domingo, 13 de novembro de 2011

Porto, Porto



Porto,  cidade:

- Pantaleão de Matos, natural do Porto (casou em Soutelo, Vila Verde, a 28.6.1624, com Catherina Pereira, filha de João Pereira e Maria Fernandes, campo de Santa Ana, S. Victor, Braga, T. Pedro Dias de Almeida, S. Martinho de Dume, Padre Hieronimo Dias, Domingos Afonso, cazeiro da igreja e Francisco Fernandes, genro de João Pereira, Padre Gonçalo Pereira, abade)
- Joseph Rebelo, filho de Antonio Francisco e Ana Rebelo, seu casal de urjal (casou em Valbom, S. Pedro, a 11.11.1665, com Maria Dias Ferreira, filha de Antonio Gonçalves, falecido e Ambrozia Dias, Murouco, Santa Cristina, bispado Porto, T. Padre Francisco Luis de Nugueira, S. Miguel de Paçoo, Pedro Francisco, larangeira, Gaspar Gonçalves, carvalhedo, Padre Francisco da Costa Reymonde, abade)
- Manoel de Caldas Pinto, filho de Manoel Rodrigues Cordeiro, cidadão da cidade do Porto, falecido e Maria da Costa Pinto, Dª viuva, Santa Maria da Vitoria, Porto (casou em Caldelas, Amares, a 14.3.1666, com Dª Angela de Mariz Tinoco, filha de Domingos de Mariz, cidadão da cidade de Braga e agora reitor desta igreja e Angela Tinoco, falecida, moradores em campo das Hortas, Braga, Padre celebrante Inocencio Mendes de Azevedo, abade de Portela, com certidão do bispado do Porto e do juiz dos casamentos, pediram para serem casados nesta igreja, T. Padre Lourenço de Fraga, encomendado de Fiscal, Padre Antonio Fernandes, cura de Sequeiros, Sebastião Pereira, Antonio Francisco, Bento de Oliveira, filho de Gonçalo de Basto, carriça, Fiscal, Manoel Francisco, paços, Sebastião Fernandes, ougueiro de cima)
- Inácio Pinto, filho de Domingos Machado Pinto, Castro Daire, bispado de Lamego e Marcolina de Araújo, natural de Leça do Balio, assistente no Porto (casou em Crespos, a 28.1.1668, com Catherina da Silva, filha de António da Silva, natural de Figueiredo, Entre Homem e Cavado e Isabel Francisca, desta, T. Bernardo de Araújo, Matheos João Rosa, Domingos Gonçalves o codesso, António de Azevedo, familiares da minha casa, Padre João Antunes, cura)
- Bento da Silva Borges, filho de Gaspar Vieira da Silva, capitão e Ana Borges, quinta do banhadouro, S. Paio de Besteiros, Entre Homem e Cavado (casou em Crespos, a 31.5.1680, com Águeda da Costa Rosa, filha de Matheos João Rosa e Catherina da Costa de Lemos, falecida, natural de S. Maria de Vilar da Maia, bispado Porto e assistente nesta, T. João da Costa, abade de S. Maria de Vilar da Maya, Pedro Vieira da Silva, Gaspar Vieira da Silva, Besteiros e Domingos Fernandes, quintam, desta, Padre Cristóvão da Costa Rosa, abade)
- António da Costa Guedes, superintendente Província, carreira Menino Jesus, S. Mamede, Évora (casou em Crespos, a 27.9.1684, com Dª Maria da Costa Rosa, filha de Matheos João da Rosa e Catherina da Costa, falecida, natural de S. Maria de Vilar da Maya, bispado do Porto e assistente nesta, T. Padre João da Costa Rosa, abade de Santa Maria de Vilar da Maia, Porto, Manoel da Costa Rosa, Padre João Tinoco, cura, Manoel Alvares, meirinho, T. com a presença da maior parte dos fregueses, na missa conventual de domingo
- Rafael de Figueiroa Pinto, filho de João de Figueiroa Pinto e Dª Maria Carneiro de Barros, See, Porto (casou em, S. Lucrecia de Algeriz, a 8.5.1695, com Dª Mariana, filha de Francisco de Sousa, falecido e Dª Margarida, desta, por procuração o conego Diogo de Castro da Silva Coelho e o abade de S. Martinho de Carrazedo Antonio de Sousa de Menezes, T. João Dias e Domingos Fernandes, Padre Domingos de Sousa, vigario)
- Pedro Moreira Barbosa, vila de Amarante, com procuração assiste Geraldo Ferreira Guimarães, cuja procuração fica na minha mão, morador ao chafariz de S. Domingos, See, bispado do Porto, viuvo de Joana Maria, filho de Nicolau Gomes, falecido e Joana de Sousa, moradores nos ferradores, Ildefonso, extramuros, Porto e ela filha de Gonçalo Ferreira e Antonia Gonçalves, S. Mª Silvares, termo de Guimarães e natural de S. Mª de Ferreiros, Braga (casou em, Nogueira, Braga, a 25.12.1707, com Francisca Thereza, filha de Manoel Moreira Barbosa, falecido e Luzia da Conceição, casas desta minha residencia e viuva de Agostinho da Silva, mercador e morador no chafariz de S. Domingos, Porto, filho de Antonio Manoel, fonte de donas, Vila do Conde, T. Padre Hieronimo Ribeiro, vigario de Fraião, Pedro Ferreira, sirgueiro, Antonio Francisco, barrio, Manoel Nogueira, boca, todos desta, Alexandre de Bessa, meu feitor e Padre frei Francisco, clerigo religioso de Santo Agostinho convento do colegio do Populo, Braga, celebrou o Padre Manoel Nunes Baldaya, abade reservatario que foi desta)
- Dr. Bernardo Velho da Rocha, Braga, com procuração o Dr. Manoel de Barros Távora, abade reservatario desta e Comissário do Santo Oficio, filho do Desembargador Geraldo da Rocha, falecido e Arcangela Velha, Dª viúva, Braga (casou em Sande, a 29.11.1713, com Dª Maria Therezsa da Cunha, filha do Dr. João de Barros e Cunha e Águeda Thereza Pereira, falecida, cidade do Porto e assistente nesta, T. Francisco da Rocha, vigário de Vilarinho, Padre Domingos da Silva, vigário de Lanhas, Francisco de Sousa e Alvim, Braga, Padre Lourenço de Barros Pereira, abade)
- Caetano Joseph de Sousa, filho de António de Sousa e Engrácia Maria, Campanha, Porto e assistente rua dos chãos, Braga (casou em Crespos, a 10.8.1742, com Maria Lopes, viúva de António Francisco, Braga, filha de Domingos Lopes e Águeda Fernandes, falecidos, cal, T. Padre António Antunes, Padre Domingos Antunes, todos desta, Padre Domingos Fernandes, cura)
- Luís Pinheiro Lourenço, rua S. Marcos, Braga e baptizado em Meireles, Porto, filho de Domingos Pinheiro Lourenço e Catherina Teixeira (casou em Sampaio de Vila Verde, a 30.8.1747, com Luiza Maria Barbosa, filha de Bento Barbosa e Bebiana Alvares de Sousa, T. Domingos Joseph de Araújo e Melo, capitão-mor deste concelho, Manoel de Barros e Sousa e Alvim, desta, Padre Constantino da Silva, Barbudo, celebrou o Padre Jacome Fernandes Lobo, abade de Loureira, o Padre Joseph de Araújo Silva, abade)

Arrifana, S. Martinho de Sousa
- Manoel da Rocha, filho de Manoel João e Maria da Rocha, falecidos, S. Martinho de Arrifana de Sousa, bispado Porto (casou em Soutelo, a 16.10.1710, com Hieronima Antonia, filha de Domingos Gonçalves, falecido e Maria Antonia, fundevila, T. Padre Andre Nogueira, cura desta, Padre Antonio Ferreira, Padre Thomaz Pereira, todos desta, Padre Joseph da Costa, abade)

Azurara
- Bartholomeo Gomes, Azurara, bispado do Porto (casou em Prado, S. Maria, a 11.12.1625, com Maria Pereira, desta vila, T. Pedro de Almeida e seu genro Pedro Francisco, Padre António Teixeira, abade reitor)

Beire
- Hieronimo de Sousa, filho de António de Sousa, falecido e Maria do Couto, S. Miguel de Beire, Porto (casou, em 24.5.1731, com Ana de Azevedo, filha de Bernardo Jorge, falecido e Thereza de Azevedo, desta, T. Padre Manoel de Araújo, Padre Bento da Silva, Manoel de Macedo ‘Fiscal’, todos desta, Padre Henrique Barreto Mariz, abade)

Candelo
- João Manoel, viuvo de Clara Manoel, filho de Manoel João, falecido e Maria João, Candelo, bispado do Porto (casou em, Nogueira, Braga, a 28.9.1697, com Maria João, filha de Gonçalo João e Francisca Ferreira, todos mesma freguesia e bispado, com certidão do mesmo, T. Manoel Nogueira, boca, Philipe Ferreira, outeiro, Domingos Jacome, agrelo, Domingos, solteiro, meu familiar, Padre Manoel Nunes Baldya, abade)

Canedo
- Costodio de Araujo de Morais, filho natural de Padre Francisco de Araujo, falecido, carreira (natural que veio do bispado do Porto, freguesia de Canedo) e de Maria da Silva, solteira, carreira (casou em Pica, S. Cristóvão, a 4.11.1717, com Ana de Freitas, filha de Francisco de Freitas e Mariana da Silva, veleda, T. Francisco Rodrigues Lomba e Antonio Gonçalves da Mota, Padre João Domingues, vigario)
- Francisco de Araujo de Morais, filho natural do Padre Francisco de Araujo, carreira ‘mas natural de Canedo, Porto’ e Maria da Silva, solteira, carreira (casou com dispensa em 4º, pelo Sr. Nuncio, em Pica, S. Cristóvão, a  22.6.1718, com Maria de Freitas, filha de Francisco de Freitas e Mariana da Silva, veleda, T. Luis Alvares Pinho e Belchior Luis, o novo, Padre João Domingues, vigario)
- Francisco de Araujo de Morais, viuvo de Maria de Freitas, filho natural do Padre Francisco de Araujo e Maria da Silva, solteira, natural de Canedo, Porto (casou em Pica, S. Cristóvão, a 21.12.1733, com Marinha da Lomba, filha de Manoel da Lomba, falecido e Catherina Gomes, veleda, T. Matheos, meu sobrinho, Francisco Rebelo, Francisco da Lomba, Vilarinho, Padre João Domingues)

Novegilde
- Pedro Francisco, filho de Domingos João e Margarida Pires, Novegilde, bispado do Porto (casou em, Adaufe, S. Maria, a 23.1.1622, com Maria Antónia, filha de Catherina Antónia, solteira e o Presbítero de S. Eulália de Briteiros, T. com a presença da freguesia, Padre Domingos Antunes Tinoco, reitor)

Oliveira
- Manoel Gonçalves, viuvo de Domingas Gonçalves, Loureira, filho de Joseph Gonçalves e Catherina Francisca, Oliveira, bispado do Porto (casou em Barbudo ‘Vila Verde’, a 30.5.1729, com Mariana Soares, filha de Sebastião Veloso e Esperança Soares, pousada, T. Manoel Soares e Domingos de Azevedo, ambos pousada, Padre António Gonçalves, cura)

Ramalde, S. Salvador
- Joseph Pereira, filho de Gabriel Pereira e Maria Pereira, S. Ramalde, Porto (casou em Tenões, Braga, a 24.9.1736, com Eugenia Francisca, filha de Manoel Pereira e Domingas Francisca, desta, T. António Rodrigues e António Francisco, ambos pousada e Manoel Fernandes, venda, desta, Padre António de Macedo, vigário)

Sobre Tamega
- Agostinho da Costa, natural e morador no couto de Mancelos (casou em Amares, Amares, a 30.1.1633, com Maria Coelho, T. Luis de Magalhães Machado, Francisco Gomes de Abreu, Antonio de Mesquita e Gregorio Machado, Padre Marcos de Sousa)
- Luis de Azevedo, filho de Gaspar Peixoto e Maria de Azevedo, falecida, natural de Nª Sª Sobre Tamega, Porto (casou em Fiscal, Amares, a 28.3.1733, com Thereza Antunes, filha de Domingos Dias e Luiza Antunes, falecidos, T. Domingos Carvalho, Pedro Dias, Domingos de Almeida e Joseph de Sousa, sendo abade Francisco de Sousa)


Baião
Santa Marinha
- Lino Pereira, filho de Paschoal Pereira, e Maria Vieira, santa marinha, Baião, Porto (casou em Rendufe, Amares a 29.6.1712, com Escolastica Fernandes, filha de Agostinho Fernandes e Margarida Antunes, assento igreja, T. Manoel Soares, ramalha, Padre Joseph da Silva Carvalho, Padre Paschoal de Sequeira Lima, abade)
S. Bartholomeo
- Manoel da Fonseca, filho de Braz da Fonseca e Maria Dias, S. Bartholomeo de Baião, bispado Porto (casou em Gomide, a 11.2.1720, com Damiana de Lima, filha de Antonio Carvalho, falecido e Maria de Lima, T. Gabriel Rodrigues e Alexandre Alvares, Padre Manoel Lopes Coelho, abade)

Valongo, S. Mamede
- Manoel Ribeiro, filho de António Ribeiro e Catherina Antónia, S. Mamede de Valongo, bispado do Porto (casou, em 25.8.1709, com Joana Ferreira, filha de António Francisco e Ângela Ferreira, portela, desta, T. Domingos de Araújo, António Gonçalves, pinheiro, Manoel Francisco, Francisco de Araújo, Padre Domingos Antunes, vigário)

S. Marinha, Bispado do Porto ‘Gaia’
- Amaro Fernandes, filho de Pedro Fernandes e Ana Pires, Souto de Rebordões, Ponte de Lima (casou em Câmara de Moure, a 7.12.1682, com Francisca da Silva, filha de António da Silva e Ângela Lopes, S. Marinha, termo do Porto, T. João Rodrigues, João Fernandes e Gaspar de Araújo, ribeira, Padre Domingos Lopes de Passos, vigário)

Lousada
Aveleda
- Manoel de Campos, Aveleda, concelho de Lousada (casou em, Nogueira, Braga, a 10.11.1670, com Maria Francisca, desta, T. Aleixo Martins, Miguel Fernandes, Pedro Francisco, desta, celebrou o Padre Gaspar Vaz, cura)
S. Margarida
- Jacinto Nogueira da Silva, filho natural do Padre João Nogueira da Silva, abade de Santa Margarida, ‘Lousada, bispado Porto’ e Maria Moreira, falecida, da mesma freguesia (casou em Nogueira, Braga, a 5.11.1730, com Andreza Maria, filha de Pedro Ferreira e Madalena Ferreira, falecidos, desta, T. Frutuozo da Silva, carpinteiro, NªSª a Branca, S. Victor, Joseph Barros, Manoel Francisco Gonçalves, cabo, João do Couto Monte Alegre, bairro, Padre Agostinho Moreira Baldaya, abade)

Paços de Ferreira
- João Carneiro Pinto, viuvo de Catherina da Silva, S. S. Pena Maior, bispado do Porto (casou em, Adaufe, S. Maria, a 28.8.1743, com Maria Pereira, filha natural de Francisco Pereira e Ana Maria, Lara, Valença, T. Padre Joseph Francisco e Joseph, solteiro, todos comenda, Padre João Francisco da Pena, cura)

Sem comentários:

Enviar um comentário