sábado, 12 de novembro de 2011

Bragança - Bragança


Concelho de ALFANDEGA DA FÉ

-

Concelho de BRAGANÇA

Bragança, cidade
- Luis de Sousa, filho de Pedro de Sousa e Dª Margarida de Alvim, teve ordens menores em 19.6.1476, natural de Bragança
- Francisco Gonçalves, filho de Pedro Afonso e Ana Gonçalves, rua do campo (casou em Souto, S. João, Braga, a 12.8.1593, com Barbara Pires, filha de Pedro Martins e Catherina Gonçalves, vila Busterro?, Bragança, T. Fernão Ribeiro, Domingos Fernandes, sirgueiro, Padre Antonio de Paiva, Sebastião Correia, Padre Braz Dias, de licença do abade)
- João Rodrigues, filho de Pascoal da Paz e Maria Rodrigues, S. João Baptista de Bragança (casou na capela do Senhor, Santiago da Se, Braga, em 11.10.1666, com Maria Gonçalves, filha de Bento Gonçalves e Ana Francisca, solteira, Santiago da Se, T. Padre Henrique de Magalhães, boticario, Antonio Taborda, S. Sebastião, Padre Paulo Gomes, vigario)
- António João, filho de Francisco João e Ilena Francisca, couto de Bragança (casou em Gualtar, a 15.2.1673, com Maria João, filha de Pedro Fernandes, falecido e Maria João, carvalho, T. Pedro Rodrigues, assento igreja, Joseph Fernandes, sombreireiro, Maria Francisca, todos desta, Padre Francisco Rodrigues, vigário)
- Antonio Augusto Lopes, 56 anos, ‘viuvo de Ana Joaquina Vasconcelos Lopes, falecida em Caminha’, empregado caminhos ferro do Minho e Douro, natural da Sé, Bragança e morador na rua avelino, Maximinos, filho de Jose Lopes dos Santos, Sé, Bragança e Felisbina Rosa de Leon, S. Maria de Bragança (casou em Maximinos, S. Pedro, a 28.4.1906, com Ana da Costa, 40 anos, solteira, natural S. Martinho de Leão, Espanha e moradora rua avelino, Maximinos, filha de Baltazar da Costa, Vila Nova de Cerveira e Antonia Candinõsa, S. Martinho de Leão, Espanha ‘Nesta cerimonia legitimou os filhos execepto o primeiro por duvidas, como filhos verdadeiros: Antonio, n. 12.6 e b. 11.7.1890; Maria, n. 22.2.1893, b. 9.7.1894; Eduardo, n. 22.12.1895, b. 6.6.1698; Costodio, n. 3.8.1897 e b. 6.8.1698; Candida, n. 25.8.1893 e b. 6.6.1698; Candido, n. 30.8.1900 e b. 26.4.1902; Inez, n., 25.11.1901 e b. 26.4.1902; Horacio, n. 1.6 e b. 15.12.1903; Jose, n. 31 e b. 31.1.1905, T. Augusto de Matos, casado, negociante, estação, Candido Augusto Braga Ramalhete, solteiro, estudante, Dª Maria da Luz de Sousa Braga, viuvo, proprietario, rua nova de sousa, Sé, Braga, Padre Antão Jose de Oliveira, abade)

Gondesende, S. Maria
- Pedro Fernandes, filho de João Fernandes e Maria Rodrigues, falecidos, S. Maria de Gondozende, bispado de Miranda (casou na capela do Senhor, Santiago da Se, Braga, em 17.2.1667, com Domingas Francisca, filha de Antonio Rodrigues e Maria Francisca, falecida, Salvador de Barbudo e assistente na rua das conegas, T. Domingos Gonçalves, ferrador, rua das conegas, João Francisco, João de Matos, porteiro do castelo, Antonio de Araujo, Padre Paulo Gomes, vigario)

Gostei
- Francisco Fernandes, filho de Gonçalo Fernandes e Ana Vaz, Gustei, bispado de Miranda (casou na ermida de S. Miguel o Anjo, Santiago da Se, Braga, em 13.11.1663, com Gregoria Francisca, viuva, rua das conegas ‘licencia do juiz de casamentos’, T. Bento de Freitas, imaginario ‘santeiro’, rua de S. Miguel, Cristovão da Costa, sapateiro, rua de maximinos, Padre Jacome Ferreira, vigário)
Resenha histórica:
A freguesia de Gostei, é constituída pelas aldeias de Castanheira, Formil e Gostei. A aldeia de Gostei foi vila e sede do antigo concelho de Gostei, Formil e Castanheira,

Monforte
- António Rodrigues, filho do Padre Joseph Rodrigues, vigário que foi desta, natural de Braga e Ana Gomes, natural freguesia Santa Balha, concelho de Monforte, bispado de Miranda (casou em Gondiães, a 17.12.1696, com Ana Francisca, filha de André Alvares e Úrsula João, T. Lourenço Carvalho, Domingos Marques, Manoel Ferreira Gomes, Padre Gaspar Alvares, vigário)

Rio Frio
- Domingos Monteiro, filho de Andre Monteiro e Eulalia de Miranda, falecidos, igreja de Rio Frio, bispado de Miranda (casou em Santiago da Se, Braga, a 15.7.1648, com Angela Soares, filha do Padre Paulo Soares e Francisca de Moure, Santiago da Se, T. ‘sem indicar’, Padre Jacome Ferreira, vigario)
Resenha historica:
Com a criação do concelho de Outeiro, por 1514 e a mando de D. Manoel I, Rio Frio passaria a integrar essa circunscrição administrative até a respective extinção, com as reformas liberais e no ano de 1853, altura em que a freguesia transitou para o termo de Bragança.

Santa Comba, Vila Flor
- Francisco Fernandes, filho de Domingos Fernandes e Domingas Gonçalves, S. Julião da Lage (casou em Câmara de Moure, a 2.3.1676, com Margarida de Sousa e Almeida, filha de Manoel de Azevedo, Santa Comba, Vila Flor e Maria de Lemos da Cunha, desta, T. Luís Soares de Amorim, e seus filhos Pedro Soares de Sousa e João Soares Pereira, desta, Padre Domingos Lopes de Passos, vigário)
- Francisco Fernandes, viuvo de Margarida de Sousa, filha natural de Manoel de Azevedo, S. Comba de Vilariça e Maria de Lemos, solteira, desta e ele filho de Domingos Fernandes e Domingas Gonçalves, falecidos, S. Julião da Lage (casou com dispensa por serem parentes em 2º de afinidade, em Câmara de Moure, a 15.12.1711, com Domingas Gonçalves, filha de Domingos Afonso e Ana Gonçalves, falecidos, gandra, T. Baptista de Lima e Abreu Coelho, Padre Manoel da Costa Barbosa, S. Miguel de Carreiras, Padre António Gil, Padre Manoel Pereira de Paiva, ambos Atiães, Padre Joseph Fragoso Ribeiro, vigário)

Sendim, Santiago
- Rodrigo Pais, filho de Pedro Vasques e Dª Leonor de Sampaio, teve ordens menores em 23.12.1486, Sendim, Santiago

Vila Vale de Nogueira
- Dr. Jacome Antonio Meireles, filho do Dr. Joaquim de Meireles e Costodia Maria Lobo, S. Mamede de Vilarinho (casou em Vilela, Santiago, a 21.7.1816, com Thereza de Jesus da Costa Sampaio, filha de Francisco Manoel da Costa e Joana Pereira de Sá Borges, natural Nª Sª da Assumpção da Vila de Vale Nogueira, Bragança e assistente na minha casa, P. Padre Domingos Jose de Sousa, assistente Paredes Secas, Padre Jose Antunes Pereira, Padre Manoel Jose Moreira de Miranda, ambos Vilela, celebrou o Padre Diogo Manoel da Costa, abade de Paredes Secas, o Padre Antonio Miguel Borges Pereira, abade)

Vimioso – Cassamechos
- Jose Vieira da Silva Gonçalves, 20 anos ‘presente o avô materno João Manoel Fernandes, Fonte Arcada, que deu consentimento’, 1º cabo do Regimento de Infantaria 8, Braga, filho de Joaquim da Silva Gonçalves, Donim, Guimarães e Dª Laurinda Augusta Fernandes, Fonte Arcada, Lanhoso (casou em Gualtar, S. Miguel, a 11.2.1905, com Dª Branca Ema da Assumpção Rodrigues de Azevedo, 17 anos ‘mãe presente, que deu consentimento’, filha de Dª Adelaide dos Anjos Lopes de Azevedo Rodrigues, solteira, Cividade e moradora Gualtar, filha do alferes Jose Manoel Rodrigues, Cassamechos, Vimioso, Bragança e Dª Adelaide dos Anjos Lopes de Azevedo Rodrigues, S. Maria Maior, Chaves, T. Rosa Pinheiro, tecedeira, Antonia Maria da Silva, serviçal, ambos igreja, Gualtar, celebrou o Padre Jose Rodrigues)

Concelho de CARRAZEDO DE ANSIÃES

Ansiães, S. Salvador
- Rui de Sampaio e João Rodrigues de Sampaio, filhos de Rui Lopes de Sampaio e Constança Pereira, tiveram ordens menores em 24.2.1474 – naturais de S. Salvador de Ansiães
- Antonio Augusto Meireles, 21 anos, empregado comercial, natural de Lavandeira, Carrazedo de Anciães, Bragança, morador rua direita, Maximinos, filho de Augusto Meireles e Maria da Conceição Loureiro, Lavandeira (casou em Maximinos, S. Pedro, a 16.3.1907, com Maria Antonia da Silva, 29 anos, padeira, Parada e Barbudo, Vila Verde, moradora rua direita, Maximinos, filha de Jose da Silva e Thereza da Silva, Barbudo, Vila Verde, T. Albino Luis Gomes Moreira, casado, proprietario, rua direita, Padre Jose Evaristo Gomes, professor particular, largo s. pedro, ambos Maximinos, Padre Antão Jose de Oliveira, abade)
Resenha histórica
A igreja edificada por volta do século XII, junto ao castelo de Ansiães, esta igreja é considerada uma jóia da arquitectura românica em Portugal, graças a elementos de grande valor e originalidade. É o caso da iconografia de Cristo em Majestade no portal principal, que constitui o mais complexo exemplar deste estilo no nosso país. Nela destacam-se ainda as representações dos apóstolos, bem como outras duas enigmáticas artar que poderão artar-se de Judas (carregando ao colo o demónio) e, do outro lado, um ancião (talvez Moisés) com as Tábuas da Lei. 
No interior, o arco triunfal que divide a capela-mor do corpo principal está enriquecido com uma decoração geométrica.

Concelho de FREIXO DE ESPADA A CINTA

- 

Concelho de MACEDO DE CAVALEIROS

Chacim
- Domingos da Rocha Ferrão, filho de Pedro Fernandes e Maria da Rocha, vila de Chacim (casou em Atães, Vila Verde, a 23.4.1702, com Ângela Peixoto, filha de Domingos Antunes e Martha Peixoto, desta, T. Thome Peixoto, Manoel Francisco, João Barbosa, João de Araújo, Constantino Marinho, celebrou de minha licença o Padre Francisco de Abreu, vilar, Sande)

Lamas de Podence [Até 22 de Agosto de 2003 era conhecida pela designação de Lamas de Podence.]
- Agostinho Manoel Pinto, 22 anos, jornaleiro, Lamas de Podence, ‘Macedo de Cavaleiros’ Bragança, morador em S. Maria de Bouro, filho de Francisco Inacio Feno, lamas e Maria Joaquina Pinto, Perdenças (casou em Bouro, S. Maria a 30.1.1897, com Costodia Maria de Barros, 25 anos, padeira, sobreiro, S. Maria de Bouro, filha de Bernardo de Sousa Barros, S. Maria de Bouro e Joaquina Rosa da Silva, Rio Caldo, T. Antonio Joaquim Ribeiro, casado, carrascal e João Manoel de Sousa Teixeira, solteiro, enxido, lavradores, ambos S. Maria de Bouro, Padre Manoel Jose Antunes, reitor)

Lamas, Nª Sª do Campo
- Francisco Martins, rua das conegas, filho de Domingos Martins e Inez Gonçalves (casou na ermida de Nª Sª do Campo, de Macedo, Se, Santiago, a 28.6.1613, com Inez Gomes, filha de Rui Cordeiro e Juliana Rodrigues, Macedo, T. Francisco Gonçalves, Afonso Vaz, amo ‘constou de uma certidão do vigario de Mazedo’, celebrou Padre João Afonso, vigario de Salvador de Mazedo, o Padre Manoel Vaz, abade)
Historia:
Em termos eclisiasticos, Lamas era uma abadia da apresentação da Mita.
A nivel administrativo, pertenceu ao concelho dos Cortiços até a sua extinção, em 31 de Dezembro de 1853, transitando então para o de Macedo de Cavaleiros.
A capela de Nª Sª do Campo, situada no cabeço do facho, terá uma origem medieval, Terá existido uma anterior no local onde foi construída e provavelente uma atalaia para vigiar as terras ao redor.

Concelho de MIRANDA DO DOURO

Alvarelos, Monforte
- Manoel Teixeira, filho de João Teixeira e Ana Lopes, Alvarelos, termo de Monforte, bispado de Miranda (casou em Dume, S. Martinho, a 12.3.1741, com Gracia Francisca, filha de Manoel Francisco, falecido e Hieronima Alvares, desta, T. Francisco Lopes, igreja e João Duarte, remelhe, Padre Francisco Duarte, coadjutor)

Miranda do Douro
- João Pires, Vinhais, bispado de Miranda (casou em Souto, S. João, Braga, a Setembro 1600, com Catherina Vaz, filha de Amador Vaz, pedreiro, T. ‘sem indicar’, celebrou o Padre Geraldo de Morais, de licença do Dr. Provisor, Padre Gaspar de Araujo, abade)
- Antonio da Fonseca, natural da cidade de Miranda (casou em Souto, S. João, Braga, a 21.10.1607, com Joana de Brito, T. Conego Mamede Lopes, Francisco Rebelo, cidadão, Francisco Rodrigues, Eiro, Terra de Basto, mulher de Amador Gomes, Padre Gaspar de Araujo, abade)
Historia
Em 1762, no contexto da Guerra dos 7 anos, o exercito de Carlos III invade Trás-os-Montes. O paiol, com cerca de 500 barris de pólvora foi atingido por um tiro de canhão, fazendo ir pelos ares as 4 torres do castelo e os bairros periféricos. Aproximadamente um terço da população da cidade – cerca de 400 pessoas – pareceram perante esta catástrofe, levando assim à ruina religiosa, demográfica e urbana de Miranda ‘do Douro’.
Quase 2 anos depois, em 1764, D. Frei Aleixo Miranda Henriques (23º Bispo) abandona Miranda, trocando-a por Bragança, que passava a ser outra sede Episcopal definitive e única a partir de 1680.

Sem comentários:

Enviar um comentário