domingo, 13 de novembro de 2011

Viana do Castelo, Monção


Concelho de Monção
Abedim
- António Carvalho de Macedo, filho de António Carvalho e Assumpção de Macedo, S. Jorge de Abedim (casou em Barbudo ‘Vila Verde’, a 29.4.1745, com Mariana Barbosa, sem domicilio certo, filha de Manoel Nunes e Ângela Luís, S. Vicente de Caldelas, T. Padre João Soares, costa e Padre Manoel Francisco, bouça, Padre João Francisco Lobo, coadjutor)
- Manoel Jose Vieira, 37 anos, solteiro, Paredes Secas, filho de Jose Vieira, Portela de Abedim, Monção e Costodia Maria, Amares (casou em Caires, S. Maria, a 15.1.1880, com Antonia Thereza Rodrigues Pinto, 32 anos ‘viuva de Jose Mathias da Silva, falecido em Figueiredo’, costureira, Figueiredo, filha de Miguel Pinto, Vilela e Ana Maria Rodrigues, Figueiredo, T. Domingos Jose da Silva Pala, proprietario e Manoel Antonio da Silva Pala, solteiro, alfaiate, ambos igreja, Caires, Padre Jose dos Santos Moura, abade)

Alvaredo, S. Martinho ‘Valadares’
- Pedro Vaz de Almeida, filho de Pedro Vaz Baiam e Maria Vaz, S. Martinho de Valadares (casou na capela do Senhor, Santiago da Se, Braga, em 9.7.1665, com Ursula Pereira, filha de Nicolau Rodrigues e Isabel Pereira, rua dos sapateiros ‘com licença do juiz dos casamentos, T. Pedro Martins, criado do sacristão, Antonio de Faria Calheiros, rua de maximinos, celebrou o Padre Domingos Alvares, cura)

Anhões, Santiago
- Domingos Alvares, filho de Domingos Fernandes e Catherina Afonso, falecidos, Santiago dos Anhões, termo da vila de Monção (casou em Palmeira, S. Maria, a 22.11.1654, com Francisca Mendes, filha de Antonio Gonçalves, falecido e Angela Mendes, desta, T. Domingos Francisco, rifana, João Pereira e Domingos, solteiro, irmão da contraente, Padre Domingos Lopes, vigario)
Candidato a FSO
Pretendente a familiar, homem de negócios, solteiro, natural da freguesia de Santiago de Anhões, termo da vila de Monção, arcebispado de Braga, morador nas Catas Altas, freguesia de Nossa Senhora da Conceição dos Camargos, comarca de Sabará, bispado do Rio de Janeiro, filho de Domingos Pires e de Domingas Afonso Rola, naturais e moradores na freguesia de Santiago de Anhões; neto paterno de João Pires "do Campo", e de Maria Fernandes "a Branca", naturais e moradores na freguesia de Santiago de Anhões; e materno de Domingos Afonso Borrageiro, natural da freguesia de S. Veríssimo de Luzio, termo da vila de Monção, e de Luzia Esteves Rola, natural da freguesia de Santiago de Anhões, em 1738-44

Anjos, N. Sª - Monção
- Jeronimo Manoel, viuvo, Santiago de Ronfe, termo de Guimarães, filho de Manoel Afonso e Apelonia Gonçalves, falecidos (casou em Se, Santiago, a 3.5.1635, com Inez Gomes, viuva, rua da conega, filha de João Gomes e Inez Francisca, falecidos, vila de Monção, T. meus irmãos Bento Antunes, Gonçalo Domingues de Campos, Antonio Francisco de Campos, Padre Antonio de Araujo, vigario)
- Manoel Nunes, espadeiro, porta nova, Braga, viuvo de Isabel de Abreu, filha de Gonçalo Alvares e Maria Fernandes, mesma cidade e ele filho de Gaspar Nunes e Domingas Rodrigues, vila de Monção (casou na Capela de Nª Sª da Penha, Turiz, em Turiz, a 26.9.1683, com Maria de Miranda, filha de João Domingues, falecido e Domingas João, S. Julião de Calendário, termo de Barcelos, T. Padre Domingos da Costa o novo, Soutelo, Luís de Barros, surgiao-mor, campo da vinha, S. João de Souto, Domingos de Araújo, António de Araújo, solteiro, e Joseph Gonçalves, todos desta, Padre Lourenço da Rocha de Andrade, cura)
- Luis de Sousa Lobato, filho de Cristovão de Abreu e Lourença de Sousa Lobato, Santa Maria dos Anjos (casou em Carrazedo, Amares, a 29.1.1719, com Luiza Maria de Araujo Dantas, filha de Miguel de Araujo Dantas e Maria de Carvalho, vilamoure, T. Antonio Rodrigues de Araujo, Antonio Gomes e João de Araujo de Abreu, Portela, Padre Manoel Soares, cura)
- Felix Joseph Ribeiro Machado, filho do capitão Domingos Ribeiro Geraldes, falecido e Dª Thomazia Maria Machado, vila de Monção e assistentes em S. Cosme e Damião, termo dos Arcos, com procuração seu tio Padre João Ribeiro Geraldes, reitor de Duas Igrejas, Penela (casou em Este, S. Pedro, a 24.5.1739, com Dª Thereza Maria Duarte da Silva, filha de Antonio Dias da Silva e Isabel Duarte, telhado, desta, T. Padre Domingos Duarte Ribeiro, vigario de Gualtar, Padre Pedro Fernandes, celebrou o Mestre Joseph Purificação, reitor do Convento de Vilar de Frades, Padre Braz Cadima de Oliveira, abade)
- Dionizio Moreira Caldas, filho natural de Manoel Moreira Caldas, S. Pedro de Roriz e Josepha Machado, solteira, S. João das Caldas (casou em Dume, S. Martinho, a 12.5.1743, com Isabel Thereza de Faria, filha de Domingos Leitão da Costa e Ilena de Faria, falecidos, Nª Sª dos Anjos, termo da vila de Monção, T. Faustino Ribeiro, solteiro, cabanas, Domingos Cerqueira, Francisco da Rocha, rua nova do bico, S. Victor, Padre Francisco Duarte, coadjutor)
- Jose da Silva e Sousa, 22 anos, 2ª sargento Infantaira, campo de D. Luis I, S. João de Souto, Braga, filho de Antonio Jose da Silva e Sousa e Maria Felisberta Ferreira, S. Victor (casou em Maximinos, S. Pedro, a 18.2.1905, com Elvira Marques de Oliveira, 23 anos, S. Maria dos Anjos, vila Ponte de Lima e moradora em rua direita, Maximinos, filha de Francisco Xavier Antunes de Oliveira, Souto Abade, Ponte de Lima e Maria Angelina Marques, S. João de Souto, Braga, T. Manoel Jose de Oliveira, solteiro, negociante, campo de D. Luis I, S. João de Souto, Francisco de Lima Antunes de Oliveira, casado, industrial, rua conselheiro Eduardo Vilaça, Sé, Alcina dos Anjos Gomes Moreira, solteira, rua direita, Maximinos, Padre Antão Jose de Oliveira, abade)
[Dissolvido por falecimento de Jose da Silva e Sousa, em 25.4.1965, Sé, Braga]
- Jose de Castro, 20 anos, sapateiro, penedo, Maximinos, filho de Antonio de Castro exposto na roda de Braga e Maria das Dores Ramos, Maximinos (casou em Maximinos, S. Pedro, a 27.1.1907, com Thereza Maria Saraiva, 20 anos, penedo, Maximinos, filho de Jose Saraiva, Nª Sª dos Anjos, Ponte de Lima e Luisa Maria Vaz, Maximinos, T. Guilherme Vaz, sapateiro, João Antonio de Faria, carpinteiro, casados, ambos penedo, Maximinos, Padre Antão Jose de Oliveira, abade)
[Dissolvido por falecimento de Thereza Maria Saraiva, em 13.10.1966, S. João de Souto, Braga]
- Antonio Augusto Lopes Ferreira de Azevedo, 38 anos, solteiro, capitalista, natural de Nª Sª dos Anjos, vila de Monção e morador em S. Ildefonso, Porto, filho de Jose Manoel Lopes e Maria do Patrocinio Ferreira, Nª Sª dos Anjos, Monção (casou com provisão do Sr. Arcebispo, para poder casar nesta freguesia, em Gualtar, S. Miguel, a 14.3.1908, com Dª Thereza Teixeira Marques, 17 anos ‘pais presente deram consentimento’, S. Victor, filha de Luis Teixeira Marques e Ana Joaquina Marques, S. Victor, T. Jose Montenegro e Dª Elisa Montenegro, casados, negociantes, Porto, celebrou o Padre conego Manoel de Oliveira Barbosa, prior de S. Victor, Braga)
[Por sentença do juiz da 1ª vara, Porto, de 18.2, transitado em julgado e cujo processo correu na 1ª sessão, foi decretado o divorcio a requerimento de Antonio Augusto Lopes Ferreira de Azevedo, que também usa o nome de Antonio Augusto Lopes Ferreira de Azevedo, contra sua esposa, Thereza Teixeira Marques, com fundamento nos nrs 1 e 4, artº 4º, Decreto de 3.11.1910, Braga, 10.3.1938]
- Faustina, n. 23, b. 29.5.1774, filha de Luis Fernandes de Magalhães, Ateães (filho de Domingos Fernandes e Maria de Magalhães, Ateães, termo de Prado) e de Rosa Maria Lopes, vila de Monção (filha de Gabriel Lopes e Mariana Vaz Sanches, vila de Monção), P. Bernardo Maria Queirós, escrivão da camara eclisitastica desta vila de Monção e sua mulher Faustina Maria de Sousa, T. Francisco Manoel, sacristão desta igreja e o padrinho, Padre Manoel da Costa e Silva
2) Rosa Maria, n. 31.10, b. 3.11.1775, assistentes em Valença, P. Fernando Luis Pereira, quartel mestre do regimento de infantaria desta vila e sua mulher Rosa Maria Soares, sendo procurador Manoel João da Silva, sargento do mesmo regimento de infantaria. T. o padrinho referido e o sacristão Francisco Manoel, Padre Manoel da Costa e Silva
- Francisco Jose, n. 10, b. 13.9.1774, filho de Francisco Ferreira de Araujo, furriel do regimento de infantaria na praça de Monção, natural de S. João de Coucieiro, Regalados (filho de Francisco de Araujo, S. Maria da Torre e Ursula Ferreira, S. Maria de Ferreiros, ambos de Amares) e Maria Alves, natural de S. Maria dos Anjos, Monção (filha de Luis Afonso e Isabel Alves, urgeira, S. Maria dos Anjos), P. Francisco Vaz, solteiro, filho de Manoel Vaz e Mariana, solteira, filha de Antonio Gonçalves, todos de urgeira, S. Maria dos Anjos, Monção, T. Francisco Vaz e Francisco Manoel, sacristão desta igreja, Padre Manoel da Costa e Silva
- Joaquim, n. 23, b. 26.9.1775, filho de Antonio Fernandes, natural Duas Igrejas, Albergaria (filho de Hilario Fernandes, natural Duas Igrejas e Maria Domingues, S. Martinho Rio Mau, ambos concelho de Albergaria) e Rosa Moreira, vila de Monção (filha de Jose Afonso e Quiteria Moreira, desta vila de Monção), P. Joaquim Afonso, filho do avô materno e Rosa Gonçalves, filha de Gregorio Gonçalves, urgeira, S. Maria dos Anjos, Monção, T. Padrinho e sacristão Francisco Manoel, Padre Manoel da Costa e Silva

Barroza
- Inacio da Silva, filho de Pedro Gonçalves, falecido, Barroza, Monção e Natalia da Silva, Salde, Paredes de Coura (casou em Carrazedo, Amares, a 3.11.1724, com Vitoria Taveira, filha de Antonio Gomes e Antonia Taveira, falecidos, T. Padre Carlos de Araujo e Sousa, Capela, Padre João Taveira da Cruz e Antonio Rodrigues, Padre Manoel Soares, cura)

Cambeses, S. Salvador
- João Cardoso, filho de Feliciano Jose Cardoso, falecido e Maria Thereza Rodrigues, Cambeses, S. Salvador, Monção ‘ha 14 anos, criado da casa oliveira, S. Lucrecia’ (casou em S. Lucrecia de Algeriz, Santiago, a 1.7.1849, com Ana Joaquina da Silva, filha de Jose Antonio da Silva e 2ª mulher Maria Thereza Veloso, oliveira, S. Lucrecia, T. Padre Manoel Jose dos Santos Lage, S. João Baptista de Nogueira, Viana ‘que se acha na sua quinta de regadas, João Tinoco, criado da casa oliveira, S. Lucrecia, celebrou o Padre Jose Antonio de Araujo e Sousa, natural de Coucieiro, Regalados ‘e há anos a viver em Braga’, Padre Manoel Ferreira da Cunha, reitor)
Historia
O topónimo Cambeses provirá da palavra “Camba” que poderá significar terra de proveniência dos povoadores, ou então, terá o sentido de “mó manuária, moinho de pão”. Certo é que, na doação do rei Bermudo II a Compostela (991), já figura como "villa de Cambeses". A antiga freguesia de S. Salvador de Cambeses foi constituída nos primórdios da nacionalidade. Administrativamente, depois de ter pertencido ao termo da Penha da Rainha, passou a integrar o actual concelho de Monção. Terra fértil, excelente produtora de vinho, cereais, azeite, feijão e hortaliça, em tempos não muito recuados deverá ter conhecido um considerável desenvolvimento, atestado na realização da feira aos 11 de cada mês.
A igreja paroquial é referida já nas inquirições de 1258, como não sendo do padroado real. Ponto de visita obrigatória na freguesia é o santuário de Nossa Senhora dos Milagres. A sua edificação remonta ao século XVI (entre 1595 e 1602) tendo sido fundado pelos Pereiras de Castro, da casa do Sopegal, em acção de graças por milagre recebido por um filho do morgado.

Ceivães, S. Salvador de
- Baltazar Francisco, filho de Bento Franciscoa e Vitoria da Costa, S. Lourenço de Touvedo, termo da Barca (casou na capela do Senhor, Santiago da Se, Braga, em 9.1.1646, com Isabel do Vale, filha de Domingos Afonso, falecido e Ana do Vale, Salvador de Seivães, vila de Valadares, comarca de Valença, T. conego Matias Fernandes da Costa, Francisco Luis, viuvo, alfaiate, detras da Se, Frutuozo Gomes, Padre Jacome Ferreira, vigario)

Lapela, S. Lourenço
- Francisco Loureço, filho de Carlos Lourenço e Jacinata Pereira, S. Lourenço de Lapela, Monção (casou em Soutelo, a  22.4.1748, com Thereza da Silva, filha de Antonio Lopes e Angela da Silva, desta, T. Manoel da Mota e Bento Soares, Padre Antonio de Araujo, coadjutor)

Longos Vales
- Francisco Alvares, viuvo de Suzana Domingues, barradinho, S. João Longos Vales, termo de Vila de Monção (casou em Este, S. Mamede, a 24.6.1703, com Domingas Francisca, filha de Simão Francisco e Domingas Antonia, cruzeiro, T. Padre Francisco Ferreira, campo de santa ana, licenciado Alexandre Dias Rebelo, ambos Braga, Martinho Gonçalves, assento s. simão, Antonio Francisco, caminho, Domingos Antonio, mordomo, quintela, Padre Miguel Lopes, vigario)
- Joseph Fernandes, filho de Gonçalo Fernandes e Angela Antonia, igreja, Paranhos (casou em Caldelas, Amares, a 13.8.1710, com Domingas Claudia, filha de Leonel Claudio, falecido, sargento-mor e engenheiro de obras de Sua Magestada, vila de Viana e Antonia de Ozores, solteira, S. João de Longos Vales, termo de Monção, T. João de Barros Pereira e seus filhos Jacinto e Pedro de Barros, assistentes em minha casa e Gaspar Rodrigues, ougueiro, Padre Paschoal Lyra Barbosa, reitor)

Luzio:
- Urbano Aires, viuvo de Maria da Silva, filho de Marcos Ayres e Maria Martins, Luzio, termo de vila de Monção (casou em Fiscal, Amares, a 9.12.1723, com Maria Pereira, filha de Diogo Rebelo e Isabel Pereira, Padre Francisco de Sousa, abade, T. Thome Rebelo de Barros, Besteiros, Manoel Soares, Bento Rebelo, Dionizio Alvares, Joseph Soares e Manoel Pereira)

Moreira, S. Maria
- João Moreira, filho de Theodozio da Ponte e Ana Gonçalves, S. Maria de Moreira, termo de Valença (casou em, Aguas Santas, a 13.8.1712, com Maria da Silva, filha de João Francisco fajardo e Hieronima da Silva, desta, T. Padre Mathias de Freitas e Padre Manoel Carvalho, ambos desta, celebrou o Padre João Ribeiro Geraldes, minha licença)
- Antonio Pereira, filho de Hieronimo Pereira e Isabel Gonçalves, Moreira, Monção (casou em Merelim, Sampaio, a 27.7.1720, com Ursula Correia, filha do Padre João Correia e Maria Francisca, desta, T. Manoel Gonçalves e Domingos Correia, ambos desta, celebrou o Padre João Gomes, vigario de S. Marinha de Oleiros, termo de Prado)
- Francisco Fernandes da Silva Braga, 28 anos, negociante, Sampaio de Merelim e morador na rua conselheiro Eduardo Vilaça, Sé, Braga, filho de Francisco Fernandes e Maria Thereza Gomes, Sampaio de Merelim (casou com autorização superior nesta igreja, em Maximinos, S. Pedro, a 9.6.1906, com Dª Elisa do Loreto Guimarães Nogueira, 22 anos, rua Rodrigues de Carvalho, S. João de Souto, filha de Antonio Jose Gonçalves Nogueira, Moreira, Monção e Dª Rosa da Conceição Guimarães Nogueira, S. Lazaro. T. Alfredo Ferreira Dias, capitalista, rua s. victor, S. Victor, Antonio Jose Gonçalves Nogueira, Dª Rosa da Conceição Guimarães Nogueira, ambos proprietarios, rua Rodrigues Carvalho, S. João de Souto, celebrou o Padre Jose do Egipto Vieira, abade de S. João de Souto, com autorização)

Mazedo
- Joseph Gonçalves, filho de Manoel Gonçalves e Isabel Vaz, falecidos, Mazedo, Monção (casou, em 6.7.1727, com Marinha Francisca, filha de Bento Francisco e Catherina Lopes, T. Francisco da Costa Taveira, João Rodrigues, Manoel de Saa, Padre Lourenço Antunes, vigario)
- João Gonçalves, filho de Domingos Gomes e Maria Gonçalves, fafias (casou em Sampaio de Vila Verde, a 20.12.1741, com Ana Maria Rodrigues, filha de Francisco Rodrigues e Esperança da Ponte, S. Mazedo, termo de Monção, T. Bernardo Rodrigues, solteiro, irmão da noiva, Padre Manoel de Araújo, desta, celebrou o Padre Domingos de Araújo)

Monção, vila
- Martinho de Aguiar, filho de Domingos de Aguiar e Antonia da Ponte, moradores na rua do poço da sé, Cividade (casou em Cividade, Santiago, a 26.10.1628, com Maria Soares de Lira, natural da vila de Monção, filha do licenciado Antonio Soares, notário apostólico e Catherina Costa de Lira ‘ora moradora na rua de s. Antonio, Cividade, T. Padre conego Manoel Soares de Castilho, Padre Francisco de Lemos, licenciado Pedro Ferreira, Padre Pedro Lopes Falcão, abade)

Merufe
- João Afonso, viuvo, S. Pedro de Merufe, Monção (casou em Pica, S. Cristóvão, a 2.9.1719, com Sabina Francisca, filha de Manoel Rodrigues e Ana Francisca, monte, T. Antonio de Araujo e Antonio de Castro, carreira, Padre Antonio Gonçalves da Mota, todos desta, Padre João Domingues, vigario)
- Sebastião Gonçalves, 38 anos, solteiro, tendeiro ambulante, natural de Pias, Monção e morador em falcão, Maximinos, filho natural de Maria Rosa exposta, jornaleira, Merufe, Monção (casou em Maximinos, S. Pedro, a 19.7.1900, com Maria Rosa Ferreira, 30 anos, solteira, tendeira ambulante, natural de Cavalões, Famalicão e moradora em falcão, Maximinos, filha de Manoel Ferreira, carpinteiro e Josefa Rosa, Cavalões ‘Nesta cerimonia legitimaram como verdadeiros filhos: Rosa, n. S. Marinha de Arcozelo, Ponte de Lima, 14.2.1892 e b. 2.3.1892, como filho natural de Maria Rosa Ferreira; Antonio, n. 20.2 e b. 21.3.1900, como filho ilegitimo de Sebastião Gonçalves e Maria Rosa Ferreira, que vivem na sua companhia’, T. Antonio Martins, viuvo, servo desta igreja, rua direita, Jose Xavier, casado, ferreiro, corrente, ambos Maximinos, Padre João Baptista Rodrigues, cura)

Paderne, S. Miguel
- Pedro Dias, filho de Miguel António, falecido e Maria Dias (casou em Câmara de Moure, a 14.5.1665, com Domingas Gomes, filha de Gaspar Gomes, S. Miguel de Paderme e Maria Ribeira, franqueira?, T. Gabriel da Costa, Domingos Borges e António Gonçalves, Padre Domingos Lopes de Passos, vigário)

Pias, Santiago
- Manoel Alvaro Pereira e Castro, filho de Manoel Pereira e Castro e Dª Maria Madalena de Lanhos e Andrade, Santiago de Pias, termo de Monção (casou em Ferreiros, S. Martinho, P. Lanhoso, a 22.1.1731, com Dª Luiza de Paiva Leite Magalhães, filha de Luis de Paiva Brandão e Dª Prudencia de Magalhães Machado, T. Andre Machado Magalhães, João de Matos Vieira, Joseph de Araujo e Silva e Antonio Veloso, todos moradores desta, Padre Pedro da Silva e Magalhães, vigario)
- Sebastião Gonçalves, 38 anos, solteiro, tendeiro ambulante, natural de Pias, Monção e morador em falcão, Maximinos, filho natural de Maria Rosa exposta, jornaleira, Merufe, Monção (casou em Maximinos, S. Pedro, a 19.7.1900, com Maria Rosa Ferreira, 30 anos, solteira, tendeira ambulante, natural de Cavalões, Famalicão e moradora em falcão, Maximinos, filha de Manoel Ferreira, carpinteiro e Josefa Rosa, Cavalões ‘Nesta cerimonia legitimaram como verdadeiros filhos: Rosa, n. S. Marinha de Arcozelo, Ponte de Lima, 14.2.1892 e b. 2.3.1892, como filho natural de Maria Rosa Ferreira; Antonio, n. 20.2 e b. 21.3.1900, como filho ilegitimo de Sebastião Gonçalves e Maria Rosa Ferreira, que vivem na sua companhia’, T. Antonio Martins, viuvo, servo desta igreja, rua direita, Jose Xavier, casado, ferreiro, corrente, ambos Maximinos, Padre João Baptista Rodrigues, cura)

Riba de Mouro, S. Pedro
- João Pereira, filho de Alvaro Pereira e Domingas Fernandes, S. Pedro de Riba Mouro (casou em Palmeira, S. Maria, a 15.9.1631, com Inez Gomes, filha de Francisco Alvares e Constança Pereira, S. Pedro de Febre de Negram, bispado de Tuy, Galiza, T. Miguel da Silva, assento, Pedro Gonçalves, rifana, Ana Alvares, mulher de Pedro Correia, Catherina Gonçalves, a cazeira, Maria Alvares, minha ama, Padre Gonçalo Martins, vigario)
- Jose Carvalho, filho de Pedro Carvalho e Maria da Silva, burgo (casou em Geraz, S. Estevão, a 21.12.1739, com Rosa Maria Antunes, filha de Filipe Antunes de Carvalho, trastola, S. Estevão e Paula Pereira, s. pedro, Santiago de Lanhoso, natural de Mouro, Valadares, T. Antonio de Araujo, rego, Padre Antonio Vieira, berredo, ambos S. Estevão, Padre Pedro Coelho, cura)
Resenha historica
A freguesia de Riba de Mouro, localizada na vertente da Serra da Peneda, dista cerca de vinte quilómetros da sede do concelho.Tem limites com Badim, Podame e Tangil, Sistelo (Arcos de Valdevez) e Gave, Cousso e Parada do Monte (as três de Melgaço). Com uma área de 1 394 hectares, compreende os seguintes lugares: Aldeia, Bouçó, Carvalho, Cavenca, Cordeiros, Corga, Costa, Cotaros, Cruz Nova, Cruzeiro, Freixo, Fundegos, Gateira, Lijo, Linhares, Pereiro, Portela, Quartas, Ribeiro, Rua, S. Miguel e Vale de Poldros. Terra com serra, de campos semeados de milho, centeio e cultivo de vinho, chamou-se, ao longo dos tempos, Mou, S. Pedro de Mou ou S. Pedro de Riba de Mouro e foi ponto de passagem procurado por várias civilizações.
Em 1258, é citada como uma das igrejas pertencentes ao bispado de Tui e denominava-se então São Pedro de “Maur”. Admite-se que Riba de Mouro tenha sido fundada como freguesia entre os séculos IX e XII, pelos monges do mosteiro de Paderne. Na verdade, a carta de couto dada por D. Afonso Henriques àquele mosteiro referencia e engloba já alguns dos lugares de Rio de Mouro, que foi também couto e solar dos Quintelas, fidalgos que floresceram na época do rei D. Dinis.
Há quem faça constar que houve no seu território, no lugar da Cividade, um castelo medieval que primitivamente encabeçaria as terras desta região. Segundo Américo Costa, foi reitoria com prestimónio da Ordem de Cristo e, depois, da Casa do Infantado e da sua apresentação.
Fez parte do concelho de Valadares, passando para o de Monção em 24 de Outubro de 1855, com o grande empenho do ilustre monçanense Frederico Guilherme da Silva Pereira, prestigiado magistrado, legislador e governante.
Parte integrante do vale do Mouro, o rio desce-lhe pelo meio em corredeiras, num leito pedregoso e sinuoso com apreciável caudal de água.

Troviscoso, S. Mamede
- Gaspar Teixeira da Rocha, filho de Martha da Rocha, natural S. Mamede de Troviscoso, termo de Monção e Josepha Fernandes, natural S. Maria Tolanis, termo de Guimarães (casou em Parada de Bouro, Vieira do Minho, a 13.4.1678, com Maria Antunes, filha de Gervazio Antunes, falecido e Ana Gonçalves, alvaredo, T. Sebastião de Carvalho, Geraldo Antunes, loural e Paulo da Rocha, Padre Bento Gonçalves, cura)
- Caetano Fernandes, filho de Manoel Fernandes e Madalena da Ponte, desta (casou em Merelim, S. Pedro, a 3.7.1734, com Isabel da Silva, filha de Manoel da Silva e Ana Fernandes, falecida, natural de Troviscoso, termo de Monção e assistentes quinta concieiro, T. Padre Antonio Jacinto da Costa Homem, S. Pedro de Alvito, Barcelos, Antonio, filho de Sebastião Francisco, Domingos Dias, ambos desta e Verissimo Fernandes, S. Vicente do Bico, couto de Rendufe, Padre Antonio Machado Soares, vigario)

Tangil, S. Salvador:
- Maximiano da Costa, filho de Francisco Fernandes e Isabel Fernandes, falecidos, Salvador de Tangil (casou em Se, Santiago, a 4.4.1634, com Maria da Costa, filha de Domingos Rodrigues e Luzia Afonso, Salvador de Mouroinhão, couto de Valadares ‘a mando do juiz dos casamentos’, T. Manoel Alvares, criado do conego Matias Fernandes da Costa, o mesmo conego, Afonso Marques, campo de S. Sebastião, Padre Pedro Fernandes, tio do contraente, Padre Antonio de Araujo, vigario)
- Antonio Vieira, filho de João Vieira e Isabel Fernandes, falecida, rua de infias, S. Victor, Braga (casou em, S. Lucrecia de Algeriz, a 5.6.1720, com Maria da Silva, filha de João Esteves, S. Marinha e Ana Gonçalves, falecidos, S. S. Tangil, Valadares, comarca Valença e ambos assistentes nesta, T. Francisco de Matos Vieira, João de Matos, Manoel Pereira, Francisco de Matos, Hieronimo, solteiro, filho de Pedro Fernandes, aldeia, Padre Domingos de Sousa, vigario)
Resenha historica:
Testemunhos desta velha terra de fidalgos, mantem-se brasonadas as casas de Ladreda e do Pedral, A primeira é um antigo solar minhoto com torre de menagem. Era o solar do capitão-mor. O escudo esquartelado contém, no primeiro quartel as armas dos Sousas, no segundo, as dos Lobatos, no terceiro, as dos Figueiroas e no quarto, as dos Soares.
A segunda, um solar do séc. XVIII, ostenta como brasão um  escudo esquartelado com o leão dos Silvas, no primeiro quartel, as ramas dos Lobatos, no segundo, aspa carregada de cinco bizontes dos Araujos, no terceiro e as armas dos Bacelares e ainda o elmo de aço aberto e por timbre o leão das armas, no quarto.

1) – João Luis Afonso, Pasta 1187, Procº 26856, de 16.11.1844, nascido a 19.11.1823, Padrinho Padre Luis Xavier d’Antas Coelho, reitor e sua prima Dª Ana Delfina Rosa Pereira, Padre Joseph Antonio Magalhães Leite de Vasconcelos?, faleceu em 11.12.1898
Remete para:
Manoel Alvares, tio materno – Proº 11083
[Antonio Jose Alvares, tio materno – Procº 12182, irmão do anterior]
João Luis Afonso, tio paterno – s/indicar nº Procº
[Antonio Luis Alvares Caldas, Procº 12123, filho de uma irmã pai]
a) Filho de Antonio Afonso e Josepha Maria Alvares, Modelos, S. Salvador de Tangil
b) Neto paterno de João Afonso e Maria Vieites, aldeia, S. Pedro de Riba de Mouro
c) Neto materno de João Alvares e Maria Rodrigues, Modelos, Salvador de Tangil
Testemunhas:
- Caetano Manoel Gonçalves Vieira, estudante, natural de S. Miguel de Messegães, 17 anos
- Manoel Antonio Rodrigues, estudante, S. Salvador de Tangil, 22 anos
- Manoel Joaquim Esteves, estudante, S. Salvador de Tangil, 23
[Todos fazem referência e conhecimento aos tios do justificante ‘estão a sublinhado’]
[Este processo tem assinatura do Arcebispo D. Pedro Paulo de Figueiredo da Cunha e Mello, feito nas salas do paço, sendo o Padre João de Mello Palhares, escrivão desta Inquirição de Genere]
Primo:

2) António Luis Alvares ‘Caldas’, Pasta 540, Procº 12123, de 24.7.1820, nascido a 22, baptizado a 26.4.1803, Padrinhos Antonio Afonso e Maria Ventura Marques, souto, estudou no Seminario de S. Pedro, Braga
a) Filho de Bento Joseph Alvares e Maria Luisa Afonso, S. Pedro de Riba de Mouro
b) Neto paterno de Marcos Alvares, pedreiro, natural de S. Eulalia de Caldelas, Galiza ‘e familiar do abade’, onde casaram por não ser desejado em Portugal, com Luiza de Caldas ‘que tinha um irmão Padre Joseph de Caldas’
c) Neto materno de João Afonso e Maria Vieites, todos de S. Pedro de Riba de Mouro

4) – Manoel Alvares, Pasta 505, Procº 11083, de 17.3.1807, nascido a 6 e baptizado a 12 de Dezembro de 1786
a) Filho de João Alvares e Maria Rodrigues, Modelos
b) Neto paterno de João Alvares (filho de Estevão Alvares e Maria Rodrigues) e Garcia Alvares (filha de Pedro Alvares e Ana Domingues), casados em 28.10.1744 (João Alvares, tinha um irmão Padre e um filho igualmente clerigo)
c) Neto materno de Manoel Rodrigues (filho de Pedro Rodrigues e Maria Domingues) e Benta Esteves (filha de Pedro Esteves ‘filho de Afonso Esteves e Domingas Domingues’ e Joana Domingues), casados em 9.9.1754

5) – Manoel Luis Afonso, Pasta 520, Procº 11492, de 30.8.1910
a) Filho de João Manoel Afonso, 29 anos, negociante e proprietario e Rosa Maria Rodrigues, 28 anos, proprietaria, coto lombel, casaram em 8.10.1888, com dispensa por serem parentes em 2º de afinidade
b) Neto paterno de Francisco Antonio Afonso e Maria Joseph Gonçalves, Santa Marinha
c) Neto materno de Joseph Joaquim Rodrigues e Maria Thereza Esteves, S. Salvador de Tangil

6) – Augusto Cesar de Lima Monteiro, Pasta 579, Procº 13572, de 17.6.1904, nascido em 25 e baptizado a 28.3.1883, Tangil, Monção, P. Luis Antonio Gonçalves, solteiro, bistio, Cotinho e Maria Jose Gonçalves, Fornelos
a) Filho de Lino Luis de Lima Monteiro, 25 anos, Vilar e Carolina Rosa Gonçalves, 22 anos, Cotinho, casaram em 9.4.1882, e residiam em Cotinho
b) Neto paterno de Joseph Narciso Lima Monteiro e Maria das Dores Teixeira
c) Neto materno de Joseph Luis Gonçalves e Maria Joaquina Gonçalves de Castro, Tangil

7) – Francisco Gonçalves de Castro, Pasta 1361, Procº 30788, de 15.11.1872
a) Filho de Joseph Luis Gonçalves de Castro e Maria Luiza Afonso, Tangil
b) Neto paterno de Manoel Joseph Gonçalves e Maria Joseph Gonçalves de Castro, Barreira
c) Neto materno de Francisco Joseph Afonso Pereira e Maria Josepha Martins, todos de Santa Marinha de Tangil

Valadares, S. Eulalia
- Costodio Gonçalves, filho de Domingos Gonçalves e Joana Francisca, sima vila (casou em Atães, Vila Verde, a 30.5.1743, com Ana Francisca, filha natural de Padre Domingos Francisco, desta e Domingas Rodrigues, S. Eulália de Valadares, termo de Monção, T. Padre Miguel Francisco Ferreira, Padre Francisco Antunes da Rocha, Padre Francisco da Rocha Antunes e Padre Francisco Antunes Ferreira, Padre Agostinho de Araújo Alvares, vigário)

- Diogo Antonio de Barbeito e Padrão, pasta 1493, Procº 33587, de 4.11.1730, natural Valadares, S. Eulalia, Monção, n. 2 e b. 4.3.1706, P. Manoel Machado de Araujo, governador castelo Castro Laboreiro e sua mulher Francisca Juliana
a) Filho de Estevão de Barbeiro e Padrão e Thereza Pereira de Castro ou Thereza de Castro e Sarmento de Guimarães
b) Neto paterno de Estevão de Barbeito, Messegães, S. Miguel e Luiza de Sousa, natural Ceivães, quinta do hospital ‘gente nobre e moradores em Valadares, S. Eulalia, onde casaram’
c) Neto materno de D. Gregorio de Castro, capitão e Dª Micaela Soares de Puga, Salvaterra, S. Lourenzo, Tuy, Galiza, falecidos

- Jose Joaquim de Mendonça Machado ‘de Araujo’, Fidalgo Cavaleiro da Casa Real, Pasta 1065, Procº 23568, de 29.5.1784, n. 27 e b. 29.8.1774, S. Eulalia de Valadares, P. Manoel Machado de Araujo, Governador de Castro Laboreiro, avô paterno, por procuração que fez a seu filho Padre João Carlos Machado de Araujo, abade de Santa Maria de Alvora, Arcos de Valdevez
a) Filho de Bento Manoel Machado de Araujo, Fidalgo da Casa Real e capitão-mor de Valadares ‘n. 1.2.1740, Valadares’ e Maria Antonia Vitoria Mendonça Figueira e Azevedo, moradores quinta da Amiosa, Valadares, Monção.
b) Neto paterno de Manoel Machado de Araujo, Cavaleiro Professo da Ordem de Cristo, natural da Calheta, Ilha da Madeira [filho de João Barbeitos Padrão, Valadares, que for a casar a Ilha da Madeira, com Luiza Homem Del Rey, natural da Ilha da Madeira] e Maria Manoela Machado de Araujo, natural de Valadares [filha de Manoel Machado de Araujo, que foi Governador de Castro Laboreiro e Maria de Araujo, natural de S. Martinho de Alvaredo, Monção].
c) Neto materno de Francisco Jose de Mendonça Figueira e Azevedo, Fidalgo da Casa Real [filho de Luis Ferreira de Mendonça e Azevedo e de Ventura Clara de Sottomayor Cardozo, moradores Nª Sª da Conceição de Vila do Castelo, bispado de Lamego] e Francisca Micaela de Castro Menezes Teixeira, natural S. Cosmado, bispado Lamego [filha de Luis Cardozo de Menezes e Sousa, natural S. Cosmado e Helena Teixeira de Castro, natural de Vila Real]
Testemunhas: dizem
[O justificante é sobrinho paterno do Padre Pedro Jose Machado de Araujo, conego ‘n. 5.1.1743, Valadares’ e sobrinho materno do Padre Francisco de Mendonça Figueira Azevedo, Arcediago de Braga]
[O Justificante tem um tio paterno, Francisco Xavier Machado de Araujo ‘n. 26.7.1741, Valadares’, este justamente com Bento Manoel Machado de Araujo, Pedro Jose Machado de Araujo e João Carlos Machado de Araujo ‘n. 10.6.1744, Valadares’, todos irmãos inteiros, estão descritos na Inquirição nº 23163, de 18.3.1761]

- Luis Antonio Machado de Araujo, Pasta 260, Procº 5882, de 13.6.1712, S. Eulalia de Valadares, Monção, b. 25.4.1686, Valadres
a) Filho de Andre de Almeida Machado, S. Pedro de Ferreiros de Tendais, Cinfães, Lamego [foi soldado na praça de Almeida, donde viera para Castro Laboreiro, onde casou, sendo celebrante o seu irmão, Padre Gaspar de Almeida, reitor de Castro de Laboreiro] e Maria de Barbeito Padrão, S. Miguel de Messegães, Monção, moradores Valadares, Monção
b) Neto paterno de Gaspar Machado [Depois de enviuvar de Margarida Amaral, casou 2ª vez com Maria Dias, de quem também ficou viuvo. Um seu antepassado, Escudeiro Cavaleiro do Duque de Bragança, D. Theodozio, foi chamado ‘olho de gato’, porque ‘no seu sinal formava uma cruz com 4 olhos nos vãos’] e Margarida do Amaral, quinta do Vale do Outeiro, Ferreiros de Tendais ‘pessoas vivendo na lei da nobreza’
c) Neto materno de Pedro de Barbeito Padrão [filho de João Lopes Vilarinho, foi escrivão dos orfãos na vila de Valadares] e Maria Alvares de Araujo, Messegães, Monção ‘pessoas que viviam a lei da nobreza’
Testemunhas: dizem
[O justificante tem um irmão, Manoel Machado, como governador da vila e castelo de Castro Laboreiro]

- Manoel Machado de Araujo, Pasta 635, Procº 14924, de 28.10.1691, natural Valadares, S. Eulalia, Monção
a) Filho de Andre de Almeida Machado, Ferreiros de Tendais, bispado Lamego e Maria de Barbeito Padrão [viuva de Antonio de Castro o barzebu, de alcunha], quinta da raposeira, Messegães, S. Miguel, Monção, moradores Valadares, Monção
b) Neto paterno de Gaspar de Machado [filho de Domingas Dias Machado, solteira ‘tendo ouros filhos um deles reitor de Castro Laboreiro’ sendo pay Gaspar Pires o maricoto, juiz dos orfãos do concelho de Tendais, natural e morador em Tendais, S. Cristina ‘casado 2ª vez com Maria Dias, sem geração’] e Margarida de Amaral, Ferreiros de Tendais, Lamego [filha de Cristovão de Almeida e Hilaria de Amaral, Ferreiros de Tendais]
[Gaspar de Machado, depois de ficar viuvo de Margarida de Amaral, casou 2ª vez com Maria Dias]
c) Neto materno de Pedro de Barbeito Padrão, Messegães, S. Miguel ‘irmão de Maria de Barbeito Padrão, viuva do sargento-mor de Valadares, do Padre João Lopes Vilarinho, abade de Rossas, S. Marinha, Manoel de Barbeito, governador de vila e castelo de Castro Laboreiro e de Estevão de Barbeito [filhos de João Lopes Vilarinho e Beatriz Alves de Barbeito] e Maria Alvares de Araujo, Paços, S. Maria e moradores Messegães ‘pessoas nobres que viviam a lei da nobreza’

Entraram no senhorio de Valladares os Abreus, sendo o 1º, Vasco Gomes de Abreu, senhor da casa, torre e couto de Abreu, em Merufe, alcaide-mór de Lapella, Melgaço e Castro Laboreiro, em tempo de D. Pedro I e de seu filho D. Fernando I. Nas guerras que houve entre Portugal e Castella (por causa das pretenções de D. João I de Castella, com fundamento de ter casado com D. Beatriz, filha de D. Leonor Telles de Menezes) este Abreu, não quiz entregar ao nosso D. João I, em 1385, o castello de Melgaço, onde se achava, pelo que o rei portuguez lhe tirou o senhorio de Valladares e outros.
(Vasco Gomes de Abreu, era parente de D. Aldonça de Vasconcellos, mãe da rainha D. Leonor Telles de Menezes, e, por isso seu partidário)
Na freguesia de Merufe ha uma torre (que foi coutada) com uma aldeia chamada Pica de Abreu (Pinheiro de Abreu) solar dos Abreus, dos quais e desta torre já se acham noticias no tempo do conde D. Henrique.
Era então senhor da Pica, Gonçalo Rodrigues de Abreu, que foi vassalo, e companheiro do conde nas suas batalhas, e de seu filho, Lourenço de Abreu, senhor do mesmo couto, que se achou com D. Afonso Henriques na batalha de Arcos de Vez, em 1129.
Foi este Lourenço de Abreu, que por ordem de D. Afonso Henriques, construiu o castelo e torre de Lapella, contra os gallegos.
Este couto foi do marquez de Tenorio, e cada morador lhe pagava, um alqueire de cevada. (veio à casa de Tenorio, por aquele marquez ser neto de D. Maria de Abreu de Noronha, condessa de Crescente)
A alcaidaria- de Lapella, andou na casa dos Abreus de Merufe, até que a venderam ao Marquez de Vila Real, que a perdeu, com a vida, em 1641, por traidor à patria.
Entre as muitas e grandes quintas que os Abreus tiveram nesta ribeira, tinham tambem foros em Villa-Bôa e Valladares, com titulo de direitos reaes.
De Lourenço de Abreu, foi filho e herdeiro, Gonçalo Rodrigues de Abreu, rico-homem de D. Sancho I e de D. Afonso II, e se achou na tomada de Elvas, em 1225.
Dos Abreus de Meruffe procedem os Abreus da Torre da Grade (ver tópico Abreus da Grade), os da casa de Anquião em Fornellos, de Ponte do Lima, os de Atães de
Moure, os do Sol, os morgados da Tábua, os de Villar junto a Viseu, os da quinta de Cousinguem, os dos Arcos, os da Barca, os de Candoso e muitas outras familias nobres. Na India foram senhores de Fenapôr.
A casa dos Abreus Lima, ramo dos que foram alcaides-mor de Lapella e senhores de Regalados, é a actual do Ameal.
Os Abreus da casa de Anquião procede de D. Rodrigo de Mello Lima, senhor comendatário de Refojos de Lima, filho segundo de D. Leonel de Lima, 1º Visconde de Vila Nova de Cerveira.
D. Rodrigo deu a casa de Anquião a sua filha, D. Joanna de Mello, que casou com João Gomes de Abreu, filho segundo de Leonel de Abreu, senhor de Regalados.


1 comentário:

Unknown disse...

Ola,son descendente dos Abreu de Vigo e na liña directa cheguei ata un Juan de Abreu nacido en 1692 fillo de Santiago de Abreu e Maria Pérez . En 1631 aparece un xuiz na vila de Bouzas (Vigo) nomeado polo cabildo de Tui chamado Francisco de Abreu de Suñiga.Queria saber si tedes algunha referencia da linhagen en Portugal.Gracias.O meu correio é lmtabreu@gmail.com.

Enviar um comentário