domingo, 13 de novembro de 2011

Viana do Castelo, Arcos de Valdevez


Concelho de Arcos de Valdevez
Aboim de Choças
- Domingos Rodrigues, filho de Francisco Pires e Margarida Rodrigues, viuva, Aboim de Chossas ‘Arcos’ (casou em Sampaio da Pica, a 10.10.1708, com Costodia Carvalho, filha do Padre João Carvalho e Isabel Vilela, Braga, Padre Joaquim de Sousa, abade)
Aboim, S. Estevão
- Domingos Ribeiro, filho de Francisco Alvares e Martha Fernandes, falecidos, Santo Estevão de Aboim, Arcos e assistente em Goães (casou em Figueiredo, Amares, a 4.2.1720, com Maria Tinoco, filha de Balthazar de Araujo e Ursula Tinoco, transfontão, T. o abade, Joseph Tinoco de Almeida, Giraldo de Oliveira, Dornelas, Padre Antonio Pereira de Faria, coadjutor)

Aguiã, S. Tomé
- Francisco Antunes, filho de Antonio Vieites e Isabel Pires, bezeguimbra, Valdreu, passei certidão (em 4.11.1635, para casar com Maria de Caldas, filha de Francisco de Caldas e Maria Rodrigues, S. Thome Aguiã, termo dos Arcos, Padre Amador da Lomba, reitor deste mosteiro)
- Lino Jose Pereira Cracel, 35 anos, cazeiro, emaus, Chorence, filho de Caetano Jose Pereira Cracel e Ana Francisca Alves de Brito, Chorence (casou em Chorence, S. Marinha, a 29.10.1893, com Rosa de Jesus Alves Afonso, 22 anos, natural S. Tome de Aguiam, Arcos de Valdevez e moradora emaus, Chorence, filha de João Antonio Alves Afonso, Chorence e Delfina Veloso de Brito, Aguiam, Arcos de Valdevez, T. Manoel Jose da Silva Catatão, casal e Francisco Jose Lopes, emaus, ambos Chorence, Padre Jose Martins Mendes, abade)

Arcos de Valdevez, Vila
- João Gonçalves, S. Jorge, termo dos Arcos de Valdevez, com certidão do Padre Francisco Rebelo, abade de S. Jorge (casou em Este, S. Mamede, a 10.2.1585, com Maria Gonçalves, filha de Pedro Gonçalves, falecido e Isabel Dias, carvalho, desta, T. com a presença dos fregueses, Padre João Lopes, vigario)
- Antonio de Sequeiros de Abreu, filho de João Sequeiros e Joana de Abreu Coelho, vila dos Arcos (casou em Lanhas, a 9.4.1600, com Genebra Mendes de Abreu, filha de Antonio Gonçalves e Phelipa Mendes, Coucieiro e assistentes na quinta do penedo, Padre Paulo Dias, vigario de Lanhas)
- Manoel Dias, filho de Pedro Martins e Aldonça Dias, Sampaio de Arcos (casou em Se, Santiago, a 28.9.1603, com Ana Alvares, T. licenciado Antonio Alvares, Padre Francisco Ferreira, celebrou o Padre Geraldo Alvares, irmão da contraentre, o Padre Antonio Francisco, cura)
- Domingos Rodrigues (casou em Carrazedo, Amares, a 2.3.1616, com Gracia Barros, criados de Manoel de Araújo de Sousa, naturais de Valdevez, T. Pedro Francisco, Francisco Dias, Simião Barbosa, sendo abade Francisco Dias)
- Balthazar Gonçalves, natural Valdevez (casou em Carrazedo, Amares, a 8.8.1616, com Ilena Fernandes, riodemoinhos, T. Pedro Francisco, Simião Barbosa, Francisco Dias e outros, Padre Francisco Dias, abade)
- Mathias de Abreu de Barros (filho de Antonio de Sequeiros de Abreu e Genebra Mendes de Abreu (casou em Sabariz, a 18.5.1624, com minha sobrinha Serafina Coelho de Vasconcelos, filha de João Barbosa da Rocha e Ana Borges Pacheco, todos natural dos Arcos, T. Pedro Afonso, Domingos de Barros, Gonçalo Fernandes, Padre Antonio Coelho de Vaz, abade)
- Gaspar de Abreu de Brito, filho de Antonio de Sequeiros de Abreu e Genebra Mendes de Abreu (casou em Sabariz, a 29.7.1626, com Luiza Brandão Feio, filha de Domingos Brandam Feio e Sebastiana de Abreu, naturais dos Arcos de Valdez e presentemente assistentes nesta, T. a maior parte dos fregueses, Padre Antonio Coelho de Vaz, abade)
- Miguel Lopes, filho de Atanazio Lopes, desta (casou em, Adaufe, S. Maria, a 19.9.1636, com Isabel Rodrigues, filha de Francisco Rodrigues, falecido e Isabel Gonçalves, S. Thome, vila dos Arcos, T. Pedro Gonçalves, rendeiro, Miguel de Faria, Francisco Lopes e Francisco Leitão, celebrou de minha licença o Padre Francisco Fernandes, souto)
- Francisco Mendes, filho de António Mendes e Maria da Cunha, falecidos, S. Mª de Arcos (casou em Turiz, a 10.4.1738, com Mariana da Costa, filha de Domingos Gonçalves e Ângela Machado, desta, T. Hieronimo da Cunha, desta e Domingos Francisco, Loureira, Padre João de Araújo, cura)
- Domingos Pacheco, filho de Antonio de Guimarães de Sampaio, S. Maria de Padrozo ‘Arcos’ e Maria Pacheco, Cernande, concelho de Unhão e Felgueiras, comarca de vila de Guimarães (casou em S. João de Campo, T. Bouro, a 21.5.1645, com Maria Fernandes, filha de Frutuozo Gonçalves e Inez Fernandes, campo, T. Francisco Gonçalves, viuvo, Paschoal Braz, Domingos Gonçalves o gaiteiro, Padre Domingos Gaspar de Faria, abade)
- Miguel Pereira Barreto, filho de Diogo da Costa Pereira e Isabel Pereira Barreto (casou em Chorence, T. Bouro, a 10.9.1645, com Isabel Pimenta da Costa, filha do licenciado Paschoal da Costa Calheiros e Maria Pimenta da Costa, Nossa Senhora de Paços, Arcos, celebrou o Padre licenciado Favião da Costa Calheiros, abade desta, T. Gregório Dias, licenciado Padre Domingos da Silva, Padre Francisco da Silva, Domingos Carvalho e assina o Padre João Rodrigues Vieira, coadjutor)
- Francisco Gonçalves, viúvo, serdeira (casou em Balança, T. Bouro, a 1.11.1647, com Maria Gomes, filha do licenciado Francisco de Sousa, abade de S. Pedro dos Arcos e moradora em moure, T. Francisco de Araújo, pena, Francisco de Freitas, agua levada, Domingos Francisco, assento desta, Padre António Marques, abade)
- Domingos de Azevedo, filho de Cristovão Quinteiro, falecido, Besteiros e Maria Fernandes, solteira, pinheiro, desta freguesia (casou em Carrazedo, Amares, a 9.6.1658, com Maria de Barros, filha de Gaspar de Barros, S. Jorge, termo dos Arcos e Ana João, solteira, filha de João Gonçalves, riodemoinhos, T. Gaspar Rodrigues, Francisco Rodrigues, Antonio Fernandes e Diogo Francisco, Padre Bartholomeo de Araujo Dantas, abade)
- Miguel Lopes, viuvo de Isabel Rodrigues, natural vila dos Arcos e ele filho de Atanazio Lopes e Maria Francisca, S. Vicente, S. Vitor (casou em, Adaufe, S. Maria, a 28.12.1661, com Isabel Rodrigues, viuva de Bento Gonçalves, filha de Pedro Rodrigues e Maria Rodrigues, S. Lucrecia, T. Thome Fernandes, redondo, Pedro Gonçalves, mota, Domingos Francisco, valver, Padre Jacinto Gomes Brandão, reitor)
- João Cerqueira, S. Jorge, Vila dos Arcos (casou em Chamoim, T. Bouro, a 1.11.1670, com Maria Pires, sequeiros, T. Francisco Pires, carreira, Aleixo Fernandes, Francisco, filho de Claraq Dias, viúva, Francisco, filho de Isabel Dias, viúva, moradora assento, Domingos Dias, solteiro, filha de Isabel Dias, sequeiros, Padre Manoel Francisco Magriço, abade)
- João Cerqueira, filho de Belchior Cerqueira e Catherina Pais, falecidos, S. Jorge, termo dos Arcos (casou em, Adaufe, S. Maria, a 18.2.1676, com Isabel Gonçalves, filha de Bento Gonçalves e Domingas Gonçalves, falecidos, desta, T. Joseph de Matos, João de Matos e Antonio meu familiar ‘reitor’, celebrou o Padre João Lopes Leite, cura)
- João da Silva, filho de João Ribeiro e Serafina da Silva, picoto, Urgueiros (casou em Caldelas, Amares, a 13.9.1676, com Maria de Abreu, filha natural de Francisco de Abreu Marinho e Marinha de Caldas, falecidos, vila dos Arcos, T. João Lopes, Domingos Fernandes, Fernão Brandam Marinho, todos de Caldelas Padre Antonio Barbosa de Abreu, reitor)
- Alvaro Vilela, natural do concelho dos Arcos de Valdevez (casou em Carrazedo, Amares, a 27.11.1676, com Beatriz Pereira, filha de Antonia de Paiva, viuva e João Pereira, riodemoinhos, T. maior parte dos fregueses com Andre Borges, Matheos Soares, João Martins e eu Padre Bartholomeo de Araujo Dantas, abade, celebrou o cura Padre Joseph Gonçalves)
- Agostinho de Araujo, viuvo de Martha Francisca, falecida, vilar, S. Mamede de Este e ele filho natural de Pedro de Araujo, vila dos Arcos e Catherina Francisca, viuva, S. Miguel o Anjo, Loureda, termo dos Arcos (casou em Este, S. Pedro, a 16.1.1682, com Isabel Fernandes, filha de João Lopes e Ana Antonia, falecida, meus fregueses, T. Manoel João, cancela, Geraldo Vieira, batoca, todos desta, Padre Andre Vieira de Vasconcelos, abade)
- Manoel Francisco, filho de Francisco Dias e Ilena Francisca, S. Vicente de Regalados (casou na capela da Conceição, desta vila dos Arcos, por especial licença do Sr vigário Gerald Se Vacantes, em 30.9.1685, com Isabel Moreira, filha de Martinho Moreira e Luzia Mendes, desta vida dos Arcos, T. Antonio Vaz, Domingos Aranha e Domingos da Rocha, celebrou o Padere Manoel de Sousa, cura da igreja de S. Vicente)
- Manoel Francisco (casou em Figueiredo, Amares, a 27.11.1690, com Angela Barbosa, naturais da vila dos Arcos ‘mostraram hua ordem do M Rev. Desembargador Juiz dos Casamentos que em meu poder fica, ‘com minha presença e maior parte dos fregueses, Padre João de Faria e Silva, abade)
- Manoel Gomes, viuvo de Maria Barbosa da Lomba, filha de Miguel Veloso e Margarida Quinteiro e ele filho de Thome Gomes Amorim e Leonor Mendes, solteira (casou em S. Mª de Mós, a 30.6.1696, com Maria Cerqueira de Barros, filha de Francisco Cerqueira, falecido e Maria de Barros, S. Jorge, Arcos, T. António Cerqueira, S. Jorge, Arcos, Félix Cerqueira de Araújo, Barca, Padre Domingos Cerqueira, abade)
- Bento Vieira, filho de Bartholomeo Fernandes e Francisca Gonçalves, falecidos, S. Paio dos Arcos (casou, em 26.11.1698, com Catherina Fernandes, filha de Antonio Fernandes e Maria Francisca, sobrado, Padre Manoel de Barros, vigario)
- Diogo da Costa Barros, traitora, freguesia de Rial, termo dos Arcos (casou, em 11.12.1702, com Maria da Costa de Abreu, Covide, Sequeiros, T. Geraldo João, Padre João Dias da Rocha, Domingos Pereira, celebrou o abade de Carvalheira, o Padre Balthazar da Costa de Abreu, vigario)
- Domingos Martins, sombreireiro, Arcos, filho de João Martins e Domingas de Almeida, falecida, Arcos (casou em Cividade, Santiago, a 15.5.1706, com Catherina Luisa ‘assistente no convento de Nº Sª da Conceição’, filha de Pedro Fernandes e Maria Alvares, S. Maria de Padornelos ‘Montalegre’, T. Padre Manoel de Almeida, rua de s. Marcos, Costodio Martins, sombreireiro, rua de s. Marcos, Padre Agostinho de Barbosa e Lima, vigario)
- Domingos Cerqueira, filho de Paulo Dias e Catherina Cerqueira, S. Jorge, Arcos (casou em  Dornelas, a 7.2.1712, com Isabel de Freitas, filha de Antonio de Freitas e Maria de Sousa, falecida, barbadains, T. João Borges, barbadains e Antonio da Silva, pinheiros, abade Simão da Costa Azevedo)
- Paio Fernandes, filho de Bento de Amorim, falecido e Maria Fernandes, Laquelo, vila dos Arcos (casou, em 10.9.1714, com Angelica Martins, viuva, carvalheira, filha de Gonçalo Martins e Maria Martins, cabaninhas, T. Padre Manoel de Sousa, cura, Catherina Martins, mulher de Domingos Martins, carvalheira, Manoel, filho de Manoel Dias, paredes, celebrou o cura Manoel de Sousa)
- Hieronimo da Costa Monteiro de Mesquita, filho de Francisco da Cruz Monteiro e Hieronima da Costa, falecidos, rua das aguas, S. Victor, Braga (casou em Covelas, S. Julião, a 22.1.1716, com Dª Theodozia Pereira de Brito, filha de Paulo Vaz Aranha e Rufina Leda, paço, Arcos, T. Cristovão da Silva Costa, Sampaio de Besteiros, Gabriel de Araujo e Silva, S. Maria de Ferreiros, ambos de Entre Homem e Cavado, Luis Soares Pereira, couto de Tibães, Sampaio da Ponte, Padre João Alvares Brazão, vigario)
- João de Barros, Nª Sª Paço, termo dos Arcos (casou em Balança, T. Bouro, a 23.6.1725, com Maria Rodrigues, filha de Domingos Cardoso, tendeiro, falecido e Maria Rodrigues, tendeira, s. pantalião, T. Padre Gabriel Marques, Goaes, Francisco Mendes, loureiro, Aguas Santas, João Cardozo, tendeiro, Gondoriz, Padre João Correa Viana, cura)
- Antonio de Sousa Correia, filho de Maria Correia, Frossos e Domingos Antunes de Sousa, vila dos Arcos (casou em Merelim, S. Pedro, a 19.1.1730, com Costodia Ferreira, filha de Bartholomeo Francisco e Hieronima Francisca, estrada do carmo, desta, T. Padre Antonio Pereira de Carvalho, vigario de Frossos, Miguel Lopes, desta, Padre Domingos Ferreira, Sampaio, Padre Antonio Machado Soares, vigario)
- Pedro Martins Vieira, viuvo de Domingas Cerqueira, S. Jorge dos Arcos e ele filho de Hieronimo Martins Vieira e Maria Barbosa, S. Jorge dos Arcos (casou em Prado, S. Maria, a 6.9.1733, com Thereza Francisca de Oliveira, T. Antonio Vaz e Catherina Fernandes, desta, T. Paulo da Silva de Almeida, Dr. João da Silva de Almeida, Manoel Alvares, todos desta e a presença do reitor, Padre Antonio Correia de Macedo, coadjutor)
- Leonel de Abreu Vasconcelos de Sottomayor, viuvo de Dª Luiza de Castro e Sousa, filho de Manoel de Araujo Vasconcelos e Dª Rufina de Abreu Soares e Brito, Sampaio, termo dos Arcos (casou em Loureira, a 1.2.1734, com Dª Francisca Thereza de Paiva e Coimbra, filha de Manoel Barbosa Machado e Dª Isabel Coimbra e Andrade, na colegiada da vila de Barcelos, T. Padre Luis João Falcão, abade de S. Jorge dos Arcos, Lourenço, irmão da noiva, Felix Pereira da Costa, meu coadjutor, celebrou o Padre Antonio João Falcão, abade de S. Romão de Nogueira, o Padre Jacome Fernandes Lobo, abade)
- Alexandre Luís Pereira Pinto de Barros, filho de Pedro de Barros Nunes e Dª Maria Josepha Pereira Pinto, S. Jorge, Arcos de Valdevez, com procuração que apresentou seu primo António Pereira Pinto de Araújo Fagundes, sua quinta Lage, Ponte de Lima (casou em Esqueiros, a 15.2.1741, com Dª Maria de Melo da Silva Coelho de Azevedo, filha de Pedro Pereira da Silva e Dª Isabel Maria Pereira de Azevedo, quinta da boca, desta, T. Padre António de S. Joseph, coadjutor desta, Joseph Luís de Sousa e Alvim e seu irmão Manoel António de Sousa, paredes, António Soares, solteiro, familiar dos noivos, João Fernandes, pena, Padre Francisco Diogo de Azevedo, abade)
- Joseph de Amorim, filho de Constantino de Amorim e Adriana Soares (casou, em 11.12.1755, com Quiteria Luiza, filha de Francisco de Araujo e Caetana Soares, Arcos de Valdevez, T. Miguel da Costa e João de Sousa, Padre Antonio de Araujo, cura)
- João da Costa Barroso, 26 anos, pedreiro, Tenões, Braga, filho de Antonio Barroso, Arcos de Valdevez e Maria Thereza, Tenões, S. Eulalia (casou em Lago, S. Martinho, a 5.8.1888, com Ana de Jesus Gonçalves, 18 anos, Lago, filha de João Gonçalves, Pedregais, Vila Verde e Joana Peixoto, Sampaio do Pico, Vila Verde, T. Antonio Jose Machado, pedreiro, telheira, Manoel Jose Soares, professor, s. marta, solteiros, ambos Lago, Padre Domingos Adelino de Almeida, reitor)
- Gustavo de Araujo e Silva Figueiredo, 38 anos, solteiro, guarda livros, natural rua das aguas, S. João de Souto, Braga, filho de Filipe de Araujo e Silva Figueiredo, Figueiredo, Amares e Dª Luisa Pomba da Silva Figueiredo, natural cidade Cometá, Pará, Brasil e moradores rua das aguas, Braga (casou com provisão do Sr. Arcebispo para casar nesta igreja, em Gualtar, S. Miguel, a 3.6.1901, com Dª Maria da Soledade de Azevedo Araujo Cardoso, 37 anos, natural Sampaio dos Arcos de Valdevez e moradora na rua D. Frei Caetano Brandão, Braga, filha de Tomaz de Azevedo Araujo Cardoso e Dª Maria Engracia da Costa Lobo, proprietarios, Sampaio dos Arcos de Valdevez, T. Dª Deolinda Gomes da Rocha Martins e Exº Sr. Joaquim Maria Martins, casados, rua nova D’El Rei, Dª Maria Julia de Azevedo Araujo Cardoso, solteira, rua Frei Caetano Brandão e Exmº Sr. Felix Tomaz de Azevedo, casado, proprietarios, vila de Fundão, Castelo Branco, celebrou com minha autorização o Padre Luis Gomes da Silva)
- Joaquim Jose de Araujo, 35 anos, solteiro, rua de pentieiro, Maximinos, filho de Boaventura Jose de Araujo, S. Maria dos Anjos, Valença e Rosa Maria, Sequeira, Braga (casou em Maximinos, S. Pedro, a 29.1.1902, com Margarida Rosa, 36 anos ‘viuva de Antonio Pereira <o Poças>, falecido no presidio civil de Luanda, Angola’, natural S. João de Souto e moradora em rua direita, Maximinos, filha de João Baptista da Silva, Sé, Braga e Antonia Maria, Sampaio, Arcos de Valdevez ‘Nesta cerimonia legitimaram como verdadeiro filho: Manoel, b. 8.10.1900, como filho natural de Margarida Rosa, que vive na sua companhia’, T. Antonio Martins, servo da igreja, rua direita, Padre Antão Jose de Oliveira, abade)
- Jose Baptista da Silva, 17 anos, barbeiro, S. Lazaro e morador na rua direita, Maximinos, filho de João Baptista da Silva, Sé, Braga e Antonia Maria, S. Pedro, Arcos de Valdevez (casou em Maximinos, S. Pedro, a 16.11.1903, com Angela Martins, 23 anos, costureira, Santiago da Cividade e moradora rua direita, Maximinos, filha de Manoel Joaquim Martins, Santa Ana de Vimieiro e Joana da Rocha, Maximinos, ambas Braga, T. Manoel Dias Bravo, solteiro, ferreiro, Antonio Martins, casado, servo da igreja, ambos rua direita, Maximinos, Padre Jose Joaquim de Oliveira, coadjutor)
- Joaquim Cerqueira, 21 anos, padeiro, natural S. Jorge, Arcos de Valdevez e morador S. Victor, filho de Francisco Joaquim Cerqueira de Pomarim e Carlota Rosa de Azevedo, S. Jorge de Arcos de Valdevez (casou em Gualtar, S. Miguel, a 27.3.1905, com Maria Luisa, 24 anos, viuva de Bento Pereira, Gualtar, filha de Manoel Jose Pereira e Maria de Oliveira, Gualtar, T. Jose Ferreira, Francisco Pinheiro, viuvo, jornaleiros, ambos Gualtar, celebrou o Padre Manoel Jose Dias de Araujo, abade Gualtar)
- Jose Ribeiro, 24 anos, sapateiro, rua direita, Maximinos, filho de Antonio Ribeiro, Real e Thereza da Conceição, Salvador da Vila, Arcos de Valdevez (casou em Maximinos, S. Pedro, a 6.1.1906, com Maria da Gloria, 22 anos, criada de servir, natural Fiscal, Amares e moradora s. sebastião, Maximinos, filha de Jose Pimenta, Fiscal e Maria Pimenta, Gondinhaços, Vila Verde, T. Antonio Gonçalves Gandarela, sapateiro, rua crua da pedra, Antonio Jose da Silva, vendeiro, rua direita, ambos Maximinos, Padre Antão Jose de Oliveira, abade)
- Gil Vicente Gomes Dias, 23 anos, proprietario, Real e morador na rua do Caires, Maximinos, filho de Antonio Gomes e Dª Rosa Gomes Dias, Prado, Vila Verde (casou em Maximinos, S. Pedro, a 10.7.1909, com Dª Maria Augusta do Vale Abreu Caldas Bacelar, 42 anos, solteira, proprietaria, Sé e moradora rua da pedra, Maximinos, filha de Luis do Vale Campos Barreto, Vila dos Arcos de Valdevez e Dª Rita Adelaide do Vale Cunha Reis, S. Ildefonso, Porto ‘nesta cerimonia legitou como verdadeiro filho: Manoel Joaquim, n, 5 e b. Sé 7.4.1906, como filho incognito encontrado em estado de abandono e de presente na sua companhia’, T. Domingos de Faria Barbosa, casado, negociante, rua S. Antonio, Sé Braga e Tomaz de Aquino Correia de Araujo, casado, professor primario, rua do caires, Maximinos, Padre Antão Jose de Oliveira, abade)
[Cancelado por transcrição 22 de 1916, 23.10.1933]
- Jose Baptista Ribeiro, 39 anos, solteiro, Sé, Braga, filho de João Baptista Ribeiro e Ana Gestrudes ‘dos Santos Ribeiro’, Braga (casou com provisão do Sr. Arcebispo, para poder casar nesta freguesia, em Gualtar, S. Miguel, a 19.8.1909, com Maria Benedita da Silva Brito, 27 anos, S. João Baptista, Ponte da Barca e morador S. Jose de S. Lazaro, filha de Manoel da Silva Brito, Arcos de Valdevez e Olinda Julia da Rocha, S. João Baptista, Ponte da Barca, T. Antonio Joaquim da Silva Palié, casado, armador, Manoel Jose de Castro, casado, servo da capela de Godelupe, Braga, Padre Antonio Gonçalves Branco, abade)
- Jose Francisco Marques de Macedo, 52 anos, solteiro, proprietario, natural Dume, Braga e morador S. Victor, Braga, filho de Jose Francisco Duarte e Maria Marques de Macedo, Dume (casou em Torre, S. Maria, a 14.3.1910, com Julia Costa, 31 anos, proprietaria, natural S. João de Souto, Braga e morador S. Victor, Braga, filha de Antonio Jose da Costa, Braga e Luisa Maria, Arcos de Valdevez e moradores S. João de Souto, Braga ‘por provisão de 2.3.1910’, T. Jose da Silva Pereira e Sousa, negociante, rua D. Frei Caetano Brandão, Sé, Braga e Inacio dos Santos Maria, industrial, S. Victor, Braga, Dº Jeronima de Araujo Soares, Dª Perpetua Narcisa de Macedo, ambas de Braga, Padre Jose Daniel da Silva Almeida, vigario)

- João Vicente de Sousa Dias, Pasta 157, Procº 25871, de 12.4.1822, natural Salvador, Arcos, nascido em 6 e b.6.1810, Sampaio da Vila, Arcos, fls 72v, Padrinho João Alvares Pinto de Miranda e Vicencia Maria de Oliveira, S. Vicente de Giela, Arcos de Valdevez, Padre Joaquim V. Barbosa, abade
[Remete irmão Antonio Vicente de Sousa Dias, Pasta 544, Procº 12213, de 17.12.1821, n. 17.12.1821 e b. 15.1.1822, Salvador Arcos]
a) Filho de Domingos de Sousa Dias e Clara Joaquina de Oliveira ou Clara Maria de Oliveira, Salvador e moradores Sampaio de Vila, Arcos [casaram em 20.1.1808, Salvador, Arcos]
b) Neto paterno de Domingos de Sousa Dias e Josefa Maria de Lima, Salvador, Arcos
c) Neto materno de Bento Jose da Costa, S. Pedro de Cervas, Ribeira de Pena, Vila Real e Thereza Maria de Oliveira ou Theresa Alves da Cunha, S. Pedro de Atei, Mondim de Basto, Vila Real, moradores em S. Pedro de Atei

Arvora, Arcos
- Anselmo de Abreu de Lima, filho de Antonio de Freitas e Paula de Lima, Alvora, termo dos Arcos (casou em Barros, a 9.10.1728, com Catherina Gonçalves, filha de Francisco Gonçalves e Margarida Lopes, Atães, T. João de Araujo, portela, Manoel Alves, Manoel Vieira, Padre Lourenço Antunes, vigario)

Azere, S. Pedro
- Fernão de Alvares, Azere, ‘termo dos Arcos (casou em Sampaio de Vila Verde, a 28.2.1567, de licença sor Arcebispo, em 28.2.1567, com Catherina Afonso, filha de Francisco Afonso, monte, T. Francisco Góis e sua mulher Inez Martins e filhas Ana e Isabel, Padre Gaspar Gonçalves, vigário de Sampaio de Vila Verde)
- Francisco Gonçalves, filho de Balthazar Gonçalves e Paschoa Dias, S. Pedro, couto de Azere, termo dos Arcos (casou em, Barros, a 19.9.1720, com Prudencia de Sousa, filha de Joseph de Sousa e Eulalia de Sousa, T. Francisco de Oliveira, Domingos Rodrigues e Manoel Alvares, Padre Lourenço Antunes, vigario)

Cabana Maior, S. Maria
- Antonio Gonçalves, filho de Gonçalo Gonçalves, falecido e Isabel Fernandes, Dossãos (casou na capela do Senhor, Santiago da Se, Braga, em 17.5.1646, com Isabel da Costa, S. Martinho de Cabana Maior, estantes nesta freguesia, T. Pedro João, alfaiate, rua nova, Frutuozo, familiar da Santa Misericordia, Padre Jacome Ferreira, vigario)
- Domingos Gonçalves, filho de Francisco Gonçalves e Maria Rodrigues, falecidos, Cabana Maior, termo dos Arcos (casou em Pica, S. Cristóvão, a 8.1.1721, com Francisca Vilela, filha de Matheos Francisco e Domingas Vilela, veiga, T. Padre Francisco Gonçalves da Costa e Padre Antonio Gonçalves da Mota, Padre João Domingues, vigario)
- João de Sousa Pinto, filho de Domingos de Sousa e Maria Pinto, S. Comba de Regilde, termo de Guimarães, tinha um impedimento de Maria Rodrigues, filha de Santos Gonçalves, falecido, Cabana Maior, termo dos Arcos, que retirou (casou em, Adaufe, S. Maria, a 5.4.1739, com Joana da Silva Gomes, filha de Manoel da Silva e Serafina Gomes, outeiral, desta, T. Manoel de Oliveira, Francisco Lopes Bahia, ambos outeiral, Manoel Francisco Rodrigues, s. joão, ‘tinha na margem esquerda folha os seguintes elementos: tinham por alcunha os casqueteiros e sorafonos e natural de S. Estevão de Barrosas e em pequeno foi para Regilde, assina o reitor Loreto’, Padre João Francisco da Penha, coadjutor)
- Manoel Fernandes Janela, 27 anos, padeiro, natural S. Maria de Cabana Maior, Arcos de Valdevez e morador Ferreiros, filho de Manoel Fernandes Janela e Maria Gonçalves, S. Maria Maior, Arcos de Valdevez (casou em Prozelo, S. Tome, a 3.9.1897, com Maria da Silva Mileiro, 50 anos ‘viuva de Manoel da Costa, Ferreiros’, filha de Domingos Jose Ribeiro e Maria Rosa da Silva Ribeiro, Ferreiros, T. João Manoel da Silva e Sousa e Francisco Jose Machado, pedreiro, Prozelo, Padre Manoel Jose Pires Fernandes Machado, abade)
Resenha historica:
Situada entre montes e banhada pelo ribeiro de Vagem, Cabana Maior, foi em tempos da comarca de Valença do Minho. Confina a norte com a freguesia de Cabreiro, a nascente com a de Soajo, a sul com Vale e Ermelo e a poente com Grade.
É atravessada pelo rio Vage ou Vagem. Era apresentada pelo vigario de S. Cosme de S. Damião, a que esteve anexa. O primeiro vigario de que há noticia ‘em 1650’, foi o padre Antonio Pereira.
É freguesia muito antiga, que tomou o nome de uma grande cabana que existia no local de Pardelhas, onde este a primeira igreja. Os párocos eram apresentados pelo abade de S. Cosme e S. Damião, a cuja freguesia Cabana Maior esteve anexa.
Já esteve incluida no comar de Ponte de Lima. Aproveitou o foral dado por D. Manoel I, a Valdevez em 2.6.1515.

Cabreiro, S. Salvador
- Fernão Gonçalves, S. Pedro de Saa Cabreiro, termo dos Arcos, filho de João Gonçalves e Catherina Martins, mesmo freguesia (casou em, Crespos, a 20.11.1569, com Ana Pires, filha de Catherina Fernandes, viuva, penafigo e Francisco Pires, falecido, T. todo o povo, Padre António Barreiros, cura)
- Hieronimo Luís, filho de João Rodrigues e Maria Luís, desta (casou em Sande, Vila Verde, a 6.7.1665, com Cecília da Costa, filha de João Gonçalves e Ana da Costa, vilar, Salvador de Cabreiro, termo dos Arcos, T. Cosme de Barros, Amador de Araújo, António Gonçalves, todos sande e António da Silva e Francisco de Abreu, Padre Francisco Pereira da Cunha, abade)
- Domingos Barbosa, filho de António Barbosa, falecido e Ana Alvares, S.S. Cabreiro, termo dos Arcos (casou, em 7.4.1727, com Isabel Carvalho da Mota, filha de Joana Carvalho, solteira e Simão da Mota, todos desta, T. António Gonçalves e Miguel de Araújo, Padre Henrique Barreto Mariz, abade)
- Ricardo Rodrigues, 24 anos, filho de Pedro Rodrigues e Joaquina Pires, S. Sebastião, S. Salvador de Cabreiro, Arcos de Valdevez (casou em Valdozende, S. Marinha, a 27.2.1884, com Costodia Gonçalves de Carvalho Ferreira, 33 anos, solteira, filha de Manoel Gonçalves e Maria Joaquina de Carvalho, paradela, Valdozende, T. Padre Manoel Jose Pires, Manoel Antonio da Silva, viuvo, ambos assento, Valdozende, Padre João Francisco Pereira, abade)

Carralcova, Santiago
- Luis de Brito, filho de Pedro Barreiros e Luisa de Brito, couto de Gondufe, termo de Barcelos ‘Ponte de Lima’ (casou na capela do Senhor, Santiago da Se, Braga, em 10.8.1666, com Madalena de Barros, filha de João Esteves e Maria de Barros, Santiago de Carralcova, termo de Arcos, T. Padre Fernandes Ferreira Camelo, Antonio da Costa, o sacristão Antonio de Oliveira, Padre Paulo Gomes, vigario)
- Luis de Brito, filho de Pedro Barreiros e Luzia de Brito, couto de Gondufe, termo de Barcelos (casou em Santiago da Se, Braga, a 12.8.1668, com Madalena de Barros, filha de João Esteves e Maria Gonçalves, todos Santiago Carralcova, termo dos Arcos, T. Domingos Nogueira, torneiro, tras os açougues, Manoel Fajardo, porta nova, Francisco Barbosa, rua dos sapateiros, celebrou o Padre Francisco Geraldes, rua do poço, Se)

Cendufe, S. Tiago
- Antonio Barbosa, alfaiate, filho de Francisco Pires e Maria Barbosa, Santiago de Cendufe (casou em Se, Santiago, a 12.3.1626, com Isabel Francisca, filha de Domingos Pires e Margarida Gonçalves, Duas Igrejas ‘Vila Verde’, ‘com licença do Provisor e Juiz dos casamentos’, T. Feliciano Carvalho e Paulo Pacheco, cidadões desta cidade, Jose de Gouveia, Domingos Gonçalves, mordomos Santissimo Sacramento, Padre Manoel Vaz, abade)
- Gonçalo de Barros, filho de Gonçalo de Barros e Ana Gonçalves, falecidos, Santiago de Sendufe, termo dos Arcos (casou em Atães, Vila Verde, a 8.1.1673, com Isabel Francisca, filha de Fernão João, falecido e Maria Francisca, atais, T. António Vivas, atais, Bartholomeo Calheiros, filho de João Calheiros, paço, desta freguesia, Padre António Esteves Luvarinhas, vigário)

Couto, S. Pedro
- Domingos de Oliveira, filho de Manoel Soares Vivas e Maria Dantas, falecidos (casou em Atães, Vila Verde, a 12.8.1702, com Maria de Sousa, filha de Balthazar Barbosa e Maria Gonçalves, S. Pedro do Couto, termo dos Arcos, T. Padre Francisco Gonçalves pinheiro, João de Barros e sua filha Domingas, Geraldo Ferreira, João da Rocha, portela e Gonçalo, seu genro, sisao, Domingos, filho de João de Araújo, Serafina, filha de Francisco Jorge e Maria, filha de António Gonçalves, outeiral, celebrou com licença Padre Francisco de Abreu, vilar, Sande)
- Luís de Araújo, filho de Domingos Gonçalves e Catherina de Araújo, falecidos, S. Pedro do Couto, termo dos Arcos (casou em, S. Julião de Lage, a 27.2.1724, com Isabel de Araújo, filha de Manoel Fernandes, falecido e Maria de Araújo, aguela, T. Pedro Fernandes, António Lopes, ambos desta e Padre Manoel Pereira, vigário de S. Marinha de Oliveiros, Padre Francisco Machado, cura encomendado)
- Pedro Gonçalves, filho de Domingos Gonçalves e Catherina de Araújo, S. Pedro do Couto, termo dos Arcos (casou com dispensa, em S. Julião de Lage, a 19.1.1731, com Costodia Lopes, filha de Domingos Pires e Domingas Lopes, aguela, T. António Lopes, aguela, João Gonçalves, Jacinto Gonçalves, todos aguela, Moure, celebrou o Padre Francisco Machado, cura e assina o Padre Diogo Borges Pacheco Pereira, abade)
- Pedro Gonçalves, S. Julião da Lage, filho de Domingos Gonçalves e Catherina de Araújo, S. Pedro do Couto, termo dos Arcos (casou em Câmara de Moure, a 5.10.1736, com Maria Pereira, filha de Manoel Pereira e Inácia Gonçalves, gondramaz, desta, T. João de Sousa e Menezes, quinta da foz, Jacinto Gonçalves, Cipriano Pereira, aguela, Domingos Francisco, Manoel Fernandes, caraceira, Padre Paulo Monteiro de Vilas Boas, reitor)

Eiras

Ermelo,
- Pedro Afonso, filho de António Afonso e Catherina Gonçalves, mosteiro de Hermelo, Valença ‘Arcos’ (casou em Tenões, Braga, a 18.10.1592, com Ana Martins, filha de Domingos Martins e Cecília Gonçalves, T. com a presença dos fregueses, Padre Nunes)

- Francisco Rodrigues, pasta 184, Procº 3939, de 29.8.1713, Ermelo, S. Maria, Arcos de Valdevez, n. 24 e b. 24.9.1688 ‘b. em casa por nascer com sinais mortais, Padre Francisco Lopes e os Santos Oleos em 29.9.1688, na igreja de Ermelo’
a) Filho de Domingos Rodrigues e Maria Lopes, Ermelo, Arcos
b) Neto paterno de Francisco Rodrigues, natural Cabana Maior e Maria Pires, falecida, natural Soajo, S. Martinho, moradores Soajo
c) Neto materno de Manoel Lopes, natural Ermelo e Ana Vasques, natural Soajo e moradores Ermelo, falecidos

Extremo

Gavieira

Giela, S. Vicente
- Jose da Silva, filho natural de Padre Manoel da Silva e Benta Gonçalves, solteira, falecida, S. Vicente de Giela, termo de Arcos (casou em Cividade, Santiago, a 30.10.1707, com Joana Pereira, filha natural de Antonio Pereira e Maria Fernandes, solteira, falecida, ambos de Airo, termo de Barcelos, T. Antonio de Araujo, sapateiro, regua, S. Victor, Paulo Rodrigues, sapateiro, defronte da igreja Santiago, Padre Agostinho de Barbosa e Lima, vigario)
- José de Amorim, 61 anos ‘viuvo de Genoveva Sousa, falecida Ferreiros’, Giela, Arcos, filho de João de Amorim, Giela e Ana de Amorim, S. Lucrécia, Braga (casou em Ferreiros, S. Maria, a 13.4.1892, com Ludovina Rosa Fernandes, 55 anos, solteiro, Prozelo e moradora Ferreiros, filha de António Joaquim Fernandes e Maria José Soares, ambos Prozelo, T. José Maria Vieira, vendeiro e José Gomes, cazeiro, ambos Ferreiros, Padre José Joaquim Gonçalves de Almeida, encomendado)

Gondoriz, S. Eulalia
Familias
- Caetano Jose Pereira, filho de Antonio Pereira e Quiteria Pereira, Rio de Moinhos, S. Eulalia (casou em Gondoriz, a 22.1.1835, com Maria Joaquina Alvares, filha de Antonio Jose Alvares e Antonia Maria de Araujo, Gondoriz, Arcos de Valdevez)
- João Antonio Alvares de Brito, filho de Luis Antonio Alvares [filho de Manoel Antonio Alvares e Ana Maria de Brito, Gondoriz, Arcos] e Rosa Maria Afonso (casou em Gondoriz, a 7.2.1829, com Godinha Maria de Brito, pugido, Gondoriz, filha de Manoel Antonio Rodrigues Lopes e Thereza Alvares de Brito)
- João Antonio Alvares de Brito, filho de Manoel Antonio Alvares e Ana Maria de Brito, Gondoriz (casou em Gondoriz, Arcos, a 4.6.1797, Chorence com Costodia Maria Gonçalves, filha de Costodio Dias e Rosalia Maria Gonçalves, Chorence]
Casamentos
- Antonio Rodrigues, morador nesta, viuvo de Eugenia Gonçalves, S. Maria de Ferreiros e ele filho natural de Feliciano de Caldas e Madalena Gonçalves, falecida, S. Eulalia de Gondoriz (casou em Ferreiros, S. Martinho, P. Lanhoso, a 4.10.1733, com Josepha Maria, filha de Joseph Luis, falecido e Maria Gonçalves, T. Andre Machado Magalhães, Leandro Vaz Vieira, Domingos da Silva e Domingos de Arantes, Padre Pedro da Silva e Magalhães, vigario)
- Antonio de Sousa, filho natural de Isabel da Rocha, solteira, Gondoriz, termo dos Arcos (casou em Covelas, S. Julião, a 31.8.1746, com Theodozia de Magalhães, filha natural de Hieronima Alvares, solteira, desta, T. Antonio Lopes, Padre Joseph Lopes de Carvalho, Domingos da Costa, picas, Inacio de Magalhães, João Veloso de Carvalho, todos desta, Padre Antonio João Vieira, vigario)

- Domingos Rodrigues, Pasta 1478, Procº 33307 de 16.7.1706
a) Filho de Alvaro Rodrigues, carpinteiro e Ana Rodrigues, falecidos, S. Baptista, termo a Barca
b) Neto paterno de Alvaro Rodrigues e Domingas Dias, Pugido, Gondoriz, termo dos Arcos
c) Neto materno de Manoel Fernandes e Ana Rodrigues, Oleiros
Segundo as testemunhas eram todos lavradores
Resenha historica:
Em 1258, na lista das igrejas situadas no território de Entre Lima e Minho, elaborada por ocasião das Inquirições de D. Afonso III, é citada como uma das igrejas pertencentes ao bispado de Tui.
Em 1320, no catálogo das mesmas igrejas, mandado organizar pelo rei D. Dinis, para o pagamento da taxa, Santa Eulália de Gondoriz foi taxada em 80 libras.
Em 1444, a comarca eclesiástica de Valença foi desmembrada do bispado de Tui, passando a pertencer ao de Ceuta até 1512. Neste ano o arcebispo de Braga, D. Diogo de Sousa, deu a D. Henrique, bispo de Ceuta, a comarca de Olivença, recebendo em troca a de Valença do Minho. Em 1513, o papa Leão X aprovou a permuta.
Quando, entre 1514 e 1532, o arcebispo D. Diogo de Sousa mandou avaliar os 140 benefícios eclesiásticos incorporados na diocese de Braga, Gondoriz rendia 714 réis e meio, 2 libras de cera e 100 alqueires de pão terçado.
Na avaliação dos mesmos benefícios a que o arcebispo primaz D. Manuel de Sousa mandou proceder em 1546, Gondoriz tinha de rendimento 50 mil réis.
Na cópia de 1580 do Censual de D. Frei Baltasar Limpo, Gondoriz era da apresentação dos leigos, designadamente dos viscondes de Vila Nova de Cerveira, por doação que lhes fora feita e confirmada. Anteriormente, Santa Eulália de Gondoriz fora do padroado de João Rodrigues e de outros leigos da mesma freguesia. Porém, o rei D. João III, para evitar simonias, obteve bula do papa Paulo III para este padroado passar para a coroa, dando-o depois aos referidos viscondes.
Em termos administrativos, esta freguesia fez parte, em 1839, na comarca de Ponte de Lima e, em 1852, na de Arcos de Valdevez. O lugar do Pogido pertenceu de 17 de Maio de 1916 até 8 de Junho de 1944 a Aguiã. Nesta data, com a publicação do decreto-lei nº 33696, Pogido voltou a integrar a freguesia de Gondoriz.

Grade

Guilhadeses, S. Andre
- João de Araujo, filho de João Rodrigues, falecido e Leonor Rodrigues, Santa Comba Guilhafonte, termo de Arcos (casou, em 25.9.1695, com Maria Barbosa, filha de João Barbosa e Inez de Araujo, Santa Eulalia de Gondoriz, termo dos Arcos e assistentes nesta, T. Padre João de Araujo, cura, Simião Carvalho, Bento Francisco, João Pereira, todos meus fregueses, Padre Joseph da Costa, abade)
- Manoel Pereira, filho de Pedro Pereira e Domingas Dias, vilaça, Santa Andre de Guilhadezes ‘Arcos’ (casou em Gomide, a 18.9.1721, com Maria Rodrigues, filha de Francisco Rodrigues e Margarida Fernandes, falecidos, T. Francisco Rodrigues, Manoel Rodrigues e Antonio Fernandes, Padre Manoel Lopes Coelho, abade)
- Simião Rodrigues, filho de Francisco Rodrigues e Isabel Rodrigues, S. André de Guilhadares, termo dos Arcos (casou em, S. Julião de Lage, a 26.12.1742, com Brizida Lopes, filha de João Gonçalves e Maria Lopes, bouços de baixo, T. Padre Francisco Ferreira da Silvam Domingos Ferreira, febros, Padre Manoel da Silva Macedo, abade)
- Manoel Fernandes, filho de Domingos Fernandes e Dominas Cerqueira, Guilhadezes, termo dos Arcos (casou em Chorence, T. Bouro, a 5.4.1746, com Maria Mendes, filha de Philipe Mendes e Mariana Fernandes, quintela, T. Padre Francisco Dias Rodrigues, emaus, Manoel Rodrigues, solteiro, boticário, covas, Moimenta, Padre Feliciano Duarte de Arantes, encomendado actual)
- Antonio Luis de Azevedo, 41 anos ‘viuvo de Dª Ana Braga de Azevedo, falecida em Berbes, 2º Distrito de Muluti, Brasil’, capitalista, Guilhadezes, Arcos de Valdevez e morador rua dos chãos, S. João do Souto, Braga, filho de Jose Luis de Azevedo, Guilhadezes e Dª Maria da Conceição, Tabaçô, Arcos de Valdevez (casou com autorização superior, para casar nesta igreja, em Maximinos, S. Pedro, a 8.6.1907, com Dª Elisa Amelia Ferreira Sampaio, 30 anos, solteira, Mosteiro de S. João de Vieira, Vieira do Minho e moradora rua s. vitor, S. Victor, filha de Jose Luis Ferreira Sampaio, S. Gens de Calvos e Dª Claudina Rosa da Silva Sampaio, S. Pedro de Serzedelo, ambas de Lanhoso, T. João Antonio de Oliveira, casado, negociante, Dr. Jose Portugal Fernandes, solteiro, advogado, rua dos chãos, S. João de Souto, Braga, Padre Antão Jose de Oliveira, abade)
[Dissolvido por falecimento de Antonio Luis de Azevedo, as 05H00, dia 25.12.1935, Bonfim, 1ª conservatoria do Porto, boletim 63, de 11.4.1962]

Guilhafonte
- José de Amorim, 31 anos, Guilhafonte, Arcos de Valdevez, filho de João de Amorim e Ana Maria, Guilhafonte, Arcos (casou em Ferreiros, S. Maria, a 12.7.1863, com Genoveva Rosa de Sousa, 38 anos, solteira, moradora casais, filha de Francisco de Sousa e Francisca Veloso, ambos Ferreiros, T. José de Oliveira e Joaquim de Azevedo, ambos Ferreiros, Padre Manoel de S. Catherina Alvares de Araújo Gomes, abade)

Loureda, S. Miguel o Anjo
- Antonio Gonçalves, filho de João Gonçalves, lavrador e Margarida Gonçalves, S. Vicente de Penso, deste termo (casou em Cividade, Santiago, a 9.12.1630, com Isabel Rodrigues, filha de Domingos Rodrigues e Isabel Afonso, S. Miguel da Loureda, termo dos Arcos de Valdevez ‘ambos criados de Andre Jacome de Sousa e sua tia Francisca de Sousa, viuva, quinta de avelar, Cividade’, T. Diogo da Costa, solicitador, rua dos pelames, morador a tranqueira, Ambrozio Fragoso, barbeiro, a porta desta igreja, Bento da Costa Carneiro, estudante, meu sobrinho, Padre Pedro Lopes Falcão, abade)
- Agostinho de Araujo, natural de Loureda, termo dos Arcos, filho de Catherina Loureira, viuva e Pedro de Araujo bravo, vila, com certidão do vigario Domingos de Araujo (casou em Este, S. Mamede, a 7.1.1646, com Maria Francisca, viuva, filha de Francisco Gonçalves e Francisca Gonçalves, vilar, T. Jorge de Almeida, Marcos Rodrigues, Pedro Gonçalves, Martim Gonçalves, Antonio João, isto, Padre Hieronimo do Vale, vigario)
- Agostinho de Araujo, viuvo de Martha Francisca, falecida, vilar, S. Mamede de Este e ele filho natural de Pedro de Araujo, vila dos Arcos e Catherina Francisca, viuva, S. Miguel o Anjo, Loureda, termo dos Arcos (casou em Este, S. Pedro, a 16.1.1682, com Isabel Fernandes, filha de João Lopes e Ana Antonia, falecida, meus fregueses, T. Manoel João, cancela, Geraldo Vieira, batoca, todos desta, Padre Andre Vieira de Vasconcelos, abade)

Jolda, S. Madalena
- Philipe de Sousa, filho de Philipe de Oliveira Basto e Maria de Sousa, viúva, Arcos (casou em Câmara de Moure, a 7.5.1705, com Dª Ilena de Sousa, filha de Vitoriano de Sousa e Dª Luiza da Cunha, falecidos, desta, quinta da foz, com procuração de S.Mª Madalena de Jolda, ‘termo dos Arcos’ onde o noivo morava, T. a freguesia, Padre Joseph Fragoso Ribeiro, vigário)
- Lino Jose Pereira Cracel, 47 anos ‘viuvo de Rosa de Jesus Alves Afonso, falecida Chorence’, morador real, Chorence, filho de Caetano Jose Pereira Cracel e Ana Francisca Alves de Brito, Chorence (casou em Chorence, S. Marinha, a 9.12.1905, com Maria Angelina de Brito, 27 anos, criada de servir, natural de Moimenta e moradora Chorence, filha de Antonio Joaquim Nunes, Jolda, Arcos de Valdevez e Maria Jose de Brito, Valdreu, Vila Verde ‘legitimaram neste acto para todos os efeitos legais os 3 filhos existentes do estado de viuvo e de solteira dos contraentes; Carlos de quatro anos, Leonor da Conceição, de dois e Antonio de um, nascido e baptizados em Chorence’, T. Adrasto Jose de Barros e João Dias, ambos Chorence, Padre Artur

Mei
- João Rebelo, filho de Agostinho Gomes e Isabel Brito, Mei, Arcos (casou em Fiscal, Amares, a 21.2.1672, com Isabel de Barros Coelho, filha de Belchior Coelho e Margarida Borges, Fiscal, Padre Domingos Ribeyro, Sabadim, Arcos, com licença do abade Francisco de Caldas de Araujo, T. Gaspar João, Manoel da Silva, Gonçalo Carvalho, Domingos Ribeiro e Mathias de Saa ‘oferta de 2 galinhas e hua fogaia 150’)

Miranda, S. Maria
- Pedro Lourenço de Tavora, filho de Alvaro Pires de Tavora e Dª Leonor da Cunha, S. Maria de Miranda, Arcos de Valdevez – teve ordens em 29.7.1451

Monte Redondo
- Francisco Mendes, filho de Francisco Mendes e Catherina Francisca, falecidos, S. Miguel de Oriz (casou em Sande, a 28.11.1703, com Luiza Cerqueira de Abreu, filha do Padre Amaro Cerqueira, falecido, S. Bartholomeo Monte Redondo, termo dos Arcos e Hieronima de Abreu, solteira, casal, T. Francisco de Araújo, alcaide, Joseph Francisco, Domingos Lopes, Pedro Martins, cartas, Padre Domingos da Silva, cura)
- Manoel Cerqueira, filho de Padre Amaro Cerqueira, S. Martha de Monte Redondo, termo dos Arcos (casou em S. Miguel de Oriz, a 19.5.1723, com Domingas Francisca, filha de Antonio Martins e Catherina Francisca, carvalho, Coucieiro, T. Francisco de Araujo da Cunha, Padre Antonio Francisco, Padre Domingos de Sousa, Domingos, solteiro, portela, Miguel, solteiro, filho de Joseph Martins, carvalhais, Pedro Dias, gramosa, Padre Antonio Pinto da Motta, vigario)

Oliveira, S. Maria
- Cosme de Barros, ‘Oliveira, Arcos’ (casou, em 1.8.1650, com Maria da Cunha, sande, celebrou o Padre Álvaro Rebelo da Silva, reitor de Coucieiro, presente o vigário de Barros Padre Francisco da Cunha e Silva, sogro e pai dos noivos, eu estava ausente na mesma freguesia e delas constar as testemunhas e mais solenidades, em 4.8.1650, Padre Francisco Pereira da Cunha, abade)
- Manoel Francisco, viuvo, Portela de Vade (casou em Barros, a 28.12.1682, com Maria Rodrigues, filha de Gonçalo Rodrigues e Isabel Gonçalves, Santa Maria de Oliveira, termo dos Arcos, Padre Manoel de Barros, vigario)
- Francisco Mendes, filho de Antonio Mendes e Maria da Cunha, lugar de figueiredo, S.Mª de Oliveira, termo dos Arcos (casou em Loureira, a 19.9.1714, com Inacia Francisca, filha de João Francisco, falecido e Antonia de Barros, esparido, T. Bernardo Rodrigues, aldeia, Francisco Rodrigues, paço, Domingos Fernandes, viuvo, aldeia, celebrou o Padre Francisco Rodrigues, natural de venda, desta, o Padre Eusebio de Oliveira, abade)
- Hieronimo Gonçalves, filho de Francisco Gonçalves e Maria Esteves, S. Maria de Oliveira, termo dos Arcos e comarca de Valença (casou em Sampaio de Vila Verde, a 24.4.1729, com Caetana Correia, filha de Manoel Correia, falecido e Maria de Góis, T. Agostinho de Sousa e Alvim, escrivão de Góis, Padre Henrique Barreto Mariz, abade)
- Jose Lino Pereira, 34 anos ‘viuvo’, morador paços, Chorence, filho de Jose Carreiras, Valdreu e Thereza Pereira, Chorence (casou em Chorence, S. Marinha, a 17.7.1902, com Maria Alves da Rocha, 36 anos, natural S. Maria de Vila Nova de Muhia, Barca, moradora casal, Chorence, filha de Antonio Manoel Alves da Rocha, Vila Nova de Muhia, Barca e Antonia Rita de Abreu, Oliveira, Arcos, T. Albano Rodrigues, solteiro, ladario e Antonio Jose da Silva e Sousa, paços, ambos Chorence, Padre Antonio Jose da Silva)

- Aleixo Gomes de Abreu, Pasta 10, Procº 237 de 8.8.1689
a) Filho de Gonçalo de Sequeiros e Madalena Gomes, Santa Maria de Oliveira, Arcos de Valdevez
b) Neto paterno de Antonio Dantas, natural de Oliveira e Vitoria de Amorim, natural de Beiral (distante duas léguas de Oliveira), falecidos e moradores em Travassos
c) Neto materno de João Fernandees, natural de Passô e de Maria Gomes, falecidos, moradores em travassos, S. Maria de Oliveira
Dizem as testemunhas que Vitoria de Amorim, tinha mais duas irmãs: Catherina Amorim e Domingas Pinta, filhas legitimas do casal Francisco de Barros e Maria Pinta, falecidos.

- Antonio Gomes de Abreu, Pasta 5, Procº 132 de 12.1.1685
a) Filho de João Dias e Maria Gomes, Santa Maria de Oliveira, termo dos Arcos de Valdevez
b) Neto paterno de Gaspar Dias e Catherina Gonçalves, falecidos, Nª Sª Paçoo
c) Neto materno de João Fernandes e Maria Gomes, travassos, Santa Maria de Oliveira

Paçô, S. Maria
- João Antunes, filho de Paschoal Antunes e Maria Antunes, S. Mª Passoo, vila dos Arcos (casou em Caldelas, Amares, a 5.6.1683, com Ana Rebelo, filha de Frutuozo Fernandes, falecido e Ines Rebelo, cachadas, T. Salvador Fernandes, Antonio da Silva, Antonio Pereira, Padre Antonio Barbosa de Abreu, reitor)
- Francisco da Rocha de Vasconcelos Tinoco, filho de Francisco da Rocha Tinoco [cavaleiro da ordem de Cristo], falecido e Dª Guiomar de Vasconcelos Coutinho, Santa Maria da Sé, Braga (casou em Carrazedo, Amares, a 31.8.1718, com Dª Paula Francisca de Melo Pereira, filha de Manoel de Faria e Araujo e Dª Sebastiana de Melo Pereira, Santa Maria de Paço, termo dos Arcos, T. Manoel Dantas ‘da Costa’, Thome Rebelo, ambos de Besteiros e Carlos de Araujo, Rendufe, celebrou o Padre Antonio de Araujo Pereira, reitor de Adaufe, com licença do abade desta Padre Antonio de Sousa Menezes)
- Balthazar Gonçalves, filho de Balthazar Gonçalves e Maria Francisca, falecidos, cruzeiro, S. Julião da Lage (casou em Câmara de Moure, a 15.3.1728, com Domingas de Araújo, filha natural de António de Araújo, falecido, Prova, Barca ou Arcos e Maria Rodrigues, solteira, vilar, S. Pedro de Goães, Portela das Cabras, viúva de Francisco Martins, Turiz e falecida na Lage, T. Diogo de Araújo, quinta câmara, Padre Pedro de Amorim, quinta da foz, Manoel Pereira, gondramaz, todos desta, Padre Manoel Brandão Coelho, vigário)
- Paulo da Silva Francisco, filho de Paulo Francisco, falecido, termo da Barca e Agueda de Barros, Nª Sª do Socorro Paço, termo de Arcos (casou em Prado, S. Maria, a 22.9.1735, com Mariana Lopes, filha de Balthazar Pereira e Costodia Lopes, falecidos, desta vila, T. Joseph Pereira, ponte, João Barbosa, desta vila, Padre João de Sousa Andrade, reitor)
- Andre da Silva, filho de Domingos da Silva e Maria Cerqueira, S. Maria de Paço, termo dos Arcos (casou em Covelas, S. Julião, a 7.3.1739, com Maria Thereza de Carvalho, filha de Antonio Lopes e Angelica de Carvalho, desta, T. Pedro Alvares, feiteira, João Veloso de Carvalho, Padre João Lopes de Carvalho, todos igreja e Bento de Barros, meu familiar, Padre Antonio João Vieira, vigario

- Feliciano Ramos Taveira, Pasta 1236, Procº 28203, de 15.5.1690, morador no lugar da prova, Nª Sª de Paçoo, termo dos Arcos
a) Filho de Francisco Ramos, surgião e Maria Lopes Taveira, moradores sem prova, Nª Sª de Paçoo, Arcos
b) Neto paterno de Bento Pires, prova, Paçoo, Arcos e Isabel Rodrigues, rua da ponte, vila de Ponte de Barca e moradores Paçoo, Arcos
c) Neto materno de Gonçalo Lopes Taveira e Ana Rodrigues, vendeiros e moradores em Vila da Ponte da Barca e viveram na lei da nobreza
Testemunhas: 
- Manoel Gomes Aranha, viuvo, sua quinta landeira, NªSª Paçoo, 75 anos
- João Duarte, mestre ferrador, prova, 68 - Ponte da Barca:
- Andre da Costa Barros, campo da misericordia, S. João Baptista, 79
- Gaspar Fernandes, oficial de ferreira, rua S. Bartholomeo, 70
- Francisco Rodrigues Lima, oficial sarralheiro, rua do pe da ponte, 59
(as testemunhas referem que iam muito ao Gaspar Lopes, que era tratante de mercadores, buscar bacalhau)

Padroso, S. Maria
- Pedro Fernandes, filho de Afonso Fernandes e Maria Fermoza, S. Maria de Pedroso, termo de Valdevez (casou na capela do Santissimo Sacramento, Santiago da Se, Braga, a 25.3.1645, com Inez Gonçalves, viuva de Pedro Carvalho, sapateiro, Santiago da Se, T. João Teixeira, filho de Paulo Teixeira, rua nova, Inacio de Faria, criado do Sacristão Gonçalo de Sampaio, Francisco Velho, alguilador, Padre Jacome Ferreira, vigario)
Resenha histórica:
Em 1258, na lista das igrejas situadas no territorio de entre Lima e Minho, elaborada por ocasião das Inquirições de D. Afonso III, Padroso, é citada como uma das igrejas pertencentes ao bispado de Tuy.
Quando, em 1546, o Arcebispo primaz D. Manoel de Sousa, mandou proceder à avaliação daquelas igrejas, incorporadas no início do séc. XVI, na diocese de Braga, S. Maria de Padroso, tinha de rendimento 36.000 reis.
No Censual de D. Frei Baltazar Limpo, de 1580, S. Salvador de Padroso, era da apresentação do Arcebispo e do mosteiro de S. Salvador de Sabadim. Era-lhe anexa, perpetuamente, Santa Cristina de Padreiro.

Padreiro, S. Salvador
- Nuno dos Guimarães de Brito, filho Afonso Rodrigues, Padreiro e Inez dos Guimarães de Brito, falecidos, Salvador da Vila dos Arcos (casou em, Adaufe, S. Maria, a 18.7.1613, com Isabel de Faria, filha de Antonio de Faria e Mecia de Abreu, falecidos, quinta da sedofeita, Adaufe, T. Pedro Lopes e Pedro Fernandes, todos desta, Padre Domingos Antunes Tinoco, reitor)
- Bartholomeo Calheiros, filho de João Calheiros e Maria da Costa, S.S. de Padreiro, termo de Arcos (casou em Atães, a 30.11.1674, com Maria Fernandes, filha de Francisco Fernandes e Catherina Gonçalves, desta, T. João de Araújo, João Gonçalves, Marcos Fernandes, Padre António Esteves Luvarinhas, vigário)
- Manoel Jose Fernandes, 23 anos, estudante, natural S. Sebastião de Vile, Caminha, morador em largo da Sé, Braga, filho de Domingos Fernandes, Refoios de Lima, Ponte de Lima e Maria Rosa Fernandes, Vile, Caminha (casou em Maximinos, S. Pedro, a 19.2.1902, com Dª Maria Elisa Pereira de Morais Bacelar, 23 anos, natural S. Salvador de Padreiro, Arcos de Valdevez e moradora na rua cruz de pedra, Maximinos, filha de Francisco Jose Pereira de Azevedo, Pedregais, Vila Verde e Dª Herminia Amalia de Morais Bacelar, Padreiro, Arcos de Valdevez, T. João Teixeira, estudante, largo da porta nova, Sé e Francisco Jose Pereira de Azevedo, proprietario, rua cruz de pedra, Maximinos, Padre Antão Jose de Oliveira, abade)
[Dissolido por falecimento de Manoel Jose Fernandes, em 22.3.1966, S. Vicente, Braga]
- Manoel Jose Cerqueira, 24 anos, jornaleiro, S. Maria, filho de Domingos Jose Cerqueira, jornaleiro, S. Maria de Bouro (casou em Bouro, S. Maria, a 8.8.1908, com Julia Rosa Vieira, 24 anos, jornaleira, lordelo, S. Maria, filha de Manoel Jose Nunes, Padreiro, Arcos e Francisca Thereza Vieira, S. Maria de Bouro, T. Manoel Gomes Ferreira, casado, professor, Jose Luis da Silva Vieira, casado, negociante, ambos S. Maria de Bouro, celebrou o Padre Manoel Matias do Lago e Costa, encomendado)

- Antonio Pereira da Cunha, Pasta 22, Procº 532, de 14.5.1695, com justificação de fraternidade, com o irmão João Pereira da Cunha, com IG ao tempo de D. Luis de Sousa, Arcebispo Primaz, assistente no Porto, sendo agora Arcebispo D. Jose de Menezes.
a) Filho do Padre João Pereira da Cunha, abade que foi de S. Salvador de Padreiro e de Ana de Freitas, solteira, natural S. Cristina de Padreiro, Arcos de Valdevez
b) Neto paterno de Balthazar Pereira e Maria da Cunha, ambos de Cunha, Coura
b) Neto materno de Antonio de Freitas, natural de S. Lourenço de Cabrão e Catherina Fernandes, natural S. Cristina de Padreiro, Arcos
Testemunhas:
- Antonio Gonçalves, oficial de carpinteiro, torneiros, 68 anos
- Matheos Gonçalves, viuvo, souto, 78 anos
- Antonio Gonçalves, torre, 66 anos

Parada, S. João
- Domingos Alvares, baptizado em Freiriz em 7.9.1692, filho de Gregorio Alvares e Maria Francisca, S. Maria de Freiriz, termo desta vila (casou em Prado, S. Maria, a 1.2.1719, com Sebastiana de Araujo, filha de Andre de Araujo e Isabel Cerqueira, falecidos. S. João de Parada, Arcos, comarca Valença, T. licenciado Caetano Furtado de Mendonça, desta vila, Francisco da Costa da Fonseca, escrivão desta vila, Paulo da Silva de Almeida, boticario nesta, Padre Bartholomeo Alvares, reitor)
- Francisco Luis, filho natural de Francisco Cerqueira e Maria de Barros, S. João de Parada, Valença ‘Arcos’ (casou em S. Lucrecia de Algeriz, Santiago, a 19.12.1760, com Maria Inacia de Magalhães, filha de Rodrigo Machado e Maria de Magalhães, basto, S. Lucrecia, T. Padre Jose Antunes, Domingos Rodrigues, ambos S. Lucrecia e Luis de Sousa, rua das aguas, S. Jose, Braga, Padre João Teixeira, vigario)
História
Em 1258, na lista das igrejas situadas no território de Entre Lima e Minho, elaborada por ocasião das Inquirições de D. Afonso III, Parada é citada como uma das igrejas pertencentes ao bispado de Tui.
Em 1444, a comarca eclesiástica de Valença foi desmembrada do bispado de Tui, passando a pertencer ao bispado  de Ceuta, onde se manteve até 1512. Neste ano, o arcebispo de Braga, D. Diogo de Sousa, deu a D. Henrique, bispo de Ceuta, a comarca de Olivença, recebendo em troca a de Valença do Minho. Em 1513, o papa Leão X aprovou a permuta.
Em 1546, no registo da avaliação dos bens eclesiásticos da comarca de Valença incorporados na diocese de Braga, a igreja de São João de Parada era anexa ao mosteiro de Ázere, como, aliás, ao de Santa Maria de Paçô e São Lourenço de Cabrão.
No Censual de D. Frei Baltasar Limpo, na cópia de 1580 que o Padre Avelino Jesus da Costa utilizou para a elaboração do seu livro "A Comarca Eclesiástica de Valença do Minho" refere que  era anexa perpetuamente ao mosteiro de Ázere. Era vigairaria da apresentação do reitor de Ázere, segundo informa o Padre Carvalho da Costa.
Em termos administrativos, esteve anexa a freguesia de Proselo até 1896, da qual se autonomizou por alvará do Governo civil de 8 de Agosto desse ano.
Em 1839, pertenceu à comarca de Ponte de Lima e, em 1852, da de Arcos de Valdevez.

Portela

Prozelo, S. Marinha
- Francisco Rodrigues, filho de Domingos Rodrigues e Catherina de Oliveira, vila de Rei, Leiria, bispado Coimbra (casou em Santiago da Se, Braga, a 27.4.1660, com Margarida Gonçalves, filha de Domingos Rodrigues e Beatriz Afonso, S. Marinha de Prozelo, termo dos Arcos, estantes nesta de Santiago da Se, T. Manoel e Baltazar, criados do sacristão Padre Miguel Veloso, celebrou o Padre Domingos Alvares, rua do poço, Se)
- Lourenço Dias, filho de António Dias Baião e Joana Martins, Prozelo, termo de Arcos e Valadares (casou em Esqueiros, a 2.3.1665, com Francisca Cerqueira, filha de Gaspar Martins e Isabel Francisca, desta, T. Manoel Gonçalves, revenda, desta, Francisco Alvares, Manoel da Costa, Travaços, celebrou o Padre Francisco Pereira da Silva, cura Travaços, de licencia de Francisco de Sousa Ferraz, abade de Sampaio, o Padre João Alvares Cabral, cura)
- Belchior Luis, filho de Manoel Luis e Maria Francisca, Santa Marinha Prozelo, termo dos Arcos (casou em Pica, S. Cristóvão, a 30.4.1670, com Maria de Almeida, filha de Antonio Francisco, falecido e Maria de Almeida, outeiro de alem, T. Pedro de Abreu, sangunhedo, Antonio de Araujo, bouças, Antonio Pereira, igreja, Francisco da Costa, outeiro de alem, Padre Antonio de Araujo, vigario)
- Manoel Cerqueira, filho de Antonio Cerqueira e Domingas Cerqueira, Porozelo, termo dos Arcos (casou em Barros, a 16.6.1728, com Maria Barbosa, filha natural de Constantino Marinho e Maria Barbosa, desta freguesia, T. Francisco da Costa, Manoel Gonçalves, Manoel Marinho, Aboim, Padre Lourenço Antunes, vigario)
- João Fernandes, filho de Francisco Gonçalves e Domingas Fernandes, S. Marinha de Prozelo ‘Arcos’ (casou na capela de Nª Sª a Branca, S. Victor, em 5.8.1768, com Thereza Maria Gomes, filha de Antonio Francisco e Maria Gomes, campo de santa ana, S. Victor, T. Antonio Francisco, torneiros, Jose Antonio Dias, campo de nossa senhora a Branca, João Pereira, servo da capela de Nª Sª a Branca, S. Victor, Padre Jose Vieira Lopes, coadjutor)

Rio Cabrão

Rio de Moinhos

Rio Frio, S. João
- Gaspar Alvares, filho de Alvaro Gonçalves e Maria Afonso, S. João de Rio Frio (casou em Se, Santiago, a 27.2.1607, com Ana Moure, filha de Antonio Alvares e Catherina de Moure, T. licenciado Geraldo Aranha, João Rebelo, clerigo, Domingos Rodrigues, sapateiro, Padre Antonio Francisco, cura)

Sa, S. Pedro
- Fernão Gonçalves, S. Pedro de Saa Cabreiro, termo dos Arcos, filho de João Gonçalves e Catherina Martins, mesmo freguesia (casou em, Crespos, a 20.11.1569, com Ana Pires, filha de Catherina Fernandes, viuva, penafigo e Francisco Pires, falecido, T. todo o povo, Padre António Barreiros, cura)
- Miguel Monteiro, filho natural de Silvestre Monteiro, Torneiros, S.Victor, Braga e de Benta Rodrigues, solteira, S. Pedro de Saa, Arcos (casou em Figueiredo, Amares, a 1.7.1739, com Maria Lopes, filha de Costodio Antunes e Beatriz Lopes, transfontão, T. João de Faria, Aguas Santas e Joseph Vieira, solteiro e Gregorio da Silva, Padre Antonio Pereira de Faria, abade)

Sabadim, S. Salvador
- António Barreiros, filho de Isabel Vaz, solteira, Sabadim, termo dos Arcos, comarca de Valença (casou em S. Miguel de Prado, a 30.3.1670, com Maria Quinteiro, filha de Isabel Quinteiro e Gonçalo João, falecido, pena, T. António Fernandes e António de Araújo, pena, celebrou o Padre Domingos da Gama, cura o Padre Cristóvão Dantas Pereira, abade)
- João Antunes da Costa, S. S. Briteiros (casou em Este, S. Mamede, a 7.7.1670, com Maria Rodrigues, S. S. Sabadim, termo dos Arcos e moradora nesta a 5 anos, T. Matheos da Silva, Antonio Francisco, venda, Sebastião Gonçalves, maragoto e Francisco Alvares, carvalho, Padre Martim Dias, vigario)
- Antonio Rebelo, viuvo de Micia Francisca, carves, filho de Antonio Rebelo e Maria Vilela, veiga (casou em Pica, S. Cristóvão, a 6.12.1676, com Catherina da Silva, filha de Antonio Carreiro Galvão, Mós e Isabel Vaz, solteira, Sabadim, termo dos Arcos e moradora em Prado a 15 anos, T. Manoel Veloso Barbosa, S. Miguel de Prado, João da Costa, outeiro, Padre Domingos Rebelo, carves cima, Padre Antonio de Araujo, vigario)
- Antonio Rodrigues, filho de Gonçalo Rodrigues, viuvo e Maria Rodrigues, Sabadim, Arcos (casou em Fiscal, Amares, a 11.5.1721, com Margarida de Saa, filha de Bento de Saa, viuvo e Antonia Francisca, quinteiro, Padre Francisco de Sousa, abade, T. Francisco de Azevedo, viuvo, Verissimo de Barros e Bento de Barros)
- António Fernandes, filho de Domingos Fernandes e Maria de Caldas, falecida, S. Salvador de Sabadim, termo dos Arcos (casou em Sampaio de Vila Verde, a 6.1.1736, com Francisca da Silva, filha natural de Cipriano da Silva e Andreza da Rocha, falecida, desta, T. Domingos Ribeiro, Belchior Ribeiro, Francisco da Silva e Luís da Silva, Padre Henrique Barreto Mariz, abade)

Salvador

Santar, Nª Senhora
- Francisco Cerqueira, Nª Sª Santar, termo dos Arcos (casou em Vilarinho, ‘Vila Verde’, a 9.5.1672, com Esperança de Araújo Moreira, desta, T. Cristóvão Rebelo de Abreu, Padre Leonel de Abreu, Padre João de Barros, Aboim, João Vilela, Francisco de Lima, desta, Padre Manoel da Lomba de Sepúlveda, morador em real, desta, o Padre João Moreira Falcão, vigário)

Sistelo, S. João
- Pedro Afonso, filho de Manoel Esteves e Maria Afonso, sima, S. João de Sistelo, termo dos Arcos (casou em Atães, a 8.6.1722, com Maria de Abreu, filha de Gregório de Abreu e Domingas Antunes, igreja, T. Domingos de Araújo, igreja, Jacinto Francisco, quinteiro, Domingos Gonçalves, sima vila, Gregório de Abreu, desta, Francisco Fernandes, Covas, termo da Barca, celebrou com minha licença o Padre Francisco Gonçalves pinheiro)

Soajo, S. Julião
- Dionizio Vieira, filho de Leandro Vieira e Madalena João, Adaufe (casou em Navarra, Braga, a 22.7.1696, com Maria Francisca, filha de Martha Francisca, desta e Bento Dias, freguesia do Soajo, termo dos Arcos, T. João Francisco, Felix de Sepúlveda, Manoel Fernandes, solteiro, filho da viuva de cortinhal, todos desta, Padre Francisco da Silva, vigario)
- Joaquim Cerqueira, filho de João Cerqueira e Isabel Gonçalves, redondo (casou em, Adaufe, S. Maria, a 31.12.1710, com Ana da Silva, filha de Gonçalo Afonso e Ana da Silva, S. Julião, Soajo, ‘Arcos’, T. Domingos Antunes, Fonte Arcada, Lanhozo, Domingos Francisco, cruz de pedra, Braga, Padre Antonio de Araujo Pereira, reitor)
- João Esteves, filho de João Ennes, Soajo e Isabel Esteves, viúva, assistente nesta (casou em Passó, ‘Vila Verde’ a 26.8.1726, com Perpetua da Silva, filha de Manoel da Silva, Chamoim, Terras de Bouro e Ângela Pereira, solteira, desta, T. Dr. Félix Lemos Correia, Manoel da Silva, viuvo, Bento de Araújo, solteiro, Padre João da Lomba, vigário)

S. Cosme e Damião
- Gonçalo Pires, filho de Joseph Pires, paço (casou, em 7.2.1584, com Andreza da Costa, filha de Manoel da Costa e Domingas Veloso, S. Cosme do Vale, termo dos Arcos, Padre Paulo Dias, vigario de Lanhas)
- Manoel Antunes, São Cosme e Damião, termo dos Arcos (casa, nesta paroquia, em 23.5.1621, com Catherina Francisca, irmã do Abade, ambos de S. Mamede de Gomide, comarca de Braga, T. Francisco Pires, João Pires e Domingos Alvares, celebrou o Padre Antonio de Magalhães, abade de Gondoriz, lavrante Padre Sebastião Francisco, abade que dá licença ao celebrante para realizar o casamento, fls 57, livro misto 1, da referida paroquia) ‘abade Sebastião Francisco 1618-1632’
- Manoel de Barros, S. Cosme e Damião, termo dos Arcos (casou em S. Miguel de Prado, a 6.6.1689, com Catherina Francisca, filha de Lucas Rebelo e Maria Francisca, vilela, T. Francisco Rodrigues, António Rodrigues, Miguel, solteiro, estudante, todos desta, Padre Sebastião de Sousa Rebelo, cura encomendado)
- Felix Joseph Ribeiro Machado, filho do capitão Domingos Ribeiro Geraldes, falecido e Dª Thomazia Maria Machado, vila de Monção e assistentes em S. Cosme e Damião, termo dos Arcos, com procuração seu tio Padre João Ribeiro Geraldes, reitor de Duas Igrejas, Penela (casou em Este, S. Pedro, a 24.5.1739, com Dª Thereza Maria Duarte da Silva, filha de Antonio Dias da Silva e Isabel Duarte, telhado, desta, T. Padre Domingos Duarte Ribeiro, vigario de Gualtar, Padre Pedro Fernandes, celebrou o Mestre Joseph Purificação, reitor do Convento de Vilar de Frades, Padre Braz Cadima de Oliveira, abade)

- Luis de Brito dos Guimarães, Pasta 266, Procº 6008, de 4.4.1732, remete para o processo do irmão, clerigo de missa, Marcos de Brito Barbosa, dizendo que era para amparo de mai velha e 6 irmãs donzelas
a) Filho de Luis de Brito, natural desta e Ana de Brito, natural de Gondoriz
b) Neto paterno de Mathias Gonçalves e Catherina de Brito, S. Cosme e S. Damião
c) Neto materno de Francisco de Brito e Paschoa Barbosa, Gondoriz

- Manoel de Sousa, Pasta 120, Procº 2678, de 18.9.1734
a) Filho de Antonio Lourenço e Ana de Sousa, moradores em figueiredo, S. Cosme e S. Damião
b) Neto paterno de Antonio Lourenço, natural de S. Vicente de Giela e Maria Fernandes, natural de S. Salvador de Tangil e moradores em Giela
c) Neto materno de João de Sousa, natural de S. Maria do Vale e Maria Gonçalves, natural de S. Cosme e S. Damião de Azere.
Neste processo 'mais espesso, do que o costume', devia-se a haver uma fama sobre a avó materno Maria Gonçalves, os quais era conhecidos por 'Mouriscos', no entanto era vulgar, segundo as testemunhas, haver muitas alcunhas, como 'Mouriscos', 'Turcos', 'Diabos' e outros, sendo a do justificando, pela via de um 3º avô, 'por ser muito valente e trabalhar muito como uma moura' e daí lhe advir essa alcunha, pois a referida avó, ter num irmão inteiro que era clérigo na ordem de S. Domingos (não indicando nome)

- Antonio Jose de Carvalho, Pasta 546, Procº 12281, de 26.3.1823
a) Filho de Antonio Henrique Veloso de Barros Gachineiro e Felicia de Carvalho, moradores em S. Cosme e S. Damião
b) Neto paterno de Diogo Luis Veloso de Barros Gachineiro (filho do capitão Jose Veloso Barros Gachineiro, cavaleiro fidalgo da casa de S. M e Dª Luiza Veloso Vaz Coelho, Gondoriz) casado em 12.2.1753, com Dª Maria Vitoria de Amorim Pereira (filha de Manoel Barbosa Pereira e Margarida de Brito) moradores em Santa Eulalia de Gondoriz
c) Neto materno de Diogo Gregorio de Carvalho (filho de Vicente Gregorio de Carvalho e Benta Rodrigues, S. Pedro do Couto) casado em 10.11.1773 conforme fls 73, com Maria da Costa (filha de Francisco de Araujo e Maria da Costa, S. Martinho de Cabana Maior) e moradores S. Pedro do Couto

- Theotonio de Caldas Lobato, Pasta 445, Procº 9777, de 19.7.1732, nascido a 22, b. 27.11.1709, Padre Domingos de Araujo, S. João do Bico P. Theotonio Gomes, S. Cosme e S. Damião e Padre Antonio Fernandes, cura da mesma, pedindo como sendo amparo de 5 irmãs donzelas
a) Filho de Manoel de Caldas Lobato e Antonia de Sousa
b) Neto paterno de Manoel de Caldas Lobato, natural Vilela e Major Barbosa, S. João do Bico e moradores em S. Cosme da Meam
c) Neto materno de Balthazar Pereira e Francisca Barbosa, S. João do Bico, termo de Coura

- Jose de Barros, Pasta 864, Procº 19781, de 10.5.1714, baptizado em 23.3.1681, Padre João Gonçalves, cura, P. Pedro Fernandes, cabreiro e Madalena Rodrigues, mulher de João Rodrigues, carvalhal
a) Filho de João de Barros e Angela Rodrigues
b) Neto paterno de Francisco Gonçalves e Domingas Fernandes, santa
c) Neto materno de Pedro Gonçalves e Joana Rodrigues, torre, todos de S. Cosme e S. Damião

- Diogo de Abreu Soares, Pasta 1476, Procº 33255, de 18.5.1700
a) Filho natural de Diogo Soares Falcão, freguesia de S. Cosme e Damião e de Maria de Abreu, solteira, da vila de Viana
b) Neto paterno de Braz de Abreu Zuniga e Dª Francisca dos Guimarães, vila de Monção, casou na vila dos Arcos, pessoal nobre e dos principais desta vila
c) Neto materno de Andre de Abreu, vila dos Arcos e de Isabel Velosa, moradora na vila de
Viana e natural da freguesia de Loibos, bispado de Ourence

- Antonio Fernandes, Pasta 30, Procº 703, de 23.1.1703
a) Filho de Gonçalo Fernandes e Maria Fernandees, S. Cosme e Damião
b) Neto paterno de Afonso Domingues e Maria Gonçalves, falecidos, ferreiros, Santa Eulalia de Gondoriz
c) Neto materno de Domingos Fernandes, zebre, Santa Eulalia de Gondoriz e Inez Gonçalves, falecida e moradores em S. Cosme e Damião

- Manoel da Rocha, Pasta 647, Procº 15236, de 25.1.1704
a) Filho de Manoel da Rocha e Margarida Taveira, moradores em S. Cosme e Damião
b) Neto paterno de Manoel Rodrigues e Catherina da Rocha, zebre, S. Eulalia de Gondoriz
c) Neto materno de Domingos Afonso e Maria Taveira, remeselhas, S. Cosme e Damião

Senharei
- Pedro Rodrigues, Pasta 594, Procº 13989, de 11.8.1709, baptizado a 1.7.1681, celebrante o abade João Antunes Torres, P. Jacome Rodrigues, pousada e Benta, solteira, sua filha, atestou o abade Antonio Lopes de Almeida, como pedido para o deferimento refere que a freguesia tinha duas capelas distantes entre si e tinha 134 fogos
a) Filho de João Rodrigues e Maria Alvares, soutelo, Senharei, S. Cipriano, termo dos Arcos
b) Neto paterno de Gregorio Rodrigues e Catherina Gonçalves, soutelo
c) Neto materno de Francisco Alvares e Margarida Rodrigues, soutelo, Santa Eulalia de Rio Moinhos.
- Todos com o oficio de lavradores

- Sebastião Pereira da Rocha, Pasta 455, Procº 10039, de 15.8.1725, baptizado em 5.1.1698, pelo Padre João de Araujo, cura, P. Padre Miguel Pereira Castro e sua irmã Margarida de Sousa, solteira, filhos de Maria Barbosa, viuva, maceira, Formariz, termo de Coura, atestou estes dados o Padre Antonio Lopes de Almeida, evocando para tinha 3 irmãs donzelas
a) Filho de Sebastião Pereira da Rocha e Martha de Sousa, falecidos, lugar de senharei, S. Cipriano de Senharei, termo dos Arcos
b) Neto paterno de Feliciano de Araujo Ferreira e Dª Maria Fajarda Vila Lobos, falecidos,  Senharei
c) Neto materno de Silvestre de Sousa Castro e Maria Barbosa, falecidos, S. Pedro de Formariz, termo de Coura

- Antonio Rodrigues, Pasta 334, Procº 7352, de 14.6.1670
a) Filho de Bento Rodrigues e Hieronima Rodrigues, trabaços, Senharei
b) Neto paterno de Antonio Rodrigues 'o pequeno' e Domingas Rodrigues, trabaços
c) Neto materno de Domingos Rodrigues e Maria Rodrigues, trabaços

Souto, S. Pedro
- Domingos da Costa, filho natural de Francisco da Costa, falecido, reguengo e Justa Fernandes, solteira, falecida, casal, Souto, termo dos Arcos (casou em Sampaio de Vila Verde, a 13.2.1678, com Catherina Manoel, filha de Manoel Gonçalves e Francisca Dias, vila verde, T. com a presença dos fregueses, Padre Sebastião da Silva, cura, de linça do Padre Pantalião da Costa Pinto, abade)
- Vicente Rodrigues, filho de Gonçalo Rodrigues e Maria Rodrigues, falecida, casal, S. Pedro de Souto, Arcos, com certidão do respective paroco Padre João Barbosa, cura (casou em Valdreu, a 6.10.1710, com Martha Gonçalves, filha de Gualter Gonçalves e Catherina Fernandes, casal, T. Joseph Cerqueira, estudante, Francisco Dias, Domingos Martins do rego, todos casal, Padre Manoel de Lima, coadjutor)
- Gonçalo Rodrigues, viúvo de Maria Rodrigues, S. Pedro do Souto, Arcos, com certidão do pároco João Barbosa, cura dele, que conheço, por ser meu mestre, ‘noivo teve quitação de Ana, solteira, S. Bento de Miranda, dada diante dos juiz dos casamentos (casou em Valdreu, a 10.11.1710, com Marinha Martins, viúva de Pedro Fernandes, carrezedelo, Valdreu, Regalados, T. Padre Francisco de Amorim Soares, assistente nesta, natural de Távora, Arcos, João Soares da Silva, morador S. Pedro de Souso, Vicente Rodrigues, casal, Bento Simões, posto maior, Padre Manoel de Lima, coadjutor)

Távora, S. Maria
- Francisco Fernandes, filho de João Alvares e Inez Gonçalves, falecida, S. Maria de Tavora, termo dos Arcos (casou em Se, Santiago, a 24.7.1611, com Isabel Lopes, filha de Pedro Anes, falecido e Catherina Lopes, Se, T. Manoel Correia, sirgueiro, Francisco Luis, mercador, ambos fora da porta de souto, Padre Antonio Francisco, cura)
- João Gonçalves, filho de Thomaz Gonçalves e Luzia Vaz, arca, Turiz (casou em, S. Julião de Lage, a 23.3.1727, com Francisca Fernandes, filha de António Fernandes e Margarida Gonçalves, S. Mª de Távora, termo dos Arcos, T. Padre Manoel Dias, Pedro Fernandes, febros e Bento Gonçalves, boca, celebrou o Padre Francisco Machado, cura e assina o Padre Diogo Borges Pacheco Pereira, abade)
- Manoel Marinho Falcão, filho de Manoel Marinho e Maria de Araujo, falecidos, Tavora, termo dos Arcos (casou em Covelas, S. Julião, a 5.9.1731, com Jacinta Pereira Mendes, filha de Manoel Mendes, covelas e Angelica Pereira, falecida, Sampaio de Pousada, ‘com certidão de sentença, por ter um impedimento de Braz Rebelo Falcão, de S. Martinho de Ferreiros, irmão do contraente, dizendo que tivera copula com a contraente, tendo sido consido nulo, o impedimento, pelo exame que lhe fizeram e acharam honrada’, T. Antonio Lopes, Pedro Carvalho, João Francisco Luis, Padre Antonio João Vieira, vigario)
- Joseph António de Macedo, filho de Joseph Vieira de Carvalho, falecido e Maria da Mota, mendis (casou em S. Miguel de Prado, a 10.3.1740, com Thereza da Cunha, filha natural de João da Cunha, Távora e Leonor Francisca, solteira, de presente casada com Pedro de Sousa, tarrio, todos desta, T. Francisco de Abreu e Lima, Manoel, filho do tenente Pedro Martins Tinoco, Domingos Jorge, tarrio, todos desta, Padre Manoel Cerqueira de Moura, abade)
- Coronel Braz Rebelo Marinho Falcão, filho de Manoel Marinho e Maria de Araujo, falecidos, S. Maria de Tavora, termo dos Arcos de Valdevez, sendo procurador o Dr. Manoel Vieira Mendes, que o apresentou (casou em Ferreiros, S. Martinho, P. Lanhoso, a 1.7.1724, com Thereza Vieira Mendes, filha de Antonio Vieira e Domingas Mendes, moradores nesta, T. Padre Pedro da Silva e Magalhães, desta, Padre Miguel Vieira Mendes, S. Leocadia de Briteiros, Manoel Gonçalves dos Santos, S. Mamede de Valdeste, Padre Bento da Costa e Magalhães, vigario)
- Luis Marinho Falcão (casou em Ferreiros, S. Martinho, P. Lanhoso, a 10.8.1728, com Domingas de Araujo Ramos, pretos, naturais de Nª Sª do Rosario, escravos do coronel Braz Rebelo Marinho Falcão, T. Antonio de Arantes, Domingos da Silva, Manoel Fernandes e Francisco Alvares, todos desta, Padre Pedro da Silva e Magalhães, vigario)
- Jose Rodrigues ‘viuvo de Mariana Luisa’, natural S. Maria de Távora, Valença ‘Arcos’ (casou em S. Lucrecia de Algeriz, Santiago, a 7.3.1785, com Maria de Araujo, filha natural de Costodia de Araujo, viuva, S. Lucrecia, T. Padre Jose Gomes dos Santos, Penso, S. Estevão, Braga, Jose da Cunha, salgueiral, Henrique Pereira, lugar de algeriz, todos Santiago de S. Lucrecia de Algeriz, Padre João Domingues de Cerqueira, vigario)

Távora, S. Vicente
- João Manoel Rodrigues, filho de Antonio Gonçalves e Ana Rodrigues, S. Vicente de Tavora (casou em Merelim, Sampaio, a 10.11.1742, com Maria Francisca, filha de Miguel Francisco e Brizida Gomes, estrada, desta, T. Padre Costodio Luis Correia, Boaventura Correia e Gonçalo Coelho, todos desta, Padre Calisto de Macedo, reitor)

Tabaçô
- Antonio Luis de Azevedo, 41 anos ‘viuvo de Dª Ana Braga de Azevedo, falecida em Berbes, 2º Distrito de Muluti, Brasil’, capitalista, Guilhadezes, Arcos de Valdevez e morador rua dos chãos, S. João do Souto, Braga, filho de Jose Luis de Azevedo, Guilhadezes e Dª Maria da Conceição, Tabaçô, Arcos de Valdevez (casou com autorização superior, para casar nesta igreja, em Maximinos, S. Pedro, a 8.6.1907, com Dª Elisa Amelia Ferreira Sampaio, 30 anos, solteira, Mosteiro de S. João de Vieira, Vieira do Minho e moradora rua s. vitor, S. Victor, filha de Jose Luis Ferreira Sampaio, S. Gens de Calvos e Dª Claudina Rosa da Silva Sampaio, S. Pedro de Serzedelo, ambas de Lanhoso, T. João Antonio de Oliveira, casado, negociante, Dr. Jose Portugal Fernandes, solteiro, advogado, rua dos chãos, S. João de Souto, Braga, Padre Antão Jose de Oliveira, abade)
[Dissolvido por falecimento de Antonio Luis de Azevedo, as 05H00, dia 25.12.1935, Bonfim, 1ª conservatoria do Porto, boletim 63, de 11.4.1962]

- Francisco de Abreu Pereira, pasta, 1239, Procº 28268, de 25.8.1691
a) Filho de Alexandre de Abreu Brandão e Dª Leonor Barbosa, moradores na quinta de padreiro, S. Maria de Tavora, comarca de Valença
b) Neto paterno Antonio Brandão Coelho, sem oficio, pois vivia a lei da nobreza e Isabel Barbosa, natural de S. Bartholomeo de Monte Redondo, tendo casado em S. Maria de Tavora
c) Neto materno de Francisco Maciel Pinto e Barbara Lobato, naturais da freguesia de Nª Sª dos Anjos, vila de Viana, sem oficio e viviam a lei da nobreza

- Manoel de Abreu Brandão, Pasta 634, Procº 14914, de 11.8.1691 e 10.9.1698
a) Filho de João de Abreu, carpinteiro, natural do lugar de redondo e de Genebra Brandão, moradores em redondo, Santa Maria de Távora, termo dos Arcos
b) Neto paterno de Francisco de Abreu e Maria Fernandes, falecidos,moradores no mesmo lugar e freguesia
c) Neto materno do capitão Gonçalo de Miranda Brandão, natural da mesma freguesia do lugar de junqueira, pessoa nobre e morador em Viana e de Philipa Fernandes, solteira, natural do lugar de casal, S. Vicente de Távora, termo dos Arcos.

Vale, Paredes do, Nª Senhora
- Antonio Fernandes, viuvo, S. Miguel o Anjo, filho de Pedro Fernandes e Isabel Nogueira, falecidos (casou em Se, Santiago, a 24.9.1638, com Leonor do Vale, filha de Antonio Rodrigues e Isabel Rodrigues, S. Maria do Vale, termo de Arcos, T. Manoel Pereira, alcaide, Dr. João da Rocha, moradores junto porta desta cidade, Padre Antonio de Araujo, vigario)
- Andre Cerqueira, Nª Sª do Vale, termo dos Arcos (casou em Geraz, S. Estevão, a 16.5.1668, com Felicita Antunes, S. Estevão, T. ‘sem indicar’, Padre ‘assina’ Pereira)
- Domingos Fernandes, barreo, filho de Afonso Fernandes e Maria Esteves (casou em Caldelas, Amares, a 18.4.1678, com Domingas João, filha de Gonçalo João e Catherina Gonçalves, Nª Sª do Vale, vila dos Arcos, T. Francisco Gonçalves, Manoel Afonso, Sebastião da Silva, Padre Antonio Barbosa de Abreu, reitor)
- João da Rocha, filho natural de João de Araujo e Catherina Afonso, Paredes do Vale, termo dos Arcos (casou em Valbom, S. Pedro, a 14.7.1678, com Maria Vaz, filha natural de Antonio Vaz e Maria Antonia, falecidos, urjal, T. Manoel Antunes, Antonio Fernandes, desta e Antonio Vaz e Alexandre Vaz, celebrou o Padre Antonio Fernandes da Lomba, Padre Gomes da Costa Taveira, abade)
- Domingos de Andrade, filho de Joseph de Andrade, solteiro, vila de Barcelos e Benta Dias, desta, falecidos (casou em Turiz, a 30.4.1728, com Luiza Cerqueira, filha de João Gonçalves e Madalena Fernandes, Vale, termo dos Arcos, T. André Jorge, Vicente, solteiro, filho de João Francisco, todos aldeia, Padre Gonçalo de Araújo, abade)

Vale, S. Pedro
- João Cerqueira, filho de Domingos Gonçalves e Maria Cerqueira, penedo, S. Pedro do Vale, termo dos Arcos (casou em Carrazedo, Amares, a 1.8.1733, com Thomazia de Araujo, filha de Manoel da Costa e Suzana de Araujo, T. João Gonçalves Campelo, Antonio da Costa, ambos desta, celebrou o Padre Manoel Vaz da Silva, coadjutor)

Vila Fonche, S. João
- Miguel Gonçalves, filho de Afonso Esteves e Margarida Gonçalves, S. João de Vila do Monte, termo dos Arcos (casou em Esqueiros, a 6.4.1669, com Domingas Gonçalves, filha de Domingos Gonçalves e Catherina Antunes, desta, T. Gaspar Borges de Azevedo, Joseph Gonçalves, ambos desta e Simão Dias, Geme, Padre Domingos João, cura)

Vilela, S. Maria
- Manoel Vieira, filho dee Francisco da Costa e Martha Vieira, S. Maria de Vilela, termo de Arcos (casou em Navarra, a 3.4.1674, com Inez Francisca, filha de Manoel Rodrigues e Maria Francisca, T. com a presença da maior parte dos fregueses na missa conventual, Padre Domingos Gonçalves, cura)


5 comentários:

Jorge disse...

Sabe algo acerca de um padre de nome Francisco da Silva Correia, talvez pároco em Vila Fonche cerca de 1875?
Grato pela ajuda
Resende jbgresende@gmail.com

Antonio Gonçalves disse...

Prezado Jorge!

De facto não tenho nada, por dois motivos:

1º Não estudo nada do arquivo de Viana, apenas faço a transferência daqueles que sendo naturais do Distrito de Viana, casam no Distrito de Braga.
2º Tenho poucos elementos do séc. XIX, pois concentro-me mais no séc XVI, XVII e XVII e XX.

Melhores cumprimentos

f disse...

Fico-lhe muito grato por me dar a conhecer o local e data do casamento de meu antepassado Leonel de Abreu Vasconcelos Sotomayor com D. Francisca Teresa de Paiva e Coimbra, que eu procurava há muito em várias freguesias sem êxito. Afinal foi na Loureira, Vila Verde! Eu descendo do casamento anterior dele com D. Luísa Maria de Sousa e Castro (de Araújo e Azevedo). Não me esquecerei de o nomear quando referir este casamento.
Cumprimentos.
Fernando de Sá Monteiro

benicio oliveira lima disse...

Estou a pesquisar o local e data de casamento de meu trisavo Antonio de Oliveira Lima com a D. Margarida Rosa de Oliveira Lima, descendentes de Fernandes Lima da cidade de Viana do Castelo. Eles foram morar no Porto e em agosto 1834 enviaram seus 03 filhos para o Brasil devido a Guerra Civil. Caso conheçam alguem da familia Oliveira Lima podem me contatar pelo beniciolima1402@gmail.com Agradeço a atençao me dispensada

MARCIA RODRIGUES disse...

Alguém, por acaso é descendente de RICARDO RODRIGUES filho de PEDRO RODRIGUES e JOAQUINA PIRES?

Enviar um comentário