domingo, 13 de novembro de 2011

Viana do Castelo, concelho de Viana

Concelho de Viana do Castelo
Anha, Vila Nova, Santiago
- Domingos Gonçalves, filho de Domingos Gonçalves e sua mulher, ribeiro (casou em Prado, S. Maria, a 11.1.1672, com Maria Domingues, filha de João do Couto, Vila Nova e Ana Bezerra, falecida, Viana, T. Manoel Domingues da murta, Gaspar Fernandes, ribeiro e Domingos Bernardes, ribeiro, todos desta, Padre Pedro Machado, reitor)
- Antonio Ferreira, 24 anos, Este, S. Mamede, filho de Domingos Ferreira e Antonia Maria, Este, S. Mamede (casou em Este, S. Mamede, a 11.1.1904, com Maria Angelina da Rocha, 25 anos, serviçal, natural Este, S. Mamede e moradora Espinho, Braga, filha de Jose Ferreira de Aguiar, Anha, Viana e Maria Rosa, Este, S. Mamede, T. Domingos Ferreira e Francisco Rodrigues, sapateiro, ambos quintela, Este, S. Mamede, Padre Jose Coelho dos Santos, paroco colado)
- Jose Ferreira de Aguiar, 28 anos ‘viuvo de Thereza Rita, falecida Este, S. Mamede’, natural Santiago de Anha, Vila Verde, filha natural de Ana Vieira, Anha ‘Viana’ (casou em Este, S. Mamede, a 7.1.1877, com Maria Rosa, 41 anos, solteira, fiadeira de lã, Este, S. Mamede, filha de João Manoel da Rocha, Aguas Santas, Lanhoso e Mariana Gonçalves, Este, S. Mamede, T. Bento Jose da Silva Abreu, simãos e João Rodrigues e Sá, devesa, ambos Este, S. Mamede, Padre Jose Rodrigues, vigario)

Carvoeiro, S. Maria
- Antonio Gomes, filho de Antonio Gonçalves e Maria Gomes, raios, S. Maria de Carvoeiro, termo de Barcelos (casou em Palmeira, S. Maria, a 10.2.1710, com Catherina da Silva Lage, filha de Francisco Fernandes Lage e Maria Lopes, falecida, s. joão, Adaufe, T. Padre João Gomes, cura do mosteiro de Carvoeiro, Barcelos, Padre Domingos Fernandes Velho, cura de Adaufe e Vitoriano de Azevedo e Silva Castro, desta, Padre Francisco da Silva, vigario)
- Francisco Fernandes, filho de Nicolau Afonso e Maria Fernandes, S. Mª Carvoeiro, termo de Barcelos (casou em Tenões, Braga, a 25.5.1721, com Maria Antunes, filha de André Gonçalves e Andreza Antunes, pica, desta, T. Joseph Gonçalves, Costodio Antunes, ambos eira, Manoel Antunes de Oliveira, nogueiras, Francisco de Oliveira, pousada, todos desta, Padre António Ferreira, vigário)
- Paulo Fernandes da Rocha, filho de Agostinho Fernandes e Maria Gonçalves, desta (casou em Câmara de Moure, a 12.1.1722, com Josepha Rodrigues, filha de Joseph Rodrigues, falecido e Catherina Afonso, S. Mª Carvoeiro, Barcelos, T. Leandro Ferreira, Domingos Alvares Ferreira, mó, Pedro de Amorim, foz, Baptista de Lima, câmara, Padre Manoel Brandão Coelho, vigário)
- Domingos Martins, filho de João Martins, falecido e Ana Gonçalves, S. Mª do Carvoeiro ‘Viana’ (casou em Este, S. Pedro, a 16.6.1725, com Ascenção Francisca, filha de Antonio Francisco e Luiza Francisca, falecidos, T. Hieronimo Dias da Silva, estudante, filho de Alexandre Dias, desta, João Carvalho, Manoel Francisco, Padre Joseph Rodrigues, coadjutor)
- Costodio Fernandes Pereira, filho de Braz Fernandes e Ana de Barros, falecidos, S. Maria de Covas, termo da Barca (casou em Prado, S. Maria, a 9.1.1747, com Costodia de Miranda, viuva de Bento da Rocha, S. Maria de Carvoeiro e ela filha de Diogo de Sousa e Domingas de Miranda, falecidos, S. Maria de Carvoeiro, T. Costodio Esteves Cerqueira de Amorim Barbosa, Luis Costodio Furtado de Mendonça, ambos desta vila, Padre Domingos Fernandes de Oliveira, reitor)
- João Gonçalves Machado, filho de Gabriel Gonçalves Machado e Maria Josefa Lobo, Carvoeiro, S. Maria (casou em Bico, S. Vicente, a 28.2.1813, com Ana Maria Campelina, filha de Antonio Jose Antunes e Joana da Silva Campelina, Bico, S. Vicente, T. Antonio Jose da Silva e João Jose Pinheiro, ambos Bico, S. Vicente, Padre João Antonio de Sousa, abade)
Resenha Historica
Em Carvoeiro existiu um mosteiro beneditino, já documentado em 1129, de que nos resta a igreja e a parte residencial construída pelos meados do século XVIII.
Refira-se que a primeira menção explícita à regra de S. Bento , em território portucalense data de 959, mas esta só começa a ser observada, provavelmente a partir de 1085-1095, com a chegada dos monges de Cluny.
Este templo beneditino foi reformulado em 1704 e no seu interior espaçoso podemos apreciar um grandioso retábulo do altar-mor, em estilo nacional e dessa época. Localizado numa rechã, entre montanhas, onde outrora a pastorícia tinha áreas largas, tudo indica que a criação de gado tenha sido a principal fonte de rendimentos. O actual lugar, serrano, da Vacaria parece ter sido outrora uma simples branda do mosteiro.
D. Luisa Monteiro, notável de Carvoeiro cedeu à freguesia este mosteiro. Em Braga, encontram-se elementos provenientes do templo primitivo românico deste Mosteiro.
As origens do povoamento de Carvoeiro são muito remotas a confirmar essa antiguidade está o Penedo da Coxa da Hera com Figuras Rupestres. Na orla nordeste da freguesia, existe uma elevação onde se encontra o Castrejo de Carmona, povoado fortificado da Idade do Ferro, e do qual só restam ruínas de muralhas e casas circulares. A Serra da Padela, na sua progressão  para o Ocidente, apoia-se num contraforte conhecido pelo nome de Carmona, vulgo Caramona. Este monte em forma de cone tem 303 metros de altitude e apresenta as seguintes coordenadas: Geográficas Latitude 4l º 39’ e 45” — Longitude 0º 29’ e 08”.Encontram-se vestígios de uma povoação antiga: alicerces de casas redondas e restos de urna tríplice muralha envolvente. A um ou dois palmos de profundidade aparecem ainda fragmentos de tégulas e de outros objectos de olaria. Vários autores  julgam ser os restos da antiga cidade de Carbona, cujo nome adviria da circunstância de os seus habitantes fazerem muito carvão. Teria sido destruída pelos árabes em 716.
No livro “Inventário Colectivo dos Arquivos Paroquiais vol. II Norte Arquivos Nacionais/Torre do Tombo” encontra-se, na integra, a seguinte informação:
«A primeira referência conhecida a Carvoeiro encontra-se no documento 547 do Liber Fidei, de 1120, no qual é denominada “Carvonario”.
Existe documentação abundante dos séculos XII e XIII que refere o conto e mosteiro beneditino de Santa Maria de Carvoeiro, fundado nesta freguesia cerca de 885. Segundo o Padre António Carvalho da Costa, este antigo convento terá tomado o nome de uma grande cidade que existiu no alto de um monte próximo de Carvoeiro, de que ficaram vestígios.
O seu nome, Carbono, deriva do carvão, que ali se fazia.
No catálogo das igrejas da Terra de Aguiar do Neiva, de 1320, o mosteiro foi taxado em 60 libras. Em 1371, porém, foi avaliado em 15 libras e, em 1528, “no mosteiro de Carvoeiro S. Maria” rendia 200 reais.
Segundo Américo Costa Santa Maria Maior de Carvoeiro era curato da apresentação daquele mosteiro beneditino, tendo passado, mais tarde, a priorado.
O “Bispo D. Pedro e a organização da diocese de Braga” atribui-lhe como padroeiro Nossa Senhora do O.
No foro administrativo, pertenceu, em 1839, ao concelho de Barcelos, em 1852, ao de Viana e, em 1878, ao julgado de Vila de Punhe.»

Deocriste, S. Mamede
- Francisco Gonçalves, viuvo de Isabel Veloso, rua do alcaide, Cividade (casou em Cividade, Santiago, a 8.3.1634, com Catherina Rodrigues, filha de Francisco Gonçalves, lavrador e Catherina Rodrigues, lugar outeiro, S. Mamede de Deocriste, termo de Barcelos, T. Belchior Lopes, alfaiate, morador no terreiro da rua s. Antonio, Pedro Alvares, alfaiate, rua dos pelames, Pedro Antunes, cocheiro do Sr. Arcebispo D. Rodrigo da Cunha, Padre Pedro Lopes Falcão, abade)
Resenha historica:
É citada nas Inquirições de D. Afonso II, de 1220, sob a designação de "Santo Mamete" no termo de Deocriste. Pertencia, na época, à Terra de Aguiar de Riba Lima.
Aparece com a categoria de paróquia nas Inquirições de D. Afonso III, feitas em 1258. Figurava então no julgado de Aguiar.
Nas Inquirições do rei D. Dinis, feitas em 1290, a freguesia de Sã Mamede de Deocriste é do julgado de Barcelos.
Na taxação das Igrejas a que se procedeu no reinado do mesmo monarca, em 1320, Deocriste, incluída na Terra de Aguiar de Neiva, foi taxada em 80 libras.
No registo da cobrança das "colheitas" dos benefícios eclesiásticos do arcebispado de Braga, efectuado por D. Jorge da Costa, entre os anos de 1489 e 1493, o seu rendimento importava em 15 libras, o correspondente a 1140 réis, em dinheiro com "morturas", e 19 réis de dízimas de searas.
Em 1528, o Livro dos Benefícios e Comendas atribui-lhe um rendimento de 30 mil réis.
Américo Costa descreve São Mamede de Deocriste como vigairaria da apresentação da Colegiada de Barcelos, no termo da mesma vila.
Em termos administrativos, pertenceu, em 1839, à comarca e concelho de Barcelos e, em 1852, à comarca de Viana do Castelo.

Gandra, S. Martinho
- Francisco de Araujo, filho de Manoel de Araujo, S. Martinho da Gandra e Maria Vieira, solteira, S. Eulalia de Ruivos, termo da Barca (casou em Dume, S. Martinho, a 13.8.1707, com Ana Francisca, filha de João Francisco e Isabel Gonçalves, pinhel, desta, T. Domingos Coelho, lamas, Antonio, solteiro, filho de Lucas Martins, gontijo, Antonio Peixoto, ferreiro do carmo, Sampaio da Ponte de Prado, Joseph Francisco, enfias, s. vicente, S. Victor, Padre Simão de Alvarenga Peixoto, Prior)
- Antonio Jose Carvalhosa, 32 anos, criado de servir, natural S. Martinho da Gandra, Viana e morador Dornelas, filho de Antonio Jose Carvalhosa e Sebastiana Maria, Gandra, Viana (casou em em Dornelas, S. Salvador, a 12.8.1867, com Antonia Josefa, 29 anos, filha de Bento da Silva e Joana Maria, Dornelas, T. Francisco Antunes e Costodio Jose de Araujo, ambos lage, Dornelas, Padre Francisco de Sousa Silva, encomendado)

Geraz do Lima, S. Maria
- Domingos Gonçalves frango, filho de Domingos Gonçalves frango e Ana Gonçalves, S. Maria de Geraz de Lima (casou em Vilarinho, ‘Vila Verde’, a  29.11.1675, com Martha Rodrigues, filha de Domingos Rodrigues e Margarida Afonso, desta, T. Manoel Nogueira, Cosme Dias, Manoel Dias e Hieronimo Vilela, Padre João Moreira Falcão, vigário)
- Miguel Antunes da Costa, surgião, terreiro de S. Antonio, filho natural de Jorge da Costa Pinto, abade de S. Marinha de Moreira de Lima e Margarida da Silva, falecida, cruz de pedra, Maximinos (casou em Cividade, Santiago, a 25.6.1690, com Joana Rebelo de Araujo, filha de Manoel Rebelo e Maria de Araujo, porto, Prozelo, Entre Homem e Cavado, T. Andre de Maria, sapateiro, Manoel de Lima, barbeiro, ambos rua dos pelames, João de Magalhães, defonte desta igreja, Padre Tome Gomes Vilaça, vigario)
- Francisco Jacome do Lago, filho de Francisco Jacome do Lago e Mariana Gonçalves da Cunha, S. Mª do Geraz de Lima (casou em Este, S. Pedro, a 2.4.1736, com Domingas Vieira Alvares, sande, filha de João Francisco e Maria Vieira, falecidos, mouquim, T. Bento Ferreira, Antonio Xavier, Julião Caetano, estudantes, assistentes em minha casa, Joseph Correia, meu familiar, Padre Braz Cadima de Oliveira, abade e assina assento o coadjutor)
- Domingos Ferraz, filho natural de Antonio Ferraz, Santa Leocadia de Geraz de Lima e de presente morador nesta (casou em Prado, S. Maria, a 24.2.1745, com Antonia Francisca, filha de João Lopes e Brizida Francisca, falecidos, Lage, T. Domingos Francisco pessegueiro, Joseph Fernandes, ambos desta, Padre Francisco de Macedo, coadjutor)

Gontinhães
- Jose Joaquim de Carvalho e Sá, 40 anos, viuvo de Clotilde Pinto Nogueira de Sa, proprietario, Vila Verde, filho de Manoel Francisco Carvalho, Rendufe, Amares e Luisa Maria de Sa, Lage, Vila Verde (casou com provisão do Sr. Arcebispo, para casar nesta freguesia e dispensa apostolica por serem parentes em 2º consanguinidade, em Gualtar, S. Miguel, a 22.6.1907, com Dª Maria Judith de Sá Pinheiro, 23 anos, familiar, natural S. Ildefonso, Porto e moradora em Vila Verde, filha de Manoel Domingues Martins Pinheiro, Gontinhães, Viana do Castelo e Maria Carolina de Sá Pinheiro, Vila Verde, T. Antonio Francisco Marques de Macedo, casado, Dume, Luis da Silva Correia, menorista, Vila Verde, celebrou o Padre Antonio Jose Rodrigues, abade de Sampaio de Vila Verde)
[Dissolvido por falecimento de Jose Joaquim de Carvalho e Sá, em 27.4.1949, boletim 113, de 16.11.1973]

Lanhezes
- Domingos Alvares, filho de Francisco Alvares e Maria Alvares, assistentes nesta e natural de Vilarelho, vila de Caminha, comarca de Valença (casou em Câmara de Moure, a 1.7.1720, com Francisca Rodrigues, filha de Luís Dias e Inez Gonçalves, falecidos, Lanheles, comarca de Valença, T. Luís Alvares Ferreira, estudante, filho de Domingos Alvares Ferreira, mó, Sebastião Gonçalves o rei, moure, Baptista de Lima e Abreu, câmara, Pedro de Amorim, foz, Padre Manoel Brandão Coelho, vigário)

Mazarefes, S. Nicolau
- Afonso Domingues, filho de Afonso Domingues e Apelonia, solteira, S. Nicolau de Mazarefes, Viana (casou em Se, Santiago, a 7.9.1633, com Maria Fernandes, filha de Antonio Alvares e Catherina Rodrigues, Lama ‘Barcelos’, T. Miguel Fernandes, barbeiro, S. Miguel o Anjo, Jeronimo Pinto, criado do Sancristão da Se, Manoel Correia, solteiro, conega, Se, Padre Antonio de Araujo, vigario)

Meixedo, Viana
- Francisco de Araujo, filho de Francisco de Araujo e Maria Fernandes, falecida, meixedo, Valença, Viana (casou em S. Marinha de Oriz, a 1.6.1705, com Ana de Araujo, filha de Domingos de Araujo e Inez Francisca, além, desta, T. Manoel Pereira, Mathias Fernandes, Francisco Vieira, meus criados ‘abade’, Gonçalo Martins, paço, Antonio Fernandes, barrais, Padre Antonio de Sousa Macedo, abade)

Monserrate
- Adolfo Meneses Guedes da Fonseca, 35 anos, solteiro, proprietario, S. Victor, filho de Augusto Guedes da Fonseca e Gouveia, Monserrate, Viana do Castelo e Dª Candida do Carmo Sousa Meneses, S. João Baptista, Ponte da Barca (casou com dispensa por serem parentes em 2º e 3º de consanguinidade e com provisão do Sr. Arcebispo para casar nesta igreja, em Gualtar, S. Miguel, a 19.12.1903, com Dª Amelia da Silva Guedes da Fonseca Gouveia, 18 anos ‘tinha mãe presente’, S. Victor, filha de João Francisco da Silva Braga, S. Jeronimo de Real e Dª Sofia Guedes da Fonseca Braga, Monserrate, Viana do Castelo, T. Dª Sofia Guedes da Fonseca Braga ‘mãe da contraente, S. Victor’, Dr. Frederico Guilherme da Fonseca, Delegado e Procurador Regio, S. Victor, Dª Maria Isabel Guedes da Fonseca Gouveia Franco, S. Victor, Augusto Feio Soares de Azevedo, escrivão de Direito, Sampaio de Vila Verde, celebrou com autorização o conego Prior de S. Victor Manoel de Oliveira Barbosa)
- Augusto Feio Soares de Azevedo, 27 anos, escrivão de Direito, S. Jose de S. Lazaro e morador Sampaio de Vila Verde, filho de Francisco Feio Soares de Azevedo, Pedregais, Vila Verde e Dª Adelinda da Silva Ramos, S. Victor, Braga (casou com provisão do Sr. Arcebispo para casar nesta igreja, em Gualtar, S. Miguel, a 28.1.1904, com Dª Paulina, 20 anos ‘mãe presente’, S. Victor, filha de João Francisco da Silva Braga, falecido, S. Jeronimo de Real e Dª Sofia Guedes da Fonseca Braga, Monserrate, Viana do Castelo, T. Dª Sofia Guedes da Fonseca Braga, Dr. Frederico Guilherme da Fonseca, Delgado Procurador Regio, ambos S. Victor, Dº Adelinda da Silva Ramos, Adolfo Meneses Guedes da Fonseca, proprietario, S. Victor, Dª Amelia da Silva Guedes da Fonseca e Gouveia, Padre Jose Joaquim de Carvalho, abade)
- Adolfo Ferreira da Silva, 33 anos, solteiro, negociante, S. Jeronimo de Real e morador na rua Costa Gomes, filho de Jose Maria Ferreira da Silva, Panoias e Dª Joaquina de Sousa Coelho e Silva, Real (casou com autorização superior para o fezer nesta igreja, em Maximinos, S. Pedro, a 6.4.1910, com Dª Maria Luisa Leite de Vasconcelos das Neves Duarte, 27 anos, natural de S. Eufemia de Penela, Coimbra e moradora em Panoias, filha de Tomaz Augusto de Freitas Neves Duarte, Monserrate, Viana do Castelo e Dª Maria Filomena Leite da Cunha e Vasconcelos Duarte, morador na casa da mainha, Panoias, T. Jose Maria Ferreira da Silva, Dª Maria das Dores da Silva Duarte, viuvos, proprietarios, rua costa Gomes, Dr. Antonio Carlos Leite da Cunha e Vasconcelos, casado, medico municipal, Valongo, Porto e Dª Maria Filomena Leite de Vasconcelos das Neves Duarte, viuva, proprietaria mainha, Panoias, Padre Antão Jose de Oliveira, abade)

Montaria, S. Lourenço
- Manoel Afonso Rodrigues, filho de Manoel Afonso, falecido e Acencia Rodrigues, S. Lourenço de Montaria, Viana (casou com dispensa por serem parentes em 4º de consanguinidade, em Sande, a 20.2.1746, com Benta de Barros, filha de Manoel de Barros e Brizida de Araújo, falecidos, junqueira, T. Manoel Pimenta de Brito, Diogo Veloso, Francisco João, todos sande de baixo, Padre Crispiano Dias, cura)

Mujais, Viana
- João Pereira de Abreu, filho de Tristão Pereira de Abreu e Dª Juliana da Silva, moradores na sua quinta de carqueijal, Mujães, vila de Viana (casou em Cividade, Santiago, a 8.11.1626, com Dª Maria Brava de Sousa, filha de Jeronimo de Oliveira, falecido e Jeronima da Fonseca de Sousa, campo de Santiago, T. conego Manoel Soares de Castilho, Padre Antonio Gonçalves, capelão da capela de S. Pedro, Santa Se, Pedro da Cunha, Miguel de Abreu, todos cidadãos desta cidade, celebrou com a presença do Dr. Cristovão de Matos, mestre escola na Santa Se, de minha licença Padre Pedro Lopes Falcão, cura)
- Manoel Fernandes, filho de Amaro Fernandes, falecido e Isabel Rodrigues, Santa Maria Mujais, couto de Capaneiros ‘Barrozelas’, Viana (casou, em 17.3.1666, com Maria Francisca, filha de Manoel Francisco e Inez Francisca, falecidos, sisam, T. Thome Francisco, Gonçalo Francisco, Pedro Antunes, todos sisão, Padre Antonio Alvares Ferreira, cura encomendado)
- Manoel Alves Ferreira, 25 anos, pedreiro, natural de vila de Punhe e morador em Mujães, Viana do Castelo, filho de Francisco Alves Ferreira, pedreiro e Maria Rosa Figueira, jornaleira, Mujães (casou em Valdozende, S. Marinha, a 12.11.1890, com Maria Joaquina Dias, 24 anos, assento, filha natural de Joaquina Benedita Dias, solteira, assento, Valdozende, T. Antonio Manoel Domingues, casado, alcrimes, S. Isabel do Monte, Jose Antonio Gonçalves, solteiro, ferreiro, assento, Valdozende, Padre João Francisco Pereira, abade)

Neiva, S. Romão
- João da Costa, filho de João Jorge e Maria da Costa, falecidos, Santiago do Castelo ‘Neiva’, termo de Barcelos (casou na Se, em Santiago da Se, Braga, a 27.12.1668, com Jeronima de Freitas, filha de Francisco Gonçalves e Antonia de Freitas, S. Miguel o Anjo, T. Jose da Fonseca, Antonio Gomes, Gaspar Ferreira, Domingos da Cunha, alquiladores, celebrou o Padre Francisco Geraldes, rua do poço, Se)
- Pedro Gonçalves, filho de Isabel Borges, Rendufe e Bento Gonçalves, S. Romão de Neiva (casou em Navarra, a 5.4.1693, com Isabel Fernandes, filha de Gaspar Antunes e Isabel Fernandes, desta, T. João Francisco, Domingos Fernandes, Padre Francisco da Silva, vigario) – Rendufe já
- Antonio Vieira, filho de Francisco Vieira, o velho, rego (casou em Sabariz, a 17.1.1699, com Paschoa Rodrigues, ora moradora roupeiro, natural de S. Romão de Neiva, termo de Barcelos, T. João de Matos, João de Barros, Francisco Rodrigues, viuvo, todos de rego, Padre Gaspar Antunes de Carvalho, abade)
Resenha
Denominou-se outrora Neiva ou Castelo. Esta freguesia da Ribeira Neiva formou, juntamente com a de São Romão, a vila que, no tempo de D. João I, se chamava Aguiar de Neiva.

Oliveira
 - Francisco de Abreu de Lima, Pasta 1236, Procº 28198, de 10.12.1690, natural de Oliveira, S. Maria, termo dos Arcos, inquirição feita na Igreja Velha do Rey Salvador, vila de Viana, sendo comissãrio Bento Barbosa de Lanções e escrivão Padre Domingos Afonso Branco
a) Filho de Rafael de Abreu de Lima e Dª Serafina de Lima, moradores na sua quinta de Oliveira, Homem Fidalgo da Casa de Sua Magestade
b) Neto paterno de João Gomes de Abreu Lima e Dª Angela, naturais da vila de Viana, igreja Mayor
c) Neto materno de D. Duarte de Lima e Dª Maria de Araujo de Vasconcelos, ambos naturais de Oliveira
Testemunhas:
- Gaspar Maciel de Aguiam, homem nobre, morador Viana, 70 anos
- Gaspar Dias Pires, Familiar do Santo Oficio, Viana, 66
- Abade de Couto, Jorge de Caldas, Viana, 62
- Manoel Fernandes, soldado, Viana, 78
- João Casado Jacome, homem nobre, Viana, 72
- licenciado Francisco Lopes Leitão, Viana, 77
- Antonio Lourenço, ourives de prata, natural de S. Martha e morador em Viana, 40 anos, 54
- Domingos Dantas Velho, vivendo das suas fazendas, Oliveira, 70
- Padre Balthazar de Barros, clerigo habito S. Pedro, 70

- Thome Dantas Barbosa Cassão, Pasta 442, Procº 9704, de 9.12.1689
a) Filho de Domingos Dantas Cassão e Philipa Fernandes, travaços
b) Neto paterno de Domingos Afonso, lugar de Ruem/Ruam? (filho de Gonçalo Afonso e Maria Fernandes), Oliveira e Domingas Cassão, travaços, Oliveira
c) Neto materno de Gaspar Gonçalves (filho de Pedro Gonçalves e Catherina Fernandes, travaços) e de Maria Rodrigues, veiga (filha de Domingos Pires e Martha Rodrigues, veiga, Oliveira)
Todos de Oliveira, S. Maria

- Gaspar Dantas, Pasta 1201, Procº 27398, de 12.1.1690
a) Filho de Domingos Dantas e Maria Dantas, moradores em travaços, Oliveira
b) Neto paterno de Gonçalo Dantas e Isabel Fernandes, naturais e moradores em travaços, Oliveira
c) Neto materno de Antonio João, covelas, Santo Adrião de Oleiros, termo da Barca e Domingas Dantas, natural de cerdeirinha, Oliveira e moradores nesta
"Lavradores, sem outro oficio e alcunha"

- Francisco Joseph Guedes, Pasta 1273, Procº 28959, de 19.3.1730, nascido a 9.3.1713, P. Gonçalo da Cunha de Mesquita e sua mulher Benta de Melo
a) Filho do Padre Lourenço Guedes Pereira, abade que era Vila Nova de Sande, termo vila Guimarães e Maria Cardozo, solteira, Castelo, Guimarães
b) Neto paterno de Heitor Guedes Pereira, natural da Travessa, S. João de Souto, Braga e Dª Joana Leite, natural S. Senhorinha de Basto, moradores na rua do Souto e na quinta do Sobrado, Senhorinha, Cabeceiras de Basto
c) Neto materno de Padre Aleixo Gomes de Abreu, natural de travaços, Oliveira, S. Maria, termo da Barca, de presente abade de S. Pedro de Farelães, termo de Barcelos (filho de Gonçalo de Sequeiros e Madalena Gomes, travaços)  e Hieronima Cardozo, falecida, natural S. Paio, vila de Guimarães
Testemunhas: Oliveira, S. Maria:
- Padre Antonio de Barros Alvares, presbitero, barral, 50 anos
- Francisco de Barros, viuvo, barral 80
- Domingos de Barros, viuvo, cazareira?, 75
- Manoel de Antas, solteiro, figueiredo, 60
- Maria de Antas, viuva de Bartholomeo Gonçalves, figueiredo, 80
- João de Barros, viuvo, figueiredo, 65
- Leonel Velho, travaços, 50
- Gaspar de Antas, travaços, 60
(Dizem que em travaços, se encontra uma irmão do Aleixo e filhos que ele visitava)

Portuzelo, S. Marta
- Domingos Joseph Araujo e Melo, viuvo de Dª Maria Thereza Melo, filho de Vitorio de Araujo e Azevedo e 1º mulher Dª Hieronima Maria, Santa Cruz, Ponte de Lima (casou em Loureira, a 16.12.1738, com Dª Maria Josepha Sottomayor, filha de Paio Gomes de Caldas Pereira e Dª Francisca Joseph de Sousa Sottomayor, S. Martha, Valença, com procuração da noiva Antonio de Barros de Sousa, abade resignatario de S. Pedro de Portela, Viana?, T. Antonio de Abreu de Lima e Melo de Sottomayor, Fidalgo da Casa de Sua Magestade, cunhado do noivo, Padre Manoel de Sousa, Soutelo, Domingos Alvares de Campos, Padre Jacome Fernandes Lobo, abade)

Portela de Susã, Salvador
- João Gonçalves, filho de João Gonçalves e Francisca Gonçalves, Salvador da Portela Susã, termo de Viana (casou em Dume, S. Martinho, a 12.12.1735, com Francisca Maria, filha de Domingos Coelho e Maria Francisca, anteportas, desta, T. Vicente Duarte Braga, cachada e Francisco Fernandes, anteportas, Padre Boaventura Mendes da Costa, prior e abade)
- Jose Martins, 63 anos, viuvo de Maria Fereira, natural de Portela Suzâ, Viana do Castelo e morador Gualtar, filho de Joaquim Martins e Quiteria Dias (casou em Gualtar, S. Miguel, a 6.5.1907, com Thereza Vieira, 51 anos, viuva de Jose Ferreira Peixoto, jornaleira, Nogueira, filha de Manoel Vieira e Maria Joaquina, S. João Baptista de Nogueira, Braga, T. Manoel Jose Pereira Pocho, casado, Manoel da Silva, solteiro, Gualtar, Padre Jose Dias de Araujo, abade)

Serreleis, S. Pedro
- Antonio Falcão, filho de Pedro Marinho Falcão [filho de João Falcão e Germineza Soares, Ponte de Lima] e Isabel Ferraz [filha de Gonçalo Marinho ‘filho de Lopo de Malheiro, sr da torre de Refoios e Margarida Marinho’ e Mecia Ferraz ‘filha de Antonio Rego e Ana Ferraz’], moradores e naturais de Ponte de Lima (casou, em 19.10.1625, com Guiomar da Rocha, filha de Balthazar Veloso, natural e morador nesta e Luiza da Rocha, falecida, natural e moradora em S. Pedro de Serreleis, termo de Viana, com certidões do Padre Gaspar de Oliveira, cura igreja vila Ponte de Lima e Padre Francisco da Conceição, vigario de S. Pedro de Serreleis, T. Padre Francisco Rodrigues, meu cura, Antonio Marinho Falcão, meu freguez, Francisco Casado, vila de Viana, Jorge Quinteiro, meu freguez e Domingos Francisco, meu familiar, Padre Francisco Rodrigues, cura deu os banhos, Padre Antonio Dantas, abade)
- Jose Gomes, 26 anos, natural Soutelo, Vila Verde, filho de Manoel Joaquim Gomes e Thereza Gonçalves, Soutelo (casou em Lago, S. Martinho, a 15.6.1905, com Thereza Maria Dias, 27 anos, Lago, filha de Jose Dias Magro, natural Serreleis, Viana do Castelo e Maria Clara Lopes, Lago, T. Manoel Joaquim Gomes, Soutelo, Jose Joaquim Dias, solteiro, pedreiro, Lago, Padre Lucio Dias Correia Fanha, abade)
[Dissolvido por falecimento de Thereza Maria Dias, em 26.11.1951]

Subportela, S. Pedro
- João Martins, viuvo, Se do Porto, estante na rua das conegas (casou na capela do Senhor, Santiago da Se, Braga, em 9.1.1663, com Ana de Abreu, S. Pedro de Sobpostela, termo de Barcelos, estante na rua das conegas ‘com licença e despacho do juiz de casamentos’, T. Luis Alvares, sapateiro, rua das conegas, João de Sa, sapateiro, rua dos sapateiros, Jeronimo Ferreira, viuvo, roxio da praça velha, Padre Jacome Ferreira, vigario)

Tacha, S. Estevao
- Manoel Ferreira, filho de Gaspar Rebousia e Maria Amada, S. Estevão da Tacha, termo de Viana (casou em Prado, S. Maria, a 12.10.1721, com Costodia Barbosa, filha de Lucas Barbosa e Emerenciana de Campos, desta vila, T. Calisto Pereira de Araujo, João Pereira Feio de Azevedo, Padre Domingos Gomes de Macedo, todos desta, Padre Antonio Correia de Macedo, coadjutor)

Viana do Castelo, cidade:
- Francisco Afonso, viuvo, vila Viana (casou Santa Se, Santiago, a 13.1.1621, com Isabel Leite, filha de Maria Antonia, viuva, campo das hortas, T. Domingos Gonçalves, viuvo, Domingos Gonçalves, rua dos biscainhos, Antonio de Azevedo, meu familiar, Padre Manoel Vaz, abade)
- Balthazar Martins, filho de Salvador Martins e de Catherina Pires, Valdreu, Vila Verde, passei certidão Padre Frutuozo Martins (em 8.9.1633, para casar com Gracia Pinto, filha de Belchior Gomes e Isabel Pinto, moradores na vila Viana, Padre Amador da Lomba, reitor deste mosteiro)
- Antonio Fernandes, filho de Pedro Fernandes e Maria Francisca, gouvim, Valdreu, Vila Verde, passei certidão em como esteve em Castela 8 meses (em 23.3.1637, com Domingas Martins, filha de Belchior Fernandes e Margarida Fernandes, vila Viana, Padre Amador da Lomba, reitor deste mosteiro)
- Gaspar Gonçalves, filho de Diogo Vaz e Maria Gonçalves, vila de Viana (casou na capela do Senhor, Santiago da Se, Braga, em 9.10.1645, com Beatriz da Costa, viuva, rua das conegas, T. João da Costa, solicitador, rua dos biscainhos, Padre Gaspar da Mota, Manoel Correia, Padre Jacome Ferreira, vigario)
- Pedro Lourenço, filho de Pedro Lourenço e Justa Fernandes, falecidos, vila de Viana, com certidão passada pelo seu paroco Padre Gaspar de Paços Figueira (casou em S. Miguel de Prado, a 22.10.1651, com Maria Francisca, filha de João Gonçalves e Isabel Francisca, meus fregueses, T.  com a presença dos fregueses da missa conventual, Padre Cristovão Dantas, abade)
- Dr. Domingos Borges Pinto, corregedor da comarca de Vianna (casou em Amares, Amares, a 25.3.1662, com Dª Maria de Sousa, Padre João de Faria, abade de Figueiredo, com licença do abade, T. Francisco da Silva, Padre João de Faria, Padre Marcos de Araujo, Prozelo)
- Domingos Gonçalves, filho de Domingos Gonçalves e sua mulher, ribeiro (casou em Prado, S. Maria, a 11.1.1672, com Maria Domingues, filha de João do Couto, Vila Nova e Ana Bezerra, falecida, Viana, T. Manoel Domingues da murta, Gaspar Fernandes, ribeiro e Domingos Bernardes, ribeiro, todos desta, Padre Pedro Machado, reitor)
- Francisca Dias, filha de Manoel Carvalho, falecido e Francisca, solteira, ambos talhos (casou em Sampaio da Pica, a 14.11.1683, com Manoel Rodrigues, filho do Padre Manoel Rodrigues Soares, tesoureiro na Colegiada da vila de Viana e Maria Francisca, solteira, falecida, S. Miguel de Prado, T. Pedro Carvalho e seu filho Padre João Carvalho, rua Maximinos, Braga, Miguel da ventosa, Manoel de Araujo, ambos desta, Padre Francisco de Sousa, abade)
- Manoel Ferreira, alfaiate, filho de João Alvares, espadeiro, vila de Viana e Andreza de Oliveira, solteira, Santiago da See, Braga (casou em, S. Julião de Lage, a 9.11.1698, com Maria da Silva, filha de Inácio da Silva e Ana Ribeiro, boca, desta, T. Domingos Gonçalves, fonte, Domingos Pires, godinho, Padre Manoel de Araújo, abade)
- Domingos Rebelo Vieira, viuvo de Maria do Rego, 1ª mulher, vila de Viana, soldado (casou em Cividade, Santiago, a 8.2.1702, com Catherina Pinto de Castro, viuva de Manoel Pinto de Carvalhães, vila de Guimarães, com licença do vigario de S. Pedro de Espadeiros, Domingos Barbosa, reconhecida por Francisco de Araujo, escrivão das notas desta cidade, por ser freguesa a contraente do mesmo’, T. Francisco Ferreira, musico, roxio de S. Antonio, Geraldo Vieira, organista, campo de Santiago, Jose Vieira, seu sobrinho, estudante, moradora com ele, ‘tio’, Padre Agostinho de Barbosa e Lima, vigario)
- Dr. Inacio Pereira de Araujo, filho de Sebastião de Araujo, falecido e Madalena Pereira, Braga, juiz de fora em Melgaço, Valença, estando como procurador o Padre Antonio de Araujo Pereira, vigario de Gualtar (casou em, Adaufe, S. Maria, a 12.1.1709, com Dª Ana de Saa Joaquim Rosa Maciel de Barros, filha de Joaquim Fernandes de Barros e Isabel Maciel, falecida, natural de Viana e moradores nesta, estando como procurador o Padre Francisco Pinheiro de Barros, abade de S. Maria de Amoude, Valença, com certidões de Braga e Frossos, onde o noivo morava, sendo natural de Melgaço, T. Manoel Francisco Rodrigues, s. joão, Francisco Fernandes, souto, Geraldo Gonçalves, todos desta, Padre Joaquim Fernandes de Barros, reitor)
- Joseph Fernandes, filho de Gonçalo Fernandes e Angela Antonia, igreja, Paranhos (casou em Caldelas, Amares, a 13.8.1710, com Domingas Claudia, filha de Leonel Claudio, falecido, sargento-mor e engenheiro de obras de Sua Magestada, vila de Viana e Antonia de Ozores, solteira, S. João de Longos Vales, termo de Monção, T. João de Barros Pereira e seus filhos Jacinto e Pedro de Barros, assistentes em minha casa e Gaspar Rodrigues, ougueiro, Padre Paschoal Lyra Barbosa, reitor)
- Antonio Pinto, filho de Manoel Pinto, sapateiro e Hieronima Tinoco, falecida, ponte, desta (casou em Prado, S. Maria, a 16.4.1711, com Justa de Araujo, filha natural de Manoel de Araujo Malheiro e Juliana Gonçalves, freguesia matriz de Viana, T. Costodio de Saa Esteves, Antonio Correia de Macedo, ambos desta vila, Padre Bartholomeo Alvares, reitor)
- Francisco Rodrigues, filho de João Rodrigues e Maria Martins, sima vila (casou em Caldelas, Amares, a 16.1.1715, com Josepha de Araujo, filha de Pedro Fernandes e Antonia Soares, falecidos, vila Viana, T. João Marques, Antonio Simões, sima vila Bento Martins, pereiro e Domingos Martins, solteiro, ougueiro, Padre Paschoal Lyra Barbosa, reitor)
- Manoel da Costa, filho de Amaro da Costa, rua grande, igreja grande, vila de Viana e Maria Francisca, S. Claudio, moradora no termo de Viana (casou em Palmeira, S. Maria, a 5.10.1719, com Ana Ferreira, filha de Domingos Luis e Isabel Francisca, falecida, povoa, desta, T. Domingos Luis, povoa e Bento Carvalho, carmo, Antonio Carvalho, filho de Antonio Ferreira, falecido, Sampaio, Padre Francisco da Silva, vigario)
- Gabriel Pereira da Silva, viuvo de Cristina de S. João Barbosa, vila Viana, filho de Roque da Silva Pontes e Anastácia Pereira Fragoso, falecidos, Sampaio de Vila Verde (casou em S. Miguel de Prado, a 22.7.1723, com Francisca Maria de Sousa de Azevedo, filha de Domingos de Sousa, falecido e Mariana de Barros, vila nova, T. Francisco de Abreu, João Gomes, estudante, igreja, filho do beneficiado João Gomes de Abreu, Padre Constantino de Barros, cura)
- Domingos Francisco, carvalho deste, ‘com certidão de sentença com dispensa de um impedimento sobre os contraentes por Manoel, solteiro, filho de Hieronimo Gonçalves, S. Mamede de Valdeste’ (casou em Covelas, S. Julião, a 14.5.1732, com Maria Josepha Lobo de Macedo, filha de João Lobo de Macedo e Dª Mariana Barbosa, falecida, vila de Viana e ‘ela contraente natural do couto de Capareiros e de presente assistente nesta’, T. Hieronimo Alvares, João de Sepulveda, Estevão Ribeiro, Hieronimo da Silva e Padre Miguel Vieira, S. Mamede de Valdeste, Padre Antonio João Vieira, vigario)
- Manoel Rodrigues, filho de Joseph Rodrigues e Angela Alvares, falecida, S. Martha, termo de Viana (casou ‘com certidão com licença sem impedimentos da noiva por sair do convento da Conceição, onde esteve anos por criada’, em Nogueira, Braga, a 15.6.1732, com Dionizia de Oliveira, filha de Joseph Dias e Martha de Azevedo, falecidos, Lamaçães, T. Padre Mauricio Monteiro Pachado, licenciado Manoel Ferreira, Francisco da Costa, Joseph João e Feliciano, solteiro, todos desta, celebrou o Padre Pedro Martins de Amorim, coadjutor)
- Manoel Rodrigues, viuvo de Dionizia de Oliveira, filho de Joseph Rodrigues e Angela Alvares, falecida, Santa Martha, termo de Viana (casou em, Nogueira, Braga, a 3.7.1735, com Angela da Costa, filha de Francisco Gonçalves, falecido e Maria da Costa, T. Leandro Joseph de Freitas, Baptista Gomes, Joseph Gomes, Joseph Duarte, todos desta, celebrou o Padre Domingos Duarte, cura)
- Domingos Alvares de Magalhães, filho de João Alvares e Costodia de Magalhães, S. Julião de Freixo, P. Lima (casou em Soutelo, a 28.6.1749, com Vitoria Maria, filha de Antonio da Mota e Isabel Maria de Sequeiros, falecidos, vila de Viana, T. Miguel de Sousa e João Alvares, Braga, Padre Joseph Leite da Costa, abade desta)
- Manoel Rodrigues, viuvo de Angela da Costa, bairro, filho de Joseph Rodrigues e Angela Alvares, falecidos, S, Martha, termo de Viana (casou em, Nogueira, Braga, a 4.2.1750, com Costodia Francisca, filha de Manoel Fernandes ‘filho de Domingos Fernandes e Catherina Veloso, S. S. Barbudo’ e Domingas Francisca, S. Pedro Deste e de presente assistente Nogueiró, Braga ‘filha de Francisco Fernandes e Hieronima Fernandes, Gualtar’, celebrou Padre Manoel de Matos Coutinho, coadjutor)
- D. Luis de Azevedo Sá Coutinho, 38 anos, solteiro, baptizado em Monserrate, Viana do Castelo, filho de D. Luis de Azevedo Sá Coutinho, proprietario, falecido [neto paterno de D. Rodrigo de Azevedo Coutinho Sá Coutinho e Dª Joana Angelica da Silva, moradores casa tapada, Fiscal] e Dª Maria Lima de Araujo Azevedo, de presente moradora feira nova, Ferreiros [neto materno de Antonio Fernandes Pereira Pinto de Araujo e Azevedo, casa sá] (casou em Figueiredo, S. Pedro, a 7.10.1860, as 06H00, com Dª Francisca Barbara de Sousa Machado, 32 anos, natural S. Martinho de Moure, filha de Leopoldo de Sousa Almeida Pereira, proprietario, quinta gondomil, Moure [neta paterna do capitão-mor João Baptista de Sousa e Dª Luiza da Camara Moure] e Dª Joana Angelica de Abreu Machado [neta maternal de Manoel Gonçalo da Maia e Dª Maria Thereza Pereira, Figueiredo], de presente moradores na quinta de vilar, Figueiredo T. Dª Antonia Casimiro de Sousa Machado, proprietaria, solteira, quinta vilar, Figueiredo, Constantino Lobo de Sousa Machado, escrivão da fazenda, Vila Verde, solteiro, S. Marinha de Nevogilde, Vila Verde, Padre Bento Marques Pereira, abade)
- Alexandre exposto na roda de Viana do Castelo, 21 anos, criado de servir (casou em Pousada, Sampaio, a 19.4.1874, com Rosa Maria Rodrigues, 28 anos, filha de Jose Rodrigues [neta paterna de Antonio Rodrigues e Maria Thereza de Sepulveda, Ferreiros de Feira Nova], Crespos e Maria Antunes, falecida [neta materna de Manoel Jose Antunes e Maria Thereza da Silva Ribeiro, falecidos, Pousada], T. João da Silva Machado, antunhães, Bento Pereira de Oliveira, proprietario, Braga, Manoel Antunes, matinho, Pousada, todos solteiros, Padre Luis Maximo de Araujo Tinoco, reitor)
- Antonio Augusto do Carmo Lopes, 33 anos, solteiro, proprietario, natural Ferreiros, Amares e ora em Amares, Salvador, filho de Francisco Antonio Lopes, Viana do Castelo e Ana Joaquina do Carmo, Vila da Ponte de Lima (casou em Crespos, S. Eulalia, a 1.7.1877, com Dª Rosa Isabel de S. Francisco Sarmento, 43 anos, solteira, vivenda das suas rendas, natural de Gualdalupe, Nª Sª ilha Graciosa, Açores e ora moradora na rua S. Bernabé, S. Victor, Braga, filha natural de Maria Isabel, Gualdalupe, Graciosa, T. Jose Ferreira Bica, proprietario, barreiro e Joaquim Carvalho, solteiro, pedreiro, venda nova, ambos Crespos, Padre Gaspar Jose de Sepulveda, abade)
- Feliciano Gonçalves Moreira, 21 anos, barbeiro, rua direita, Maximinos, filho de Antonio Luis Gonçalves Moreira, S. Maria Maior, Viana do Castelo e Luisa Ferreira da Rocha, Maximinos (casou em Maximinos, S. Pedro, a 17.10.1904, com Maria da Conceição da Costa, 19 anos, proprietaria, natural de Maximinos, moradora biscainhos, Sé, Braga, filha de Jose Simões, Tebosa e Mariana da Costa, Maximinos, ambas de Braga, T. Domingos da Costa, casado, pintor, largo de s. pedro e Antonio Martins, casado, servo da igreja, rua direita, ambos Maximinos, Padre Antão Jose de Oliveira, abade)
- Bento Pinho, 29 anos, Bacharel, funcionario público, natural S. Victor, Braga, filho de Francisco Jose Malheiro, Viana do Castelo e Maria das Dores Pinho, Ponte de Lima, proprietarios (casou em Pousada, Sampaio a 27.3.1911, com Bernarda da Conceição Araujo, 35 anos, solteira, capitalista, Pousada, filha de Jose Antonio da Silva Araujo, Pousada e Carolina Marques da Silva Guimarães, Briteiros, S. Leocadia, Guimarães, proprietarios, T. Jose Joaquim Marques da Silva Araujo, solteiro, 1º tenente da Marinha, Lisboa e Padre Francisco Antonio Gonçalves, Bacharel, formado em Teologia, capelão naval, Porto, Padre Manoel Jose de Carvalho, abade)

- Jose Dias Ribeiro, Pasta 844, Procº 19430, de 28.8.1712, conforme fls 41, baptizado em 25.3.1694, pelo Padre Francisco de Crasto, P. Antonio Cardoso Lopes e Matheos Vieira Soares, Padre João Soares de Araujo, moradores na vila de Viana,
a) Filho de Antonio Dias de Carvalho, FSO e Ana Ribeiro, falecida, moradores na freguesia de Santa Maior Maior da vila de Viana
b) Neto paterno de Amaro Dias e Isabel Lourenço, falecidos, ambos moradores e naturais da vila de Ponte da Barca
c) Neto materno de Francisco Martins Catinolo, natural de Arcoza, termo da vila de Viana e Ana Gonçalves, natural de S. Salvador de Manzedo, lugar do cruzeiro, termo da vila de Monção e ambos moradores na vila de Viana
Testemunhas: IG realizada na igreja da Misericórdia de Ponte da Barca, sendo comissário Gabriel Correia de Araujo
- Lucas Aranha Pita, viuvo, natural e morador em S. João Baptista da Ponte da Barca, 76 anos
- Francisco de Santo Antonio, ermitão , natural e morador, 75 anos
- João Gonçalves o charta de alcunha, oficial de sapateiro, natural e morador, 80 anos
- Paulo de Araujo Velho, oficial de serralheiro, natural e morador, 65 anos
- Manoel da Cunha Aranha, solteiro, natural e morador, 65
- João Fernandes, mestre alfaiate, natural e morador, 68
- Aires da Costa Pereira, natural e morador, 59
- Padre Antonio Barbosa da Costa, 63 anos
- Sebastião Pereira, natural e morador, 65 anos
Todas as testemunhas, descrevem o mesmo com excepção do tempo que conheceram os avós paternos, em que uns os conheceram por 50 anos a outros apenas 25 anos, conforme a idade do próprio, de resto no ponto 3 e até o 4º conforme atras descrevo, 'eram chapa', o que o inquiridor queria dizer.

Vila Franca
- António de Oliveira, filho de Manoel de Oliveira, falecido e Ana Gonçalves, gandra (casou em Câmara de Moure, a 15.5.1719, com Natália Ribeiro, filha de Manoel Ribeiro e Ana Gonçalves, falecidos, monte, Vila Franca, Barcelos e certidão deste reitor, T. João Fernandes, gandra, João, solteiro, filho de Antónia Gil, viúva, gandra, Francisco, solteiro, filho de Francisco Fernandes, moure, Padre Manoel Brandão Coelho, vigário)

Vila de Punhe
- Francisco de Almeida, filho de Manoel de Almeida e Maria Rodrigues, falecidos, vila de Punhe, Barcelos (casou em Câmara de Moure, a 27.11.1720, com Luísa Fernandes, filha de Pedro Fernandes da Torre e Ana Rodrigues, caraceira, T. Pedro de Amorim, foz, Baptista de Lima, câmara e Domingos Francisco, caraceira, Padre Manoel Brandão Coelho, vigário)
- Manoel Alves Ferreira, 25 anos, pedreiro, natural de vila de Punhe e morador em Mujães, Viana do Castelo, filho de Francisco Alves Ferreira, pedreiro e Maria Rosa Figueira, jornaleira, Mujães (casou em Valdozende, S. Marinha, a 12.11.1890, com Maria Joaquina Dias, 24 anos, assento, filha natural de Joaquina Benedita Dias, solteira, assento, Valdozende, T. Antonio Manoel Domingues, casado, alcrimes, S. Isabel do Monte, Jose Antonio Gonçalves, solteiro, ferreiro, assento, Valdozende, Padre João Francisco Pereira, abade)


Sem comentários:

Enviar um comentário