domingo, 13 de novembro de 2011

Porto, Amarante


Concelho de Amarante

- Antonio de Queiros (casou em Amares, Amares, a 16.4.1595, com Beatriz Pinta, natural de Amarante, Padre Antonio do Couto Mesquita, abade, T. Antonio Rodrigues)
- Antonio de Mesquita, filho de Duarte Gonçalves de Queiros, falecido e Isabel do Couto, Amarante (casous em Dornelas, Amares, a 22.1.1634, com Anna de Santiago de Almeida, filha de Gonçalo Esteves e Isabel Dias, T. Francisco Gomes de Abreu, Figueiredo, Pedro Dias, Padre Joam da Silva, Vilela, Antonio Gonçalves, o novo, carvalho e Joam Lopes)
- Pedro Moreira Barbosa, vila de Amarante, com procuração assiste Geraldo Ferreira Guimarães, cuja procuração fica na minha mão, morador ao chafariz de S. Domingos, See, bispado do Porto, viuvo de Joana Maria, filho de Nicolau Gomes, falecido e Joana de Sousa, moradores nos ferradores, Ildefonso, extramuros, Porto e ela filha de Gonçalo Ferreira e Antonia Gonçalves, S. Mª Silvares, termo de Guimarães e natural de S. Mª de Ferreiros, Braga (casou em, Nogueira, Braga, a 25.12.1707, com Francisca Thereza, filha de Manoel Moreira Barbosa, falecido e Luzia da Conceição, casas desta minha residencia e viuva de Agostinho da Silva, mercador e morador no chafariz de S. Domingos, Porto, filho de Antonio Manoel, fonte de donas, Vila do Conde, T. Padre Hieronimo Ribeiro, vigario de Fraião, Pedro Ferreira, sirgueiro, Antonio Francisco, barrio, Manoel Nogueira, boca, todos desta, Alexandre de Bessa, meu feitor e Padre frei Francisco, clerigo religioso de Santo Agostinho convento do colegio do Populo, Braga, celebrou o Padre Manoel Nunes Baldaya, abade reservatario que foi desta)
- Leandro Machado de Azevedo, filho de Bernardo Machado de Azevedo, falecido e Isabel Alvares, solteira, S. Miguel de Vila Caiz, couto de vila Caiz ‘Amarante’ (casou em, Pousada, Sampaio, a 9.10.1710, com Maria da Costa de Araújo, filha de Francisco da Costa, falecido e Francisca Antunes, solteira, matinho, ambos S. Maria de Moure, Lanhozo, T. Domingos Feio, outeiro, Manoel Tinoco, alem, Padre Manoel de Araújo Barbosa, reitor). Passada certidão por petição de Lourenço Esteves, dos Estados do Brasil em 14.4.1764. Passada certidão Padre Francisco das Chagas, cónego regular, nome de Leando Machado de Azevedo, 23.5.1759
- Francisco Mendes, filho de Manoel Mendes e Domingas Pereira, S. Jeronimo de Amarante, Guimarães (casou em Pica, S. Cristóvão, a 21.6.1734, com Inez da Lomba, filha natural do Padre Francisco Rodrigues da Lomba e Isabel Quinteiro, carves, T. Patricio Gonçalves, Alexandre da Gma e Domingos Rebelo, Padre João Domingues, vigario)

Frigim, Riba Tamega
- Antonio Moreira de Carvalho, filho de João Moreira e Maria Mendes de Carvalho, falecidos, Nª Sª de Frigim, Santa Cruz de Riba Tamega, termo de Guimarães (casou, em 31.3.1727, com Damiana Martins de Araujo, assistente em Santa Marinha de Oriz, filha de Joseph Martins e Domingas Rodrigues, falecida, carvalhais, T. Padre Manoel Moreira de Carvalho, abade de Santa Marinha, e seu sobrinho Manoel Moreira de Carvalho, estudante, Manoel Barbosa da Lomba, Francisco Barbosa da Lomba, Padre Antonio Pinto da Motta, vigario)
- Luís de Macedo da Cunha, filho de Pedro de Oliveira Mendes e Joana de Macedo da Cunha, falecidos, S. Mª Fregim, Santa Cruz, Riba Tâmega (casou em Passó ‘Vila Verde’, a 22.5.1729, com Philipa Maria de Sousa, filha de João Francisco e Úrsula Ferreira de Sousa, paços, T. abade de S. Marinha de Oriz, Manoel Moreira Carvalho, Padre Francisco de Lima Barbosa, vigário de S. Martinho de Valbom, Padre António da Costa Paredes, S. Martinho, Fernando e Isidiro Pereira, estudante, penela, celebrou o cónego Se de Braga, Dr. António de Sousa Macedo, o Padre Joseph Fernandes da Lomba, vigário)

Freixo de Baixo, S. Salvador
- Gaspar Joseph Pinto Coelho e Carvalho, filho de Paulo Pinto Ferraz e Dª Antónia Pinto de Carvalho, falecidos, sua quinta faia, S. S. de Freixo de Baixo, visita de Sousa e Ferreira, ‘Amarante’, com procuração o cónego António de Magalhães Ferraz, comissário do Santo Oficio (casou em Crespos, a 10.10.1728, com Dª Josepha Thereza de S. Gonçalo S. Miguel Abreu de Vasconcelos Sotto Mayor, filha de Gaspar de S. Miguel Rebelo, falecido e Dª Hieronima Thereza de Vasconcelos Sotto Mayor, sua quinta vegadas, rua da misericórida, Sampaio, T. Padre Francisco Lopes, cura, Domingos Lopes, Domingos Gonçalves, todos desta e Pedro de Magalhães, Padre João de S. Miguel Rebelo, abade, minha sobrinha – continha mais alguns dados de certidões)

S. Verissimo
- João da Mota, filho de João Brochado e Joana da Mota, S. Veríssimo, termo de Amarante (casou em Tenões, Braga, a 15.10.1681, com Isabel Francisca, filha de Matheos Francisco e Isabel Francisca, falecida, nesta, T. Pedro da Rocha, Sebastião de Barros e Manoel Francisco, desta, Padre Francisco de Carvalho, vigario)

S. Martinho do Campo, mieira com Salvador de Louredo
- Jacinto Antunes, filho de Costodio Antunes [filho de Gonçalo Antunes e Ana de Oliveira, nogueiras] e Ângela Vaz [filha de Gaspar Vaz e Paschoa Fernandes, paredes, S. Pedralva, couto de Braga], eira, Tonoes (casou em Tenões, Braga, a 21.8.1748, com Josepha Maria, filha de Costodio Vieira [filho de Manoel Vieira e Isabel Pereira, ventozela, S. Martinho do Campo] e Josepha Francisca [filha de Sebastião Francisco e Maria Lopes, picos, S. Pedralva], moradores em ventuzela, S. Martinho do Campo, mieira ccom S. Louredo, T. Padre Manoel Joseph da Cunha Ozorio, António Antunes, pica, António de Sousa, hermitão, Bom Jesus do Monte, Padre Domingos Antunes, vigário)

Travanca, Amarante
- João Martins, filho de Pedro Martins (casou em S. João de Rey, a 31.3.1658, com Maria da Fonseca, filha de Pedro Gonçalves, couto de Travanca e Maria Gonçalves, todos desta, T. Francisco Martins, Lourenço Francisco, Padre Manoel Homem de Carvalho, abade desta). Moram em gesto

Sem comentários:

Enviar um comentário