraldo Duarte, cura, o Padre Manoel Nunes Baldya, abade)

Veade (com Gagos e Molares)
- Antonio de Freitas, 44 anos ‘viuvo de Maria do Carmo Ferreira, falecida em S. Cristovão, Mondim de Basto’, negociante, natural de S. Cristovão, Mondim e morador na rua cruz de pedra, Maximinos, filho de João de Freitas, lavrador, Veade e Ana Teixeira, S. Miguel de Germes, ambos Celorico de Basto (casou em Maximinos, S. Pedro, a 3.10.1900, com Maria de Oliveira Gonçalves, 48 anos ‘viuva de Manoel Luis Gonçalves, falecido em S. João de Souto, Braga’, natural de Valverde, Oliveira de Azemeis, Porto e moradora na rua da pedra, Maximinos, filha de Jose Caetano da Costa e Joaquina de Oliveira, lavradores, Valverde, T. Francisco da Costa, casado, marceneiro, rua do souto, S. João do Souto e Manoel Jose Vieira Macedo, casado, ourives, rua nova de Sousa, Sé Primaz, Braga, Padre Antão Jose de Oliveira, abade)

Sem comentários:

Enviar um comentário